ícone face twitter instagram

No Ar

Segunda a sexta

9h às 12h - BR-101.5
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves pilota a programação, conduzindo os ouvintes com música, informação e conexão. 

17h às 18h - Relicário
De segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, Janaína Serra apresenta o Relicário, uma ode à beleza e à leveza nos fins de tarde.


Terça a Sábado

7h45 - Giro Nordeste
Noticiário que reúne informações dos nove estados do Nordeste, com o objetivo de aumentar a circulação do que acontece na região, promover novos debates e estimular a integração.


Segunda

8h - Solta o Frei
Conversas com especialistas, agenda semanal e discussões sobre mobilidade urbana, direito à cidade e democracia, tendo a bicicleta como astro principal.

8h30 - Hackeando o IP
Programa que pretende discutir mais amplamente sobre o desenvolvimento das tecnologias e os seus impactos na sociedade, de forma descomplicada e dinâmica.

12h - TPM - Tempo pra Mim #FaixaMulher
Programa apresentado por Priscila Xavier que apresenta dicas de autocuidado e entrevistas sobre a saúde do corpo e da mente.

18h - Viajando na Musica
Morando numa van-casa, carregando um estúdio e palco móvel, os artistas nômades Babi Jaques e Lasserre criaram o programa para compartilhar as descobertas e pesquisas musicais que coletam pelo Brasil imenso e profundo.

20h - Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes 
Programa para público geral com temas e conteúdos relacionados às visões e filosofias afroperspectivistas servindo como material pedagógico auxiliador para educadores/as na implementação das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08 nos espaços educacionais e culturais.

21h -  Toca o Terror
O programa volta em nova temporada para falar de cinema com foco no gênero fantástico. 


Terça

8h - Isto é Choro, Meu Bem
Programa com execução musical, entrevistas, agenda cultural e informativo em geral. Um programa dedicado à música brasileira, em especial ao gênero Choro, com destaque para a cena do Choro da Região Metropolitana do Recife.

15h - Pegando o Bigu!
O Pegando o Bigu! visa pautar o ativismo dos direitos humanos no Recife, Pernambuco e Nordeste, a partir de notícias, entrevistas e quadros com o que tem sido discutido na cidade pela atuação da sociedade civil. A proposta é que as próprias organizações e movimentos possam se informar sobre novidades do terceiro setor, mas também que o próprio público se informe e se engaje pela sustentabilidade dos movimentos e organizações sociais do Recife.

20h - Oba Kò So: Ofò y Oríns
É um projeto que busca proporcionar aos ouvintes da Frei Caneca FM momentos de reflexão sobre os saberes dos povos tradicionais de religião de matriz africana e afro indígena, a partir da sonoridade poética musical preservada e produzida pelos afros diaspóricos.


Quarta

8h - Raízes do Fole
Apresenta o universo dos aerofones, instrumentos que produzem som através do ar em vibração. A série mostra como os "foles" - designação popular aos acordeões (ou sanfonas), bandoneons e diferentes tipos de gaita - se inseriram na tradição de diversos países, sempre com ampla aceitação popular. 

12h - Mulheres na Frequência #FaixaMulher
Programa de rádio sobre música e informação, voltado para divulgação de trabalhos e produções realizadas por mulheres.

18h - Playlist Peixe Voador
Caracteriza-se essencialmente como uma ação de valorização da música independente de Pernambuco para promover a circulação de conteúdo músico-cultural do Estado de maneira abrangente, inclusiva e descontraída.

21h -  Rádio Brumas
Apresenta a diversidade musical brasileira dos estilos Pós Punk, Dark Wave e New Wave, resgatando bandas que fizeram carreira nas décadas passadas, principalmente nos anos 80 e também bandas atuais.


Quinta

20h - Aldeias e Quilombos
É uma proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020, incentivando a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

21h -  CINEstesia
Programa que aborda as múltiplas relações do som com a imagem no cinema e outros formatos audiovisuais. Som, aqui, entendido não apenas como trilha sonora no sentido convencional, mas, também, como “ruídos” ambientes, diálogos e outros materiais usados como força expressiva.


Sexta

8h - Vitrola

O Programa Vitrola é destinado a tematizar ou contextualizar os nossos diferentes gêneros musicais nas suas fases: “heroica”, “transição”, “ouro” e contemporânea. 

