ícone face twitter instagram

Saudades d@ ex

Pra fazer jus àquele dito, que já podemos chamar de popular, "ai, que saudades do meu ex", criamos esta seção, onde disponibilizamos a relação dos programas produzidos pela sociedade civil, e também pela emissora, que passaram pela grade da 101.5 FM. Dá uma espiada e mata essa saudade logo, ouvindo os teus episódios favoritos:

2023.2:

Segundas

8h - Casa de Oxum - Saúde da gente
Programa que visa trazer informações concretas de como as pessoas em situação de vulnerabilidade podem se responsabilizar pela própria saúde, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de cuidados consigo e com suas famílias/comunidades.

Terças

8h - Isto é choro, meu bem!
Produção dedicada à cena da música recifense e pernambucana, tendo o gênero choro como elo entre os diversos ritmos, com prioridade para difusão da produção musical pernambucana, intercalada com notícias e entrevistas sobre o mercado musical local.

Quartas

8h - Quem não se comunica se complica!
Programa de entrevistas e músicas com o objetivo de dar visibilidade aos Mestres e Mestras de nossa Cultura, dividido em quadros temáticos como saúde, direito do consumidor, direitos do idoso e prestação de serviços.

Quintas

8h - Sertão sem nó 
O projeto traz memórias individuais e/ou coletivas de populares de cidades dos sertões nordestinos, especialmente de Pernambuco.

Sextas

8h - Viajando na música
O programa é livre e pensado para pessoas de todos os gêneros, classes sociais e faixas etárias com interesse em música, viagem e turismo. Principalmente, pessoas com interesse em descobrir novos artistas, novas músicas, interessadas no cenário independente nacional, na cena cultural local e na cultura nômade.

Sábado:

9h - Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio #FaixaInfantil
Com a participação de crianças e adolescentes do Centro de Educação Popular Mailde Araújo (CEPOMA) e Projeto Criança Urgente (PROCRIU), o projeto visa promover a educação, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças e adolescentes, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz a temas e pautas de seus interesses através dos quadros do programa.

10h - Programa Arruaça #FaixaInfantil
Se propõe a ser um espaço de interação, imaginação, escuta e educação entre crianças. Através da pedagogia do jogo e da brincadeira, trazemos sons e histórias para serem ouvidas como um momento de diversão, interação e também de aprendizado para crianças e seus responsáveis. Composto de doze episódios pensados com e para crianças, traremos seus sons, suas vozes, e teremos ainda a estimulação a imaginar novos mundos a partir da contação de histórias e do acompanhamento de músicas voltadas para a temática.

12h - Baião de Dois
Dedicado à vastidão das tradições, o programa traz abordagens e ritmos da música regional nordestina. Produzido em parceria com a Rádio Educadora FM da Bahia.

16h - Aldeias e Quilombos
Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020: um semanário de 60 minutos, posteriormente disponível na internet em plataformas de streaming, cuja proposta é incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

17h - Os Cinemas de Rua e o Recife
Se propõe a pesquisar e a divulgar informações históricas de 12 cinemas de Rua existentes ao longo da história da cidade do Recife, a partir de recortes inéditos, com o objetivo de ampliar e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e conscientização da importância da preservação dos cinemas de rua remanescentes na cidade do Recife e região metropolitana, com especial enfoque no centro histórico dessa cidade.

19h - Soy Loco por Ti
Produção que expressa toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea. Produção da Rádio Educadora FM da Bahia.

Domingos

8h - Frequência Natural
Programa que visa difundir os princípios da agroecologia através de entrevistas, músicas e colunas, apresentando as iniciativas que acontecem na cidade, (feiras, coletivos, seminários, etc), trabalhando assim a difusão dos saberes da agroecologia, principalmente a partir do recorte do âmbito urbano.

16h - Redescobrindo um Quilombo
Tem como objetivo ser mais um contributo pela via da comunicação pública e comunitária na construção de frentes de luta para a titulação e reconhecimento do território do bairro do Amaro Branco como um Quilombo Urbano evidenciando aspectos históricos, Culturais e ancestrais, principalmente, por meio do atrelamento da manifestação musical, poética e coreográfica dos Cocos de Roda com as raízes quilombolas do lugar.

17h - Almanaque da Aconchego
Programa em formato de revista que irá passear pelas aventuras da Comunicação Popular e Comunitária. O programa tem como conteúdo principal as experiências contadas em primeira pessoa por indivíduos e coletivos relevantes, com especial enfoque no Recife e na Região Metropolitana (RMR) e com maioria de mulheres na participação.

