ícone face twitter instagram

Casamento Homoafetivo é pauta no Calor da Rua

06.10.23 - 07H16
Casamento Homoafetivo é pauta no Calor da Rua

(Foto: Alexander Spatari/Getty Images)

Por Beatriz Guglielmelli

Recentemente, os debates a respeito da proibição do casamento homoafetivo reacenderam.  Na quarta-feira da semana passada (27), as atenções estavam todas voltadas para uma comissão da Câmara dos Deputados, pois em um dos plenários da Casa seria votado um projeto de lei pautado por representantes da extrema direita para vetar o casamento civil homoafetivo, direito já consagrado por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal em 2011.

Após pressão dos presentes e mais de sete horas de debates, o relator do projeto, o deputado federal Pastor Eurico (PL-PE), decidiu adiar o pleito. Agora, um grupo de trabalho vai discutir possíveis alterações no texto. O projeto de lei pode ser votado no dia 10 de outubro.

Dada a grande importância do tema, nesta sexta-feira (06), no Calor da Rua, Alex Carvalho bate um papo sobre o assunto com o advogado e antropólogo Roberto Efrem Filho, para abordar um pouco sobre os andamentos do PL, a inconstitucionalidade do projeto e a importância das decisões do Supremo.  

O programa começa ao meio-dia! Você pode sintonizar pela 101.5FM, pelo nosso site ou em vídeo pelo nosso canal do Youtube: youtube.com/freicanecafm

SEXTA

Nesta sexta-feira (29), às 8h, no Viajando na Música, Babi Jaques e Lasserre, a dupla de artistas nômades que mora num motorhome, faz um passeio musical pelo Circuito Canastra Rio Grande. Situada na região sudoeste de Minas Gerais, o coletivo reúne músicos, atores, produtores audiovisuais, artistas plásticos, bonequeiros e outros artistas. No quadro "Paradinha", tem a participação da arquiteta e produtora cultural Tatiana di Simone, da cidade de São João Batista do Glória (MG), que indica 3 artistas de cidades da região que já se apresentaram no seu espaço cultural Canto da Praça. No quadro "Recife, meu lugar", o destaque é para o trabalho de Hugo Lins.  O ouvinte ainda confere músicas de João Mendes Rio, Ronaldo Machado (O apanhador de lampejos), Las Forasteras, Alexandre Araújo, João Ferreira, Nábia Vilela, Tio Guéder, Lucas Ventania e Sérgio Turcão.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, Alex Carvalho bate um papo sobre Casamento Homoafetivo com o  advogado e antropólogo Roberto Efrem. 

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com o multiartista Kinho Brown.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra chega com mais uma edição inédita do Relicário. Nesta sexta, além de muita poesia, o programa chega com uma novidade: um espaço para autores e autoras falarem sobre os seus lançamentos, o quadro é apresentado por Luiz Rodolfo Libonati e nesta semana o papo é com a poeta e artista plástica Raldianny Pereira.     

SÁBADO

Neste sábado (30) tem mais Faixa Infantil na FCFM! Às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio tem como tema: A Vida Dos Animais. O programa fala sobre a biodiversidade brasileira e mundial, e descobre curiosidades sobre algumas espécies da nossa fauna, porque conhecendo é que podemos preservar e respeitar toda vida animal do planeta.  Tem fala de criança sobre o animal que gostaria de conhecer e dicas sobre as visitações ao zoológico do Recife, no Horto de Dois Irmãos. Em nosso “Papo do dia” teremos a presença do biólogo André Maia, ele que é famoso nas redes sociais por mostrar curiosidades de todo tipo de espécie animal e por ser um educador defensor da natureza. No quadro “Na Onda do Artista” vamos receber o Manaká, formado por uma dupla de paulistanos, Lívia e Chico. Eles têm inúmeras canções autorais falando da natureza e seus encantos. Tudo isso e muita música para a garotada curtir.

E às 10h, no Arruaça, é dia de festa!! E quem vai soprar as velas? Chega mais pra montar esse aniversário! Em conjunto, as crianças vão pensar no bolo e na decoração. Vai ter música, brincadeira, penteado e até história de nascimento, imperdível. 

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre os Quilombolas do Nordeste. O Brasil tem um milhão e 300 mil quilombolas, é o que aponta um retrato inédito do Censo 2022 divulgado em julho de 2023 pelo IBGE. O contingente equivale a pouco mais de 0,5% do total de habitantes no país. A divulgação tem caráter histórico porque é a primeira vez que uma edição do Censo identifica os quilombolas e as suas características no Brasil, incluindo quantos são e onde vivem. O IBGE levou em conta na pesquisa o autorreconhecimento e contou com a ajuda da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) no processo de elaboração do trabalho. O levantamento informa que a região Nordeste concentra 70% da população quilombola brasileira: são 905 mil pessoas autodeclaradas quilombolas nos nove estados da região, quase 5 vezes o total no sudeste, que vem logo atrás no ranking por regiões. No ranking nacional, o estado que mais tem população quilombola é a Bahia, com 397 mil pessoas. Em segundo lugar vem o Maranhão, com 269 mil pessoas. Minas Gerais e Pará são os estados com a maior população quilombola fora do Nordeste, com 135 mil pessoas. Pernambuco vem na sequência, com 78 mil quilombolas autodeclarados.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (01), às 8h, o Frequência Natural traz uma experiência sobre destinação correta de resíduos, mostrando que além de reduzir os impactos ambientais, também impulsiona uma transformação econômica e social, gerando renda e economizando recursos valiosos. O programa recebe Karol Silva, integrante do Coletivo @chiedoentra, para falar das ações que estão assumindo a responsabilidade e o cuidado com esse tema tão importante.

A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem à cantora pernambucana Dinah Santos. E ainda, o ouvinte confere clássicos do samba e músicas de vários artistas locais, imperdível! 

Já no Almanaque da Aconchego, às 17h, volta à comunidade do Coque para conhecer a experiência da Rádio Comunitária do Coque. O bate papo é com a coordenadora da rádio, Nilla, sobre como surgiu a emissora e o trabalho em parceria com a Fiocruz para incentivar a vacinação no bairro, dentre outros temas.  Na coluna "Aqui se Respira Lucha", o comunicador popular Gus Cabrera traz a experiência da ONG Radialistas apasionadas y apasionados, do Equador. 

Em seguida, no Giro Nordeste deste domingo, às 19h, a conversa é com a psicanalista, integrante do Instituto Sedes Sapientiae e da Escola do Fórum do Campo Lacaniano, Vera Iaconelli. Psicanálise, parentalidade, maternidade e políticas de reprodução são temas da entrevista.  

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar recebe Gilson Filho para falar sobre a trajetória de um jovem violinista.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe