ícone face twitter instagram

Faixa Infantil nas Manhãs de Sábado na 101.5

18.03.22 - 13H37
Faixa Infantil nas Manhãs de Sábado na 101.5

Por Carlos Eduardo

Todo sábado, pela manhã, a 101.5 apresenta a Faixa Infantil da emissora. Contando com três programas produzidos pela Sociedade Civil, através do Edital de Ocupação da Frei Caneca FM 2021 - 2022, a criançada pode curtir, se divertir e aprender muito acompanhando pautas relevantes como Cultura, Educação, Saúde e muito mais. 

A partir das 9h da manhã, “Cantando e Brincando Nas Ondas do Rádio”. Já às 10 horas, tem estreia do “Palavras no AR - Elas Por Elas'' e finalizando a programação especial para os pequenos e pequenas na manhã de sábado, chega o programa “É Conversa Para Criança, Sim!”.
 

SEXTA

Trazendo um dos sucessos da “era do Rádio Brasileiro”, o Programa Vitrola, a partir das 8h, desta sexta é dedicado ao centenário de nascimento de Nora Ney, artista de voz grave, afinada, cheia de ritmo e de um repertório com sua personalidade profissional, que tornou-se referência no samba-canção. 

O Mulher na Caneca, às 12h, repercute o início do governo feminista chileno e o papel das mulheres na construção da nova sociedade. Quem estará conosco é a jornalista Guilliana Bianconi, correspondente brasileira que estava no Chile, no dia da posse do novo governo.

Escritor e autor de grandes clássicos como “A ilha” , “Olga” , “Os últimos soldados da Guerra Fria” , “Chatô” , e seu mais recente livro é a biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o premiado jornalista Fernando Morais, trás para o debate no Giro Nordeste desta sexta, às 15h, nomes de grandes personagens e momentos da história do Brasil. 

O Relicário desta sexta, às 17h, apresenta “Poemas Malditos”, uma produção inédita  para o ouvinte da rádio pública do Recife, que acompanha as poesias na voz de Janaína Serra.

A partir das 18h, o Audio Mundi entra no ar falando sobre a Rumba Congolesa, a maior riqueza do povo congolês, ocultada no país por causa dos conflitos, corrupção e pobreza extrema que assolam a República Democrática do Congo.   

SÁBADO

Além de muita música para a criançada, o Cantando e Brincando nas Ondas da Rádio, neste início de final de semana, às 9h, fala sobre a importância da vacinação infantil contra a covid-19, para o papo do dia foi convidada a Dra. Ana Carolina Cavalcanti, médica da emergência pediátrica do Hospital da Restauração e da UTI pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz de Pernambuco.

Com um papo sobre cultura, o Palavra NO AR, a partir das 10h estreia seu primeiro episódio da temporada “Elas por Elas”, onde serão trazidas histórias de personagens femininas importantes para o cenário cultural pernambucano. O programa desta edição trata da trajetória da atriz, produtora cultural e jornalista, Edivane Batista, que durante a infância esteve em contato com discursos culturais, além de fazer uma ressalva da importância que é ter tido esse contato com o ambiente das artes. A entrevista da faixa é com a também atriz e produtora cultural Paula de Renor, dando dicas para crianças que desejam seguir a carreira das artes.

No segundo programa desta edição do É Conversa pra Criança, Sim!, às 10h30, aponta as tradições populares focando especialmente no Nordeste — como é o caso da obra Baile do Menino Deus, de autoria de Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima — . A criançada ainda aprende o conceito de tradição e cultura, e acompanha um papo legal com o autor Ronaldo que fala sobre as transformações que ocorrem ao longo dos anos na cultura e a sua importância.   

Estreando às 15h deste sábado, o Andei Meio Mundo, faz uma viagem ao Haiti para conhecer sua história, cultura e músicas. O convidado da vez será o vocalista da Banda Vício Louco, Dedesso, que discute sobre a versão da música Obsesión do Grupo Aventura no quadro Dale, trazendo versões originais e traduzidas do espanhol para o brega pernambucano.

No programa desta semana do Forropodó, às 19h, aponta todos antecedentes, desenrolares e detalhes da espetáculo que parou o Recife e gerou um registro audiovisual que completa 14 anos de lançamento nesta semana da gravação do 3º DVD da Calcinha Preta, no quadro “Aconteceu na Capitá”. Além deste quadro, há também a estreia do quadro “Especial Versões”, com clássicas releituras forrozeiras de hits internacionais.  

DOMINGO

O Lab 101  neste início de domingo, às 9h, apresenta o primeiro episódio do Misticast "Idade Média, Inquisição e Bruxaria", um projeto de extensão do grupo de mídias sonoras do núcleo de design e comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco.

As produções são orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquita, e envolvem uma equipe de mais de 20 alunos, que trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O episódio narra a trajetória da inquisição na Europa, como ela afetou mulheres e pessoas de religiões não cristãs e a repercussão desse período histórico na sociedade em que vivemos hoje. Produção das alunas Rauani Vasconcelos, Bárbara Aragão e Roseane Vasconcelos.

A partir das 10h, o ouvinte da Frei Caneca FM acompanha o Batucada, que faz homenagem nesta edição de domingo ao grupo Demônios da Garoa.  Banda Brasileira, surgida em 1943, que foi considerado como uma personificação dos movimentos socioculturais da época. Sua reputação foi construída cantando samba durante 7 décadas, tornando-se o grupo mais antigo da América latina como um membro do livro Guinness World Records Brazil. Junto a homenagem, o repertório do programa também é composto por Gal Costa, Revelação, Dinah Santos, Chico Buarque e muitos mais.

Em seu segundo episódio da temporada, o Tabaquice Nossa, a partir das 12h, debate sobre descoberta e auto afirmação, pautando como os corpos dissidentes são observados e abordados na sociedade, principalmente nas escolas com a cultura do bullying.

Deslocando-se até a Argentina, particularmente na terra de “La Negra” para falar de Mercedes Sosa, o Som da Liberdade entra no ar às 15h deste domingo, apresentando as primeiras influências da artista no ambiente familiar, a escolha das canções populares e a luta na resistência à ditadura. Além disso, a faixa de entrevista do programa conta com a biógrafa Anette Christensen e a dupla que gravou com Mercedes, Kleiton e Kledir.

O Obriganza Experiência  é sobre a Rádio Lelé, um projeto de arte terapia e educomunicação que resultou no disco criado por pacientes de hospitais psiquiátricos, reverberando vozes manicomializadas. Para entender o processo e conversar sobre o sistema manicomial convidamos o educomunicador Rabay.

Finalizando o domingo de programações, às 20h, o Pesado desenterra dos escombros do punk, um dos estilos de rock mais trevosos, o gótico, importante gênero que promoveu o nascimento de Bauhaus, Joy Division e Siouxsie and the Banshees, e sua influência na música pesada.  

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe