ícone face twitter instagram

Saudades d@ ex

Pra fazer jus àquele dito, que já podemos chamar de popular, "ai, que saudades do meu ex", criamos esta seção, onde disponibilizamos a relação dos programas produzidos pela sociedade civil que passaram pela grade da Frei Caneca FM. Dá uma espiada e mata essa saudade logo, ouvindo os teus episódios favoritos:

2020:

Revista Difusora, com Patrick Torquato
De segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, o programa de variedades reúne músicas, entrevistas e agenda cultural da cidade.

Vozes do Brasil
No ar há 20 anos e transmitido para 11 emissoras espalhadas pelo país, o programa é produzido e apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo - premiada três vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) - que entrevista músicos, cantores e compositores sobre sua trajetória e sua arte.

Paredão, com DJ Fragozza
Codinome das pistas da Chefe de Programação da Frei Caneca FM, Lorena Fragoso, o Paredão traz novos hits semanalmente e os equilibra com produções e remixes de DJs numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes da Frei Caneca FM possam rebolar com a mão na consciência.

Quadros:

A Palavra e o Som
A Palavra e o Som, comandado por Feiticeiro Julião, investigou a relação da literatura com a música.


Programas produzidos pela sociedade civil:

Segunda

8h - Solta o Frei  
Conversas com especialistas, agenda semanal e discussões sobre mobilidade urbana, direito à cidade e democracia, tendo a bicicleta como astro principal.

20h - Toca o Terror 
Críticas, debates e comentários sobre as trilhas e tudo o que rola no mundo do cinema de horror.

21h - Direitos Humanos em Debate
Trazendo temas em defesa da cidadania, justiça social e dignidade, o programa traz entrevistas especiais toda segunda-feira, às 21h.

Terça

8h - Labor 
Debate com especialistas e discussões sobre as mudanças no mundo trabalhista.

12h - Mamas, Minas e Manas
Toda terça o Mamas, Minas e Manas traz a maternidade para a pauta. Compartilhando experiências e questionando os padrões que  envolvem as mulheres mães e o mundo materno, o programa vai ao ar na Faixa Mulher. Além da maternidade, o feminismo popular também tem destaque.

20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco 
Reflexões semanais em defesa dos direitos humanos, da democracia, do combate ao racismo e outros temas de interesse social

21h - Virtuosi no Ar 
Informações sobre compositores eruditos, suas sinfonias e a trajetória do tradicional Festival Virtuosi.

Quarta

8h - Mundo Esportivo 
Saindo do lugar comum, o programa traz debates como a questão de gênero nas coberturas esportivas e apresenta modalidades pouco conhecidas.

12h - Vozes do Campo e da Cidade
O que une as mulheres urbanas e rurais? Questões de gênero, acesso à água, alimento, saúde e muito mais.

20h - Vozes de Cor
O programa busca reconhecer e destacar o que cantam as nossas vozes negras. Toda semana, um destaque diferente. 

21h - Panela do Jazz 
Um espaço para enaltecer a música instrumental de Pernambuco e a cena do jazz mundial, com entrevistas e muita música.

Quinta

8h - Entre
Em busca de narrativas que apontem para outras formas de pensamento e de existência, traz entrevista com pessoas com perspectivas disruptivas, contra-hegemônicas e dissidentes. 

12h - Gênero Cinematográfico
Um espaço para falar das variadas atuações da mulher no campo da cultura. Entrevistas, músicas e debates sobre o audiovisual e outras manifestações culturais.

12h30 - Fala, Mina!
A cada edição, mulheres anônimas são ouvidas, compartilhando histórias e experiências diárias sobre a vida, opressões e conquistas.

20h - Recife Lo-Fi 
Entrevistas, garimpo de bandas e artistas e, claro, gravações raras com características lo-fi.

21h - Cenas do Mundo 
Curiosidades sobre a música que acontece nos cinco continentes, o intercâmbio cultural entre Brasil e outros países e muita world music.


Sexta
8h - Frevo - Bastidores da Música
A cada edição, uma música é objeto de análise sobre sua produção e o valor artístico da obra. Frevos de diversos períodos e modalidades para você curtir.

20h - Músicas de Sexta 
Toda semana o Músicas de Sexta apresenta uma nova playlist, com diferentes vertentes da música alternativa e da cultura pop.

21h - Baile Diamante Negro 
Músicas de raiz africana, hip hop, ritmos e estilos influenciados pelo som black, trazendo artistas contemporâneos e clássicos num passeio musical.

Sábado

7h45 - Rádio Matraquinha
Músicas, poemas e a participação efetiva da criançada em mais uma temporada da Rádio Matraquinha!