20h - Virtuosi no Ar
Aproveitando a rica trajetória do festival de música VIRTUOSI e ao mesmo tempo celebrando a música de compositores imortais, reconhecidos em todo o mundo e divulgando a música clássica brasileira, o programa contará com histórias relativas ao cenário musical do nosso país e com conversas, entrevistas com músicos brasileiros, artistas/compositores.

 

2023.1:

Segundas

8h às 9h – Pernambuco Embaixo dos Pés (Cultura Popular de Pernambuco)

O programa tem como objetivo fomentar e expandir o conhecimento sobre as manifestações populares de Pernambuco, trazendo à tona os alicerces que criaram e criam a identidade cultural do estado. Desta forma, serão abordados o contexto histórico, influências, composições, produção musical, curiosidades e o lugar no cenário cultural atual, entre outros. As 12 edições terão como temas as obras, os artistas e as vertentes sonoras no geral (Frevo, Maracatu, Ciranda, Coco e Cavalo Marinho).

18h às 19h – Programa Vitrola (Música)
Destinado a tematizar ou contextualizar os nossos diferentes gêneros musicais nas suas fases: “heroica”, “transição”, “ouro” e contemporânea.

Terças

8h às 9h – Programa VdeVoz (Artes)

Dedicado a dar visibilidade às produções de autoras e autores não publicades ou com publicações com menor expressão no mercado literário para o potencial artístico que possui, preferencialmente pertencentes a recortes sociais cujas desigualdades são dificultadoras ou impeditivas para a inserção no mercado literário.

Quartas

8h às 9h – Cantos e Versos (Cultura Popular de Pernambuco)
Cantos e Versos: Visa apresentar a poesia popular, a contação de causos, a musicalidade e o ritmo dos nossos artistas locais e regionais.

14h às 15h – DDD - Detalhes do Disco Dela (Mulher) #FaixaMulher
Programa que receberá uma mulher da música pernambucana para um bate papo sobre álbuns musicais, seja seu disco autoral ou algum disco de, preferencialmente uma mulher da música, que influenciou sua carreira.

18h às 19h – Recife Lo-Fi (Música)
Atua como espaço de afirmação, informação e difusão de um grande número de artistas e bandas locais e nacionais que de outra forma dificilmente entrariam na grade de programação de rádios convencionais.

Quintas

8h às 8h30 – Pernambuco em Revista (Artes)
Em formato de revista, o programa abordará no mesmo programa, diversos gêneros artísticos (literatura, teatro, audiovisual, música, etc.) a partir de um tema central, com blocos compostos de entrevistas com artistas, depoimentos e músicas formando um mosaico criativo de informações sonoras sobre a cultura pernambucana. Constará nos roteiros dos programas o recurso de audiodescrição para que obras de arte, capas de discos, trechos de filmes e cartazes sejam compreendidos por pessoas cegas ou com baixa visão.

14h às 15h – Mulheres que Cantam pra Jah (Mulher)
Visa promover a difusão das músicas das mulheres negras e afro-diaspóricas. A ideia é reverberar essas vozes, suas histórias de vida, seu legado musical e político no universo das artes.

Sextas

8h às 9h – Balaio Cultural (Cultura Popular de Pernambuco)
Produção que visa divulgar, valorizar, fortalecer e apresentar os artistas e a música pernambucana, levando informação, cidadania e entretenimento aos ouvintes.

18h às 19h – A Voz do Frevo (Música)
Um programa que mostra o frevo e suas origens, sotaques e provocações. Com músicas e convidados, lançamentos e curiosidades, objetiva a Salvaguarda do frevo. Edições disponíveis no Spotify.

Sábados

8h30 às 9h – Primeira Estrela (Infantil)
Tem a proposta de criar um espaço de divulgação para produções locais destinadas ao público infantil, de diferentes tipos de arte, seja música, teatro, literatura, audiovisual, dança, contação de história, enfim, não limitamos as possibilidades. Busca dar visibilidade às iniciativas da Região Metropolitana do Recife que trazem alguma contribuição para a formação de nossas crianças, principalmente com temas de respeito às diferenças e importância da natureza.

9h às 10h – Awrê - Memórias de Terreiro (Infantil)
Programa que consiste na contação de histórias e mitologias sagradas africanas, passadas oralmente por gerações e se mantém vivas nos quilombos e terreiros de matriz africana e comunidades tradicionais da cultura afro. Contos lúdicos que trazem um ensinamento pan-africanista com as músicas da cultura afro-brasileira.

10h - Forró para Todos
Programa voltado à grandeza e variedade das festas juninas na região Nordeste. Produzido em parceria com a Rádio Educadora FM da Bahia.

