ícone face twitter instagram

Confira os destaques da semana na rádio pública do Recife

09.01.19 - 17H40
Frei Caneca

Sob o comando de Luizy Silva, de segunda a sexta-feira, às 14h, o Salada POP traz entrevistas sobre cidadania, direitos humanos, além de muita música. Na quinta-feira (10), Viviane Santiago, do Plan Internacional, conversa sobre porque precisamos cada vez mais falar sobre masculinidade e suas fragilidades. Na sexta-feira (11), a Diretora do Museu da Cidade do Recife, Betânia Correia, fala sobre a homenagem feita a Frei Caneca sob um olhar histórico-cultural de quem foi este personagem tão importante para Pernambuco. 

A Revista Difusora traz muita música de Pernambuco, do Brasil e do mundo, além de entrevistas relacionadas à cultura. Na quinta-feira (10), as entrevistas são com Josildo Sá, que fala sobre o Lançamento do CD e DVD Samba de Latada e também com Gilberto Freyre Neto com dicas e explicações sobre o Edital de Microprojetos Culturais da FUNDARPE. Na sexta-feira (11), ao vivo e em primeira mão para rádio pública do Recife, Cláudio Rabeca lança seu novo disco, conversa sobre as novidades e sobre seu processo criativo. Patrick Torquato recebe também Katarine Araújo e Ane Montarroyos, duas dos 23 autores do livro No Entanto - Dissonâncias, com lançamento marcado no Recife para a própria sexta-feira. 

Na nossa faixa das 20h, na quarta-feira (09), temos o Bate Antena que conta a história do Quilombo Urbano, Portão do Gelo, único reconhecido em Pernambuco numa entrevista com Pai Ivo de Xambá o líder da comunidade. 

Já na quinta-feira (10), no primeiro programa Recife Lo-Fi de 2019, Zeca Viana apresenta uma seleção com vários artistas independentes da música pernambucana como Ela e o Bando, Vertin Moura, Dani Carmesim, Negro Bento, Joana Knobbe, Ilíada 1, Mocamas e Sob-efeito Q66. No bloco Achados & Perdidos um garimpo com faixas obscuras da música brasileira com Leno, Wanderleia e Hermeto Paschoal. Chamando o início do final de semana, vai ao ar o Músicas de Sexta com Guilherme Gatis e Sarah Falcão.

No Viola Caipira, deste sábado (12), as 7h30, o tema tem ligação com a coragem e o enfrentamento no mundo arcaico dos caipiras. Entre eles há uma autoridade que deve ser reclamada no toque de viola e, muitas vezes, pela própria força. Na sequência, às 8h, vai ao ar o Rádio Matraquinha. Logo após, às 8h45, no Palavras no Ar, Márcia Cruz acompanhada de Davi e João Paulo, do projeto Rádio na Escola, desenvolvido nas escolas municipais do Recife, entrevistam o cantor, compositor e autor das trilhas do programa "Palavras no Ar", Henrique Macedo. A história vem direto do Alasca, com o conto "A alma e o coração da baleia". Às 9h15, o você acompanha o Cantando e Brincando.

Às 11h, tem Mulher na Caneca trazendo entrevistas, debates, músicas e análise das principais notícias sob uma perspectiva feminista. Já na faixa das 18h, o Lab 101 traz os trabalhos de estudantes dos cursos de comunicação. 

No domingo (13), às 9h, você fica com o programa Samba de Latada. Às 10h, no Batucada, Iara Lima traz uma seleta musical variada. A homenagem do dia é para o cantor Jorge Aragão. Entre as músicas desta edição a gente curte Art Popular, Alcione, Elza Soares e o samba autoral pernambucano com Gigante do Samba e Galeria do Ritmo. Às 12h, você fica com o Frevo no Mundo.