ícone face twitter instagram

Descubra a agenda da semana da sua rádio pública do Recife

17.09.18 - 17H15
Batuqueiros do silencio

A programação da semana da Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife, está pra lá de diversificada. Tem uma variedade de entrevistas, serviços, músicas e informações para quem quer conhecer diferentes cenas do Recife, de Pernambuco e do Brasil.

Na segunda (17), quarta (19) e sexta (21), pode-se acompanhar os dois interprogramas aprovados do edital universitário. Primeiro, às 8h, nas entrevistas do Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte, são abordadas questões sobre o respeito, a empatia e a convivência em sociedade. Logo depois, às 10h, o Rádio na Real traz dados explicando o que é o feminicídio, suas causas e implicações, além de entrevistar a secretária executiva da Mulher do Recife, Inamara Melo. 

Nesta terça-feira (18), às 14h, no Salada Pop, Nice Lima entrevistará o coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Roderick Jordão, sobre os principais eixos de ação do grupo, o fomento ao uso de bicicletas e a democratização das vias públicas da cidade. O quadro Mulher na Caneca traz, na quarta-feira (19), às 14h, o debate sobre feminismo e agroecologia. A conversa gira em torno da importância das mulheres - principalmente as negras - na construção da agroecologia. Já na sexta (21), o programa convida o curador da exposição ‘Centro: O design do dia a dia’, Arthur Braga, para contar como surgiu a mostra, que apresenta um apanhado de artefatos e imagens que compõem o cotidiano da região central do Recife. 

No Revista Difusora, na terça-feira (18), às 18h, o programa terá como convidados Victor Luiz, Paula Bujes e Nilson Lopes, participantes do projeto ‘MUCAMBO: Música Contemporânea para Quarteto de Cordas’, que tem como proposta apresentar uma geração contemporânea de compositores pernambucanos e também de incentivar a presença de mulheres no campo da composição erudita. Na sexta (24), Patrick Torquato recebe o músico, compositor e arranjador Maestro Forró e, também, Mazo Melo, vocalista da banda pernambucana Seu Rodolpho.

Todos os dias de semana, às 20h, um dos programas produzidos pela sociedade civil, e selecionado através de edital, vai ao ar na 101.5 FM. Na segunda (17), o Toca o Terror, com o trio Jamerson de Lima, Osvaldo Neto e André Pinto, comenta sobre o uso do artifício da possessão nos filmes e citam o O Exorcista, referência no tema.

Na terça-feira (18), o Brasil de Fato conversa com a bailarina pernambucana, Tâmara Dornelas, que atualmente reside na Áustria, sobre o balé e sua popularização no Brasil. Entrevista também o gestor cultural, João Brandt, a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no início deste mês. Já na quarta-feira (19), para tratar do tema "artesão da cidade", o Bate Antena reuniu as histórias e experiências de Neli Ortega, pesquisadora USP e estudiosa da pedagogia Waldorf, e de Agemiro Alves, também conhecido como Família, que faz e vende artesanato na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, no Recife.

Na quinta-feira (20), Camila Ataíde e Zeca Viana apresentam mais uma edição do Recife Lo-fi e abrem o programa com música da cantautora pernambucana Carina Mayara, além de trazer uma entrevista com o multinstrumentista Lucas Torres, realizada durante o Festival Íntimos. Já no Músicas de Sexta, o programa reúne artistas e atrações que estão circulando em festivais de música independente que irão acontecer em todo o Brasil no segundo semestre de 2018.

Na manhãzinha do sábado (22), às 7h30, vai ao ar na Frei Caneca FM o Viola Caipira que apresenta, essa semana, Tião Carreiro e Pardinho, ícones que marcaram a música caipira. Gerações de cantadores se inspiraram com as canções da dupla, aprendendo sobre o mundo rural e a cosmovisão, a visão de mundo caipira. 

Chegado o final de semana, com ele vem também a programação infantil da rádio pública do Recife. A partir das 8h, do mesmo dia, no Rádio Matraquinha, as crianças vão participar de um programa que fala sobre o lazer, a diversão e os desafios dos esportes. Às 8h45, o Palavras no Ar traz uma história sobre enxergar o que é invisível aos olhos. Quem conta a história para a criançada é Giba Pedroza. Já às 9h15, no Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, Ilana Ventura comanda mais uma edição do infantil e traz o tema Meio Ambiente, que perpassa por dois marcos: dia 21 de setembro, quando comemora-se o Dia da Árvore e o início da primavera no dia 22 de setembro. Traz ainda contação da história “A dona Árvore”.

No domingo (23), às 9h, o Samba de Latada conversa com o cantador sertanejo Paulo Matricó, de Tabira, que conta sobre o início de sua carreira com o Grupo Matricó, e também sobre a Ópera Cordelista. No Batucada, às 10h, Iara Lima entrevista o pernambucano João Paulo Albertim e faz uma homenagem ao ritmo samba rock. Para acompanhar seu almoço de domingo, às 12h, o Frevo do Mundo bate um papo com o músico Silvério Pessoa, que teve o seu carnaval da infância, na Zona da Mata, povoado pelos maracatus, cocos, cirandas e brincadeiras de engenho, e conta como começou o diálogo com o frevo em sua carreira.

Confira abaixo nossa grade de programação:

Segunda
8h - Interprograma Ganhando Asas nas Ondas do Rádio
10h - Interprograma Rádio na Real
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Toca o Terror

Terça
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco

Quarta
8h - Interprograma Rádio na Real (reprise)
10h - Interprograma Ganhando Asas nas Ondas do Rádio (reprise)
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Bate Antena

Quinta
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Recife Lo-Fi

Sexta
8h - Interprograma Rádio na Real (reprise)
10h - Interprograma Ganhando Asas nas Ondas do Rádio (reprise)
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Músicas de Sexta

Sábado
7h30 - Viola Caipira
8h - Matraquinha
8h45 - Palavras no Ar
9h15 - Brincando e cantando nas ondas do rádio
10h - Samba de Latada (reprise)
12h25 - Frevo do Mundo (reprise)
13h25 - Toca o Terror (reprise)
14h25 - Brasil de Fato (reprise)
15h25 - Bate Antena (reprise)
16h25 - Recife Lo-Fi (reprise)
17h25 - Músicas de Sexta (reprise)

Domingo
7h30 - Viola Caipira (reprise)
9h - Samba de Latada
10h - Batucada
12h - Frevo no Mundo
14h - Matraquinha (reprise)
14h45 - Palavras no Ar (reprise)
15h15 - Brincando e cantando nas ondas do rádio (reprise)


Compartilhe