15h às 15h30 – Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes (Cultura Negra)
Programa no formato podcast com a duração de 30 (trinta) minutos para público geral com temas e conteúdos relacionados às visões e filosofias afroperspectivistas.

16h às 17h – Aldeias e Quilombos (Direitos Humanos)
Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020: um semanário de 60 minutos, posteriormente disponível na internet em plataformas de streaming, cuja proposta é incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

Domingos

15h às 16h – Oba Kò So: Orí Dúdú (Cultura Negra)
Projeto que busca proporcionar aos ouvintes momentos de reflexão sobre as filosofias africanas e africanidades. O programa vai se desenvolver interseccionalizando o gênero documental com o musical e eventualmente se recorrerá também à entrevistas com mestres/as da cultura afrodiaspórica e autoridades civilizatórias de tradição ancestral matriz africana.

16h às 17h – Vozes do Orgulho (LGBTQIAP+)
Programa de entrevistas e quadro musical com artistas, personalidades e lideranças do movimento LGBTQIAPN+ do Recife e região, que se propõe a fortalecer os direitos humanos, sociais e culturais, contribuindo com a promoção da dignidade, do respeito às variadas orientações sexuais, identidades de gênero, da valorização da arte e o “modus viventi” LGBT+.


2022:

Mulher na Caneca #FaixaMulher
Entrevistas, debates, músicas e análise das principais notícias sob uma perspectiva feminista, comandado pelas jornalistas - e feministas - Clareana Arôxa e Inamara Mélo.

Lab 101
O Lab 101 é um espaço dedicado à difusão dos trabalhos produzidos nas universidades do Brasil.

Segundas

8h - Solta o Frei
Conversas com especialistas, agenda semanal e discussões sobre mobilidade urbana, direito à cidade e democracia, tendo a bicicleta como astro principal.

8h30 - Hackeando o IP
Programa que pretende discutir mais amplamente sobre o desenvolvimento das tecnologias e os seus impactos na sociedade, de forma descomplicada e dinâmica.

15h - Pegada 2030
Programa semanal de entrevistas sobre meio ambiente focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e que aborda iniciativas locais de impacto socioambiental.

18h - Viajando na Musica
Morando numa van-casa, carregando um estúdio e palco móvel, os artistas nômades Babi Jaques e Lasserre criaram o programa para compartilhar as descobertas e pesquisas musicais que coletam pelo Brasil imenso e profundo.

20h - Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes 
Programa para público geral com temas e conteúdos relacionados às visões e filosofias afroperspectivistas servindo como material pedagógico auxiliador para educadores/as na implementação das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08 nos espaços educacionais e culturais.

20h30 - Afrossonora
Através de um bate-papo com músicxs e pesquisadorxs, a cada edição se apresenta um tema sobre as afrossonoridades do Atlântico Negro, buscando demonstrar toda a potência que estas carregam.

21h - Toca o Terror
O programa volta em nova temporada para falar de cinema com foco no gênero fantástico. 

Terças
 

8h - Isto é Choro, Meu Bem
Programa com execução musical, entrevistas, agenda cultural e informativo em geral. Um programa dedicado à música brasileira, em especial ao gênero Choro, com destaque para a cena do Choro da Região Metropolitana do Recife.

12h - Polifonia - Mulheres da Música #FaixaMulher
Programa de entrevistas com artistas e técnicas da cena independente. De Recife para o mundo!

15h - Pegando o Bigu!
O Pegando o Bigu! visa pautar o ativismo dos direitos humanos no Recife, Pernambuco e Nordeste, a partir de notícias, entrevistas e quadros com o que tem sido discutido na cidade pela atuação da sociedade civil. A proposta é que as próprias organizações e movimentos possam se informar sobre novidades do terceiro setor, mas também que o próprio público se informe e se engaje pela sustentabilidade dos movimentos e organizações sociais do Recife.

18h - Radioshow
Programa sobre música independente que tem o objetivo de trazer para a Frei Caneca uma seleção de músicas, novidades e assuntos relevantes que envolvem a música no Brasil.

20h - Oba Kò So: Ofò y Oríns
É um projeto que busca proporcionar aos ouvintes da Frei Caneca FM momentos de reflexão sobre os saberes dos povos tradicionais de religião de matriz africana e afro indígena, a partir da sonoridade poética musical preservada e produzida pelos afros diaspóricos.

21h - A Hora do Espelho
Com abordagem didática e bem humorada, trata de temas complexos ligados ao bem-viver. Objetiva estimular a reflexão sobre saúde integral, com base em fatos cotidianos.