12h
Mulher na Caneca 
#FaixaMulher
Entrevistas, debates, músicas e análise das principais notícias sob uma perspectiva feminista, comandado pelas jornalistas - e feministas - Clareana Arôxa e Inamara Mélo.

15h
Giro Nordeste Entrevista

Ancorado por Juraci Santana, jornalista da TVE Bahia, conta com a participação de jornalistas nos demais Estados. Além da Bahia, o Giro Nordeste é exibido em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo.

18h - Audio Mundi
Se destina a apresentar músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music". A cada edição apresentam um tema diferente, trazendo aspectos relacionados e selecionando músicas que estão dentro do assunto, sejam eles as trilhas de filmes “blaxploitation”, o jazz polonês ou o rocksteady jamaicano.

20h - Universos Hip-Hop
Visa compartilhar com o público conteúdo relacionado ao vasto universo do hip-hop em suas variadas expressões, seja na música, no grafitti, na dança e cultura de rua como um todo, englobando ainda o skate e basquete de rua.

21h -  Oxente, Afrodite
Programa sobre sexualidade humana com notícias, entrevista, Dica Preciosa (serviço gratuito para a população do Recife) e quadro musical.

Sábado

8h - Vozes Inclusivas
É uma rádio revista de informação. Alterna os seguintes conteúdos: notícias e entrevistas sobre inclusão e acessibilidade; depoimentos de pessoas com deficiência que relatam suas histórias profissionais e pessoais; dicas sobre defesa e garantia de direitos do segmento de pessoas com deficiência; e blocos musicais com uma seleção da MPB. O programa é totalmente produzido e apresentado por pessoas cegas ou com baixa visão.

9h - Cantando e Brincando nas ondas do rádio
Programa infantil que traz a participação de crianças do CEPOMA e organizações da sociedade civil (OSC) do Recife, visando promover a educação para mídia, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz a temas e pautas de interesse das crianças através dos quadros do programa.

10h - Palavras NO AR
Através de contações de histórias e entrevistas, o programa trata questões da memória coletiva e ancestralidade para crianças. Nesta segunda temporada busca visibilizar biografias de 45 mulheres que mudaram o curso da história e dar voz, por meio de entrevistas, para outras mulheres que, igualmente, nos inspiram.

10h30 - É Conversa de Criança, Sim!
Pretende levar para o público infantil discussões e explicações de assuntos que os adultos não costumam conversar com as crianças por acreditarem que não são adequados ou necessários de serem tratados na infância, como morte, violência doméstica, negritude, sentimentos, liberdade de expressão, brincadeiras livres de gênero, famílias LGBTQIA+, entre outros.

19h - Forropodó
Se propõe a ser um espaço de memória jornalística e documental sobre o forró eletrônico, subgênero do forró, que completou três décadas de existência em 2020. Destacando os artistas e as bandas fundamentais para a construção do segmento, o Forropodó relembra histórias, entrevista personalidades da cena, detalha fatos marcantes, discute as diferentes gerações do movimento e executa hits importantes do gênero.


Domingo

9h - Lab 101
O Lab 101 é um espaço dedicado à difusão dos trabalhos produzidos nas universidades.

10h - Batucada
Todos os domingos, das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil.

12h - Tabaquice Nossa
Programa semanal elaborado e executado por adolescentes estudantes de escola pública. Aborda questões sobre dissidências sexuais e de gênero pela perspectiva da vivência escolar.

15h - Som da Liberdade
Cada episódio traz a história e as músicas de um artista latinoamericano que tenha contribuído pela defesa da democracia através de suas canções, além de uma matéria sobre o país do cantor homenageado.

19h - Obriganza Experiencia
Nesta nova temporada, o programa dá continuidade à pesquisa e divulgação da música experimental em suas mais variadas vertentes (eletroacústica, improviso, noise rock, avant-garde, eletrônica, etc) apresentando e entrevistando outros artistas emergentes e consagrados da crescente cena pernambucana e brasileira.

20h - Pesado - Lapada para todos os gostos
Programa focado na cena da música pesada, em especial a pernambucana, suas conexões com outros gêneros musicais e temas contemporâneos, com entrevistas, depoimentos e músicas.


Confira a Programação Especial da Frei Caneca FM


Compartilhe