8h45 - Rádio Além da Lenda
De forma lúdica, você acompanha debates sobre temas fundamentais na sociedade, como ambiente, gênero, comportamento e história.

9h15 - Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio 
Tia Ilana, Batuca e Tuquito fazem a festa com a criançada, estimulando a criatividade, o exercício da cidadania, a pluralidade e a reflexão crítica dos pequenos e pequenas.

10h - Conexão Eficiente
Conteúdos sobre o universo da pessoa com deficiência, ampliando o debate sobre esporte, entretenimento, mercado de trabalho e questões sociais.

11h - Laboratório FM 
O programa busca encurtar a distância entre a produção científica e a sociedade, trazendo discussões relevantes para a população.

12h - Hora do Close 
Varidades, entrevistas e debates com foco na população LQBTQIA+, além de informação e dicas culturais para deixar o fim de semana ainda mais colorido.

13h - Sala de Cinema 
Programação dos cinemas de rua do Estado, festivais e mostras audiovisuais, curiosidades e entrevistas e a cena musical que compreende a sétima arte.

13h30 - Histórias do Velho Oeste
Todo sábado, você ouve histórias de moradores da Zona Oeste do Recife. Histórias contadas por eles próprios, de superação, desafios e conquistas.

15h - Aldeias e Quilombos 
Em sintonia com a matriz afro-indígena de Pernambuco e do Brasil, incentiva a defesa e promoção da diversidade social, étnica e cultural que compõem o lugar onde vivemos. No instagram você encontra pelo @aldeiasequilombos.

16h - Reggae pelo Reggae 
O Reggae produzido em Pernambuco, no Brasil e no mundo você ouve aqui. Entrevistas, músicas e outras vertentes do ritmo também integram o programa.

17h - Obá Ko sò 
Um espaço para refletir sobre os direitos humanos e os saberes dos povos tradicionais de matriz africana e afro indígena, embalados pela sonoridade poética e musical produzida pelos povos afrodiaspóricos.

19h - Que Braba! 
Discussões sobre a múltipla produção cultural negra e periférica da região Metropolitana do Recife, conversas e muita música na sua sintonia.

20h - Oxente, Afrodite! 
Sexualidade, prevenção à ISTs, combate à intolerância e promoção da saúde e bem-estar estão em pauta no programa. Além disso, você ouve dicas de utilidade pública, músicas e entrevistas.

22h - Techtrônica
Techtrônica é um programa que fala sobre o universo da música eletrônica, trazendo informações, curiosidades, entrevistas e muita música.

Domingo

8h - Frequência Natural 
Agroecologia e diversas iniciativas e experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil estão em pauta todos os sábados, às 8h da manhã.

12h - Las Colores
Música e comunidade LGBTQIA+ latinoamericana nas ondas da 101.5 FM.

15h - Sr. Cinema
Um espaço para conhecer a memória do cinema, a história dos desbravadores da sétima arte e trilhas sonoras marcantes.

17h - Pedrada
Um espaço para o rock, com participações especiais. Entrevistas e apresentação de bandas que misturam o rock a elementos regionais.

19h - Obriganza Experiência 
Música experimental em suas mais variadas vertentes, mostrando sua influência na música contemporânea, a partir da descoberta de novos horizontes estéticos.

20h - PEsado - Lapada para todos os gostos 
Quebrando barreiras, o PEsado aborda racismo, machismo e política, além da ligação do metal com outros estilos.

21h - Audio Mundi 
Música produzida por artistas de todo lugar do mundo, com a influência do rock e do jazz. Canções com estilos musicais próprios e a produção contemporânea para você conhecer.

22h - Outra Fita - Vidas Sonoras
A cada entrevista você conhece o cenário multicultural da Grande Recife, ouvindo histórias sobre arte, entretenimento e cultura.


2019:

Toca o Terror - Veiculado em 2019
Todas as segundas-feiras, às 20h, o Toca o Terror apresentou críticas, debates e comentários sobre as trilhas e tudo o que rola no mundo do cinema de horror.

Mamas, Minas e Manas - Veiculado em 2019
Às terças-feiras, ao meio-dia, Janaína Serra apresentou o programa, que tratou de maternidade real, apresentou a produção cultural feminina e reuniu dicas sobre serviços para as mulheres. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Revista Brasil de Fato Pernambuco - Veiculado em 2019
Programa temático que aprofundou temas da atualidade com entrevistas, músicas, fala-povo, reportagens e charges sonoras, seguindo uma visão popular dos fatos cotidianos.