Quartas

8h - Raízes do Fole
Apresenta o universo dos aerofones, instrumentos que produzem som através do ar em vibração. A série mostra como os "foles" - designação popular aos acordeões (ou sanfonas), bandoneons e diferentes tipos de gaita - se inseriram na tradição de diversos países, sempre com ampla aceitação popular. 

12h - Mulheres na Frequência #FaixaMulher
Programa de rádio sobre música e informação, voltado para divulgação de trabalhos e produções realizadas por mulheres.

15h - Numtáligado
Programa sobre artistas de rua que fazem o cotidiano do Recife mais acolhedor e diverso.

18h - Playlist Peixe Voador
Caracteriza-se essencialmente como uma ação de valorização da música independente de Pernambuco para promover a circulação de conteúdo músico-cultural do Estado de maneira abrangente, inclusiva e descontraída.

20h - Vozes de Cor
Programa voltado para a pesquisa discográfica de pessoas e ou grupos negros com o intuito de enaltecer a cultura, o jeitinho de ser e se posicionar no mundo. A cada edição, um mergulho em suas discografias e temáticas.

21h - Rádio Brumas
Apresenta a diversidade musical brasileira dos estilos Pós Punk, Dark Wave e New Wave, resgatando bandas que fizeram carreira nas décadas passadas, principalmente nos anos 80 e também bandas atuais.

Quinta

8h - Programa VdeVoz
Dedicado a dar visibilidade às produções de autoras e autores, pertencentes a recortes sociais (pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, idosas, com deficiência, população carcerária, entre outras), cujas desigualdades são dificultadoras ou impeditivas para a inserção no mercado literário.

12h - Gênero Cinematográfico #FaixaMulher
Programa com foco na mulher e na produção cultural, voltando para nova temporada.

15h - Almanaque da Aconchego
Programa em formato de revista (almanaque), que passeia pelas aventuras da Comunicação Popular e Comunitária.

18h - Recife Lo-Fi
Programa radiofônico que atua desde 2018 como espaço de afirmação e promoção de um grande número de artistas/bandas de Pernambuco que, de outra forma, dificilmente entrariam na programação de rádios convencionais. Primeiro no Brasil especializado no formato LO-FI (“low fidelity”, do inglês, baixa fidelidade), apresenta um leque de quatro blocos voltados para todos os públicos com resenhas, entrevistas, garimpo de artistas e bandas de gerações passadas, bastidores e show e, claro, tocando músicas de artistas da cena atual pernambucana.

20h - Aldeias e Quilombos
É uma proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020, incentivando a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

21h - CINEstesia
Programa que aborda as múltiplas relações do som com a imagem no cinema e outros formatos audiovisuais. Som, aqui, entendido não apenas como trilha sonora no sentido convencional, mas, também, como “ruídos” ambientes, diálogos e outros materiais usados como força expressiva.

Sextas

8h - Vitrola
O Programa Vitrola é destinado a tematizar ou contextualizar os nossos diferentes gêneros musicais nas suas fases: “heroica”, “transição”, “ouro” e contemporânea. 

18h - Audio Mundi
Se destina a apresentar músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music". A cada edição apresentam um tema diferente, trazendo aspectos relacionados e selecionando músicas que estão dentro do assunto, sejam eles as trilhas de filmes “blaxploitation”, o jazz polonês ou o rocksteady jamaicano.

20h - Universos Hip-Hop
Visa compartilhar com o público conteúdo relacionado ao vasto universo do hip-hop em suas variadas expressões, seja na música, no grafitti, na dança e cultura de rua como um todo, englobando ainda o skate e basquete de rua.

21h - Oxente, Afrodite
Programa sobre sexualidade humana com notícias, entrevista, Dica Preciosa (serviço gratuito para a população do Recife) e quadro musical.

Sábados

8h - Vozes Inclusivas
É uma rádio revista de informação. Alterna os seguintes conteúdos: notícias e entrevistas sobre inclusão e acessibilidade; depoimentos de pessoas com deficiência que relatam suas histórias profissionais e pessoais; dicas sobre defesa e garantia de direitos do segmento de pessoas com deficiência; e blocos musicais com uma seleção da MPB. O programa é totalmente produzido e apresentado por pessoas cegas ou com baixa visão.

9h - Cantando e Brincando nas ondas do rádio  #FaixaInfantil
Programa infantil que traz a participação de crianças do CEPOMA e organizações da sociedade civil (OSC) do Recife, visando promover a educação para mídia, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz a temas e pautas de interesse das crianças através dos quadros do programa.

