
Débora Meira, camaragibense, doutora em Geografia, professora, mãe e escritora.
Foto (Reprodução)
Por Silvestre Santana
A maternidade é um momento repleto de desafios que transformam, de forma profunda e permanente, a rotina de uma mãe. No nosso #TBT101 da semana que antecede o Dia das Mães, destacamos a inspiradora trajetória de Débora Meira, camaragibense, doutora em Geografia, professora, mãe e escritora.
Foi a partir das experiências vividas durante a maternidade que Débora realizou o sonho de escrever e lançou a série de livros infantis A Princesa de Galochas, inspirada em sua filha, Aurora.
No dia 22 de novembro de 2024, ela participou do programa Relicário, no quadro “Lançamentos”, e compartilhou como transformou o cotidiano com a filha em histórias encantadoras. Confira um trecho da entrevista:
Débora: Eu descobri que podia ser escritora quando já era professora, uma das coisas que eu falo quando vou conversar com os meus alunos nas escolas é que ninguém nunca me disse que eu podia ser escritora. Então, descobri que podia fazer disso minha profissão após a maternidade, eu tive algumas experiências tristes de morte precoce na minha vida e isso me deixou com medo de morrer e a Aurora não saber o quanto eu a amo. Então, o primeiro livro é como se eu tivesse materializado o meu amor por Aurora.
Brunna Figueiroa: Esse teu processo de escrita, você já disse de onde veio a inspiração, mas quando foi que você realmente pensou “ah, vou escrever um livro” e como foi esse processo?
Débora: Quando comecei a cuidar da Aurora, me afastei do trabalho, eu pensava em retomar para a sala de aula, até mesmo para a universidade e minhas pesquisas, daí veio a pandemia e todo aquele processo de isolamento, de ter que cuidar dela, o meu marido muito tempo fora, daí a Aurora ganhou uma galocha que ela amava, não tirava por nada, queria dormir de galocha, só ia pro quintal se colocasse a galocha, ela nem falava direito, mas eu já conseguia entender o que ela queria. E como eu já estava nesse movimento de encontrar algo que me realizasse além da maternidade, uni o útil ao agradável, já que queria deixar meu amor eternizado, materializado. (...)
***
Confira essa entrevista na íntegra através do nosso canal no Youtube. Toda quinta-feira publicamos a coluna #TBT101, onde o ouvinte relembra entrevistas importantes que a 101.5 trouxe na grade de programação.
Compartilhe