Vozes do Campo e da Cidade - Veiculado em 2019
Veiculado às quartas, o programa produzido pela ASA - Articulação pelo Semiárido, debatia e evidenciava as similaridades e diferenças das lutas das mulheres que vivem em meios urbanos e rurais. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Mulher Faz Política Todo Dia - Veiculado em 2019
Veiculado às quintas-feiras, o programa abordou assuntos relacionados à participação das mulheres na política e à presença do feminismo nas práticas cotidianas. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Músicas de Sexta - Veiculado em 2019
Todas as sextas-feiras, às 20h, o Músicas de Sexta apresenta uma nova playlist, com diferentes vertentes da música alternativa e da cultura pop.

Rádio Matraquinha - Veiculado em 2019
Veiculado aos sábados pela manhã e apresentado por Mariane Bigio e Cláudia Bettini, a Rádio Matraquinha reuniu música, literatura e informação para crianças de todas as idades.

Palavras no Ar - Veiculado em 2019
Márcia Cruz conduziu entrevistas com personalidades da cultura pernambucana, apresentando histórias da tradição oral dos cinco cantos do mundo, envolvendo crianças e adultos.

Cantando e brincando nas ondas do rádio - Veiculado em 2019
Tia Ilana trouxe contação de histórias, músicas e brincadeiras, apresentando o mundo encantado das crianças pelo buraquinho do seu rádio.

Pagode, Futebol e Batucada - Veiculado em 2019
O Pagode, Futebol & Batucada surgiu em 2010 nas redes sociais, apresentando uma dinâmica diferenciada para colocar em evidência o esporte e o estilo musical.

Verde, Amarelo e Vermelho - Veiculado em 2019
O programa, veiculado aos sábados, apresentou o Reggae produzido em Pernambuco e no Brasil. Cada episódio trouxe um artista/banda entrevistado, acompanhado pela execução de suas músicas de trabalho.

Manguetronic - Veiculado em 2019
Manguetronic é um programa de rádio que, desde 1996, na sua versão online, colocou em prática um preceito básico do movimento Mangue: o de reforçar o diálogo da música pernambucana em toda sua diversidade com a produção do resto do Brasil e do mundo.

Frevo do Mundo - Veiculado em 2019
O programa, veiculado aos domingos, trazia um bate-papo com artistas, compositores e maestros apresentando frevos que inspiraram e influenciaram suas criações musicais.

Caneca Boogie - Veiculado em 2019
O Caneca Boogie é um espaço dedicado a música negra, especialmente o "funk" e "soul", gêneros dançantes, emocionais e afirmativos.

Interdependente - Veiculado em 2019
O projeto tem a música como âncora e abordou assuntos ligados ao conhecimento em geral, comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, espiritualidade, saúde, ciência e outras artes.

Audio Mundi - Veiculado em 2019
Veiculado nas noites de domingo, o programa apresentou ao público em geral músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade de expressão, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music".


2018:

Bate Antena - Veiculado em 2018.2.
Como formigas que “batem antenas” para se comunicar, o Bate Antena promove o diálogo através de músicas e poesias. A cada programa, um assunto e um entrevistado. Ouça as edições.

Viola Caipira - Veiculado em 2018.2.
O programa, originalmente produzido com apoio de edital de Joinville, Santa Catarina, para a Rádio Educativa Udesc, apresentou artistas e elementos que permeiam o universo do caipira como a sua relação com a religião, o seu envolvimento com a natureza e os mitos que compõem o seu repertório.

Ganhando asas através da Comunicação e da Arte - Veiculado em 2018.2.
Voltado para pessoas com síndrome de down e necessidades cognitivas, o projeto foi desenvolvido  com alunos da Universidade Católica de Pernambuco, no intuito de fortalecer a cidadania dessas pessoas, através de uma experiência prática para integrá-los a um sistema acolhedor, que favoreça a expressão diante de suas realidades, com autonomia e protagonismo.

Rádio Na Real - Veiculado em 2018.2.
Projeto desenvolvido com alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, o Rádio na Real apresentou 9 programetes com temáticas ligadas ao fortalecimento e proteção dos direitos humanos.

Recife Lo-Fi - Veiculado em 2018 e 2019.1.
O Recife Lo-Fi ocupou a faixa de quinta-feira à noite. Apresentava lançamentos, entrevistas e novidades da cena musical independente, produzido e apresentado por Zeca Viana.

Samba de Latada - Veiculado em 2018 e 2019.1.
Apresentado aos domingos pela manhã por Josildo Sá e Lina Fernandes, o Samba de Latada apresentava um entrevistado a cada edição, além de um vasto repertório da música de Pernambuco.


Compartilhe