10h - Palavras NO AR #FaixaInfantil
Através de contações de histórias e entrevistas, o programa trata questões da memória coletiva e ancestralidade para crianças. Nesta segunda temporada busca visibilizar biografias de 45 mulheres que mudaram o curso da história e dar voz, por meio de entrevistas, para outras mulheres que, igualmente, nos inspiram.

10h30 - É Conversa de Criança, Sim! #FaixaInfantil
Pretende levar para o público infantil discussões e explicações de assuntos que os adultos não costumam conversar com as crianças por acreditarem que não são adequados ou necessários de serem tratados na infância, como morte, violência doméstica, negritude, sentimentos, liberdade de expressão, brincadeiras livres de gênero, famílias LGBTQIA+, entre outros.

11h - O Coco e Suas Vertentes
Programa que apesenta as músicas e os saberes ancestrais dos mestres e mestras de coco e suas vertentes em Pernambuco.

12h - Hora do Close
Programa composto por entrevistas e debates, informação e humor leve, com foco nos temas relacionados à população LGBTI+, em seus desdobramentos políticos, sociais e culturais, em tom educativo e inclusivo, de modo a ressaltar a diversidade sexual e de gênero, com humanidade, naturalidade e respeito.

15h - Andei meio Mundo
A cada edição será privilegiada a música da América latina e sua interseção com o contexto histórico cultural dos países do território latino com a finalidade de fomentar a surgimento de novos públicos, encorajando a aquisição de conhecimento artístico e musical.

16h - Reggae pelo Reggae
Cada semana aborda um tema, que poderá ser uma banda, um disco ou ritmo referente ao reggae music. Sempre que possível, apresentam convidados que possam abrilhantar a conversa. Além da música reggae, o programa aborda diversas vertentes do ritmo como o Dancehall, Ska, Rocksteady, entre outros.

19h - Forropodó
Se propõe a ser um espaço de memória jornalística e documental sobre o forró eletrônico, subgênero do forró, que completou três décadas de existência em 2020. Destacando os artistas e as bandas fundamentais para a construção do segmento, o Forropodó relembra histórias, entrevista personalidades da cena, detalha fatos marcantes, discute as diferentes gerações do movimento e executa hits importantes do gênero.

21h - Techtrônica
Programa informativo e de entretenimento sobre o universo da música eletrônica com a finalidade prioritária de formar novos públicos. Traz, em cada edição, um novo e estimulante tema, explicando as origens dos estilos musicais, os processos criativos por trás das maneiras de produzir música e apresenta artistas marcantes de cada estilo abordado.


Domingos

8h - Frequência Natural
A proposta é estabelecer um processo de comunicação e de formação da sociedade a partir dos princípios da Agroecologia, contribuindo para a disseminação de informações e conteúdos sobre essa temática. O programa busca dar visibilidade às iniciativas de base agroecológica da Região Metropolitana do Recife, além das experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil.

12h - Tabaquice Nossa
Programa semanal elaborado e executado por adolescentes estudantes de escola pública. Aborda questões sobre dissidências sexuais e de gênero pela perspectiva da vivência escolar.

15h - Som da Liberdade
Cada episódio traz a história e as músicas de um artista latinoamericano que tenha contribuído pela defesa da democracia através de suas canções, além de uma matéria sobre o país do cantor homenageado.

17h - Íntimos na Frei Caneca
Realiza entrevistas com artistas e bandas pernambucanas do cenário alternativo, bate-papo com profissionais ligados ao ramo musical independente e contará com uma playlist de música autoral.

19h - Obriganza Experiência
Nesta nova temporada, o programa dá continuidade à pesquisa e divulgação da música experimental em suas mais variadas vertentes (eletroacústica, improviso, noise rock, avant-garde, eletrônica, etc) apresentando e entrevistando outros artistas emergentes e consagrados da crescente cena pernambucana e brasileira.

20h - Pesado - Lapada para todos os gostos
Programa focado na cena da música pesada, em especial a pernambucana, suas conexões com outros gêneros musicais e temas contemporâneos, com entrevistas, depoimentos e músicas.

2021:

Viva Maria
De segunda a sexta, Mara Régia apresenta uma edição do programa Viva Maria, onde compartilha histórias sobre mulheres de destaque, direitos humanos e notícias do país.

Salada Pop
Com apresentação de Janaína Serra, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, o programa traz notícias, entrevistas e música, mesclando cidadania, direitos humanos e cultura. Quadros: Poética e Movimenta. Contato para sugestões de pauta: programasaladapop@gmail.com.

Papo de Artista
A coluna Papo de Artista, comandada por Manoel Constantino, apresenta entrevistas com representantes das diversas gerações e linguagens artísticas, dentro do BR 101.5, sempre às 11h das quartas-feiras.

2020:

Revista Difusora, com Patrick Torquato
De segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, o programa de variedades reúne músicas, entrevistas e agenda cultural da cidade.

Vozes do Brasil
No ar há 20 anos e transmitido para 11 emissoras espalhadas pelo país, o programa é produzido e apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo - premiada três vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) - que entrevista músicos, cantores e compositores sobre sua trajetória e sua arte.

Paredão, com DJ Fragozza
Codinome das pistas da Chefe de Programação da Frei Caneca FM, Lorena Fragoso, o Paredão traz novos hits semanalmente e os equilibra com produções e remixes de DJs numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes da Frei Caneca FM possam rebolar com a mão na consciência.

Quadros:

A Palavra e o Som
A Palavra e o Som, comandado por Feiticeiro Julião, investigou a relação da literatura com a música.


Programas produzidos pela sociedade civil:

Segunda

8h - Solta o Frei  
Conversas com especialistas, agenda semanal e discussões sobre mobilidade urbana, direito à cidade e democracia, tendo a bicicleta como astro principal.

20h - Toca o Terror 
Críticas, debates e comentários sobre as trilhas e tudo o que rola no mundo do cinema de horror.

21h - Direitos Humanos em Debate
Trazendo temas em defesa da cidadania, justiça social e dignidade, o programa traz entrevistas especiais toda segunda-feira, às 21h.

Terça

8h - Labor 
Debate com especialistas e discussões sobre as mudanças no mundo trabalhista.

12h - Mamas, Minas e Manas
Toda terça o Mamas, Minas e Manas traz a maternidade para a pauta. Compartilhando experiências e questionando os padrões que  envolvem as mulheres mães e o mundo materno, o programa vai ao ar na Faixa Mulher. Além da maternidade, o feminismo popular também tem destaque.

20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco 
Reflexões semanais em defesa dos direitos humanos, da democracia, do combate ao racismo e outros temas de interesse social

21h - Virtuosi no Ar 
Informações sobre compositores eruditos, suas sinfonias e a trajetória do tradicional Festival Virtuosi.

Quarta

8h - Mundo Esportivo 
Saindo do lugar comum, o programa traz debates como a questão de gênero nas coberturas esportivas e apresenta modalidades pouco conhecidas.

12h - Vozes do Campo e da Cidade
O que une as mulheres urbanas e rurais? Questões de gênero, acesso à água, alimento, saúde e muito mais.

20h - Vozes de Cor
O programa busca reconhecer e destacar o que cantam as nossas vozes negras. Toda semana, um destaque diferente. 

21h - Panela do Jazz 
Um espaço para enaltecer a música instrumental de Pernambuco e a cena do jazz mundial, com entrevistas e muita música.

Quinta

8h - Entre
Em busca de narrativas que apontem para outras formas de pensamento e de existência, traz entrevista com pessoas com perspectivas disruptivas, contra-hegemônicas e dissidentes. 

12h - Gênero Cinematográfico
Um espaço para falar das variadas atuações da mulher no campo da cultura. Entrevistas, músicas e debates sobre o audiovisual e outras manifestações culturais.

12h30 - Fala, Mina!
A cada edição, mulheres anônimas são ouvidas, compartilhando histórias e experiências diárias sobre a vida, opressões e conquistas.

20h - Recife Lo-Fi 
Entrevistas, garimpo de bandas e artistas e, claro, gravações raras com características lo-fi.

21h - Cenas do Mundo 
Curiosidades sobre a música que acontece nos cinco continentes, o intercâmbio cultural entre Brasil e outros países e muita world music.


Sexta
8h - Frevo - Bastidores da Música
A cada edição, uma música é objeto de análise sobre sua produção e o valor artístico da obra. Frevos de diversos períodos e modalidades para você curtir.

20h - Músicas de Sexta 
Toda semana o Músicas de Sexta apresenta uma nova playlist, com diferentes vertentes da música alternativa e da cultura pop.

21h - Baile Diamante Negro 
Músicas de raiz africana, hip hop, ritmos e estilos influenciados pelo som black, trazendo artistas contemporâneos e clássicos num passeio musical.

Sábado

7h45 - Rádio Matraquinha
Músicas, poemas e a participação efetiva da criançada em mais uma temporada da Rádio Matraquinha!

8h45 - Rádio Além da Lenda
De forma lúdica, você acompanha debates sobre temas fundamentais na sociedade, como ambiente, gênero, comportamento e história.

9h15 - Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio 
Tia Ilana, Batuca e Tuquito fazem a festa com a criançada, estimulando a criatividade, o exercício da cidadania, a pluralidade e a reflexão crítica dos pequenos e pequenas.

10h - Conexão Eficiente
Conteúdos sobre o universo da pessoa com deficiência, ampliando o debate sobre esporte, entretenimento, mercado de trabalho e questões sociais.

11h - Laboratório FM 
O programa busca encurtar a distância entre a produção científica e a sociedade, trazendo discussões relevantes para a população.

12h - Hora do Close 
Varidades, entrevistas e debates com foco na população LQBTQIA+, além de informação e dicas culturais para deixar o fim de semana ainda mais colorido.

13h - Sala de Cinema 
Programação dos cinemas de rua do Estado, festivais e mostras audiovisuais, curiosidades e entrevistas e a cena musical que compreende a sétima arte.

13h30 - Histórias do Velho Oeste
Todo sábado, você ouve histórias de moradores da Zona Oeste do Recife. Histórias contadas por eles próprios, de superação, desafios e conquistas.

15h - Aldeias e Quilombos 
Em sintonia com a matriz afro-indígena de Pernambuco e do Brasil, incentiva a defesa e promoção da diversidade social, étnica e cultural que compõem o lugar onde vivemos. No instagram você encontra pelo @aldeiasequilombos.

16h - Reggae pelo Reggae 
O Reggae produzido em Pernambuco, no Brasil e no mundo você ouve aqui. Entrevistas, músicas e outras vertentes do ritmo também integram o programa.

17h - Obá Ko sò 
Um espaço para refletir sobre os direitos humanos e os saberes dos povos tradicionais de matriz africana e afro indígena, embalados pela sonoridade poética e musical produzida pelos povos afrodiaspóricos.

19h - Que Braba! 
Discussões sobre a múltipla produção cultural negra e periférica da região Metropolitana do Recife, conversas e muita música na sua sintonia.

20h - Oxente, Afrodite! 
Sexualidade, prevenção à ISTs, combate à intolerância e promoção da saúde e bem-estar estão em pauta no programa. Além disso, você ouve dicas de utilidade pública, músicas e entrevistas.

22h - Techtrônica
Techtrônica é um programa que fala sobre o universo da música eletrônica, trazendo informações, curiosidades, entrevistas e muita música.

Domingo

8h - Frequência Natural 
Agroecologia e diversas iniciativas e experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil estão em pauta todos os sábados, às 8h da manhã.

12h - Las Colores
Música e comunidade LGBTQIA+ latinoamericana nas ondas da 101.5 FM.

15h - Sr. Cinema
Um espaço para conhecer a memória do cinema, a história dos desbravadores da sétima arte e trilhas sonoras marcantes.

17h - Pedrada
Um espaço para o rock, com participações especiais. Entrevistas e apresentação de bandas que misturam o rock a elementos regionais.

19h - Obriganza Experiência 
Música experimental em suas mais variadas vertentes, mostrando sua influência na música contemporânea, a partir da descoberta de novos horizontes estéticos.

20h - PEsado - Lapada para todos os gostos 
Quebrando barreiras, o PEsado aborda racismo, machismo e política, além da ligação do metal com outros estilos.

21h - Audio Mundi 
Música produzida por artistas de todo lugar do mundo, com a influência do rock e do jazz. Canções com estilos musicais próprios e a produção contemporânea para você conhecer.

22h - Outra Fita - Vidas Sonoras
A cada entrevista você conhece o cenário multicultural da Grande Recife, ouvindo histórias sobre arte, entretenimento e cultura.


2019:

Toca o Terror - Veiculado em 2019
Todas as segundas-feiras, às 20h, o Toca o Terror apresentou críticas, debates e comentários sobre as trilhas e tudo o que rola no mundo do cinema de horror.

Mamas, Minas e Manas - Veiculado em 2019
Às terças-feiras, ao meio-dia, Janaína Serra apresentou o programa, que tratou de maternidade real, apresentou a produção cultural feminina e reuniu dicas sobre serviços para as mulheres. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Revista Brasil de Fato Pernambuco - Veiculado em 2019
Programa temático que aprofundou temas da atualidade com entrevistas, músicas, fala-povo, reportagens e charges sonoras, seguindo uma visão popular dos fatos cotidianos.

Vozes do Campo e da Cidade - Veiculado em 2019
Veiculado às quartas, o programa produzido pela ASA - Articulação pelo Semiárido, debatia e evidenciava as similaridades e diferenças das lutas das mulheres que vivem em meios urbanos e rurais. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Mulher Faz Política Todo Dia - Veiculado em 2019
Veiculado às quintas-feiras, o programa abordou assuntos relacionados à participação das mulheres na política e à presença do feminismo nas práticas cotidianas. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Músicas de Sexta - Veiculado em 2019
Todas as sextas-feiras, às 20h, o Músicas de Sexta apresenta uma nova playlist, com diferentes vertentes da música alternativa e da cultura pop.

Rádio Matraquinha - Veiculado em 2019
Veiculado aos sábados pela manhã e apresentado por Mariane Bigio e Cláudia Bettini, a Rádio Matraquinha reuniu música, literatura e informação para crianças de todas as idades.

Palavras no Ar - Veiculado em 2019
Márcia Cruz conduziu entrevistas com personalidades da cultura pernambucana, apresentando histórias da tradição oral dos cinco cantos do mundo, envolvendo crianças e adultos.

Cantando e brincando nas ondas do rádio - Veiculado em 2019
Tia Ilana trouxe contação de histórias, músicas e brincadeiras, apresentando o mundo encantado das crianças pelo buraquinho do seu rádio.

Pagode, Futebol e Batucada - Veiculado em 2019
O Pagode, Futebol & Batucada surgiu em 2010 nas redes sociais, apresentando uma dinâmica diferenciada para colocar em evidência o esporte e o estilo musical.

Verde, Amarelo e Vermelho - Veiculado em 2019
O programa, veiculado aos sábados, apresentou o Reggae produzido em Pernambuco e no Brasil. Cada episódio trouxe um artista/banda entrevistado, acompanhado pela execução de suas músicas de trabalho.

Manguetronic - Veiculado em 2019
Manguetronic é um programa de rádio que, desde 1996, na sua versão online, colocou em prática um preceito básico do movimento Mangue: o de reforçar o diálogo da música pernambucana em toda sua diversidade com a produção do resto do Brasil e do mundo.

Frevo do Mundo - Veiculado em 2019
O programa, veiculado aos domingos, trazia um bate-papo com artistas, compositores e maestros apresentando frevos que inspiraram e influenciaram suas criações musicais.

Caneca Boogie - Veiculado em 2019
O Caneca Boogie é um espaço dedicado a música negra, especialmente o "funk" e "soul", gêneros dançantes, emocionais e afirmativos.

Interdependente - Veiculado em 2019
O projeto tem a música como âncora e abordou assuntos ligados ao conhecimento em geral, comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, espiritualidade, saúde, ciência e outras artes.

Audio Mundi - Veiculado em 2019
Veiculado nas noites de domingo, o programa apresentou ao público em geral músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade de expressão, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music".


2018:

Bate Antena - Veiculado em 2018.2.
Como formigas que “batem antenas” para se comunicar, o Bate Antena promove o diálogo através de músicas e poesias. A cada programa, um assunto e um entrevistado. Ouça as edições.

Viola Caipira - Veiculado em 2018.2.
O programa, originalmente produzido com apoio de edital de Joinville, Santa Catarina, para a Rádio Educativa Udesc, apresentou artistas e elementos que permeiam o universo do caipira como a sua relação com a religião, o seu envolvimento com a natureza e os mitos que compõem o seu repertório.

Ganhando asas através da Comunicação e da Arte - Veiculado em 2018.2.
Voltado para pessoas com síndrome de down e necessidades cognitivas, o projeto foi desenvolvido  com alunos da Universidade Católica de Pernambuco, no intuito de fortalecer a cidadania dessas pessoas, através de uma experiência prática para integrá-los a um sistema acolhedor, que favoreça a expressão diante de suas realidades, com autonomia e protagonismo.

Rádio Na Real - Veiculado em 2018.2.
Projeto desenvolvido com alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, o Rádio na Real apresentou 9 programetes com temáticas ligadas ao fortalecimento e proteção dos direitos humanos.

Recife Lo-Fi - Veiculado em 2018 e 2019.1.
O Recife Lo-Fi ocupou a faixa de quinta-feira à noite. Apresentava lançamentos, entrevistas e novidades da cena musical independente, produzido e apresentado por Zeca Viana.

Samba de Latada - Veiculado em 2018 e 2019.1.
Apresentado aos domingos pela manhã por Josildo Sá e Lina Fernandes, o Samba de Latada apresentava um entrevistado a cada edição, além de um vasto repertório da música de Pernambuco.


Compartilhe