ícone face twitter instagram

Dia de África é destaque na programação da Frei Caneca FM

20.05.19 - 10H50
Foto: Jack Zalium | www.flickr.com/kaiban | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC 2.0

Foto: Jack Zalium | www.flickr.com/kaiban | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC 2.0

Comemorado no dia 25 de maio, o Dia de África - também conhecido como Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África - é tema do #DebatesCulturais no Revista Difusora desta segunda-feira (20). Os convidados são o psicólogo guineense radicado em Pernambuco, Lássana Danfa, o  escritor e poeta, Lepê Correia, e a professora da UFPE, Luíza Reis, que debatem sobre a perspectiva cultural no continente africano. Ao longo da semana, o apresentador Patrick Torquato recebe convidados ligados à música e cultura. Na terça (21), fala sobre a inauguração da Casa do Derby, novo espaço cultural da cidade, na quarta (22), uma conversa sobre o espetáculo Um Minuto Para Dizer Que Te Amo, a exposição e lançamento da revista Propágulo 3, e na quinta (23), o papo será acerca da vivência com uma das maiores contadoras de histórias da cultura afro-brasileira, a Ebomi Cici. As entrevistas começam sempre às 18h.

O Salada POP vem recheado de informação e prestação de serviço, com a apresentadora Luizy Silva. Na segunda-feira (20), Murilo Dayo, fotógrafo, fala sobre a exposição fotográfica IYA's, que retrata a dinâmica de duas mulheres negras e mães de santo. Com atividades distintas, a maior ligação entre elas é o amor, respeito e a dedicação ao Orixá. Na terça-feira (21) estão em pauta os desafios para a ciência no Brasil, avanços e dificuldades. Os convidados são Aluísio Lessa, atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, e Raul Emídio, doutorando bolsista no Aggeu Magalhães. Quarta-feira (22) as informações são sobre as atividades de orientação e formação da Semana do MEI (Microempreendedor Individual). Já na quinta-feira (23) o Conselho Regional de Fonoaudiologia estará presente para tratar da apraxia ou atraso da fala, disfunção que acomete crianças e adultos. Encerrando a semana, na sexta-feira (24), o Salada POP recebe a Drª. Hélia Viegas Silva, juíza na Primeira Vara da Infância e Juventude da Capital, para falar sobre o Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, com foco na atuação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Pernambuco (CEJA-PE) e do trabalho de busca ativa por adoção.

Faixa Mulher
A Faixa Mulher da emissora é exibida de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia, com reprise às 21h. Abrindo a programação da faixa, o TPM - Tempo Pra Mim de segunda-feira (20) recebe a psicóloga Kátia Brandão. Ela fala sobre o Grupo Terapêutico das Pretas, um espaço de autocuidado para mulheres negras, além de trazer para o debate como se constrói e mantém um atendimento psicoterapêutico antirracista.

O despacho ministerial que quer impedir o uso do termo ‘violência obstétrica’ é mais uma das várias tentativas de silenciamento que as mulheres sofrem todos os dias. Puerpério, assédio, sexo… a lista de assuntos “proibidos” é longa. O Mamas, Minas e Manas desta terça-feira (21) recebe cinco mulheres que, cheias de coragem e empatia, lutam para que outras não se calem.

Mulheres na Cultura é o tema abordado pelo Vozes do Campo e da Cidade na quarta-feira (22), com a participação da poeta Daniela Bento e de Cynthia Falcão, realizadora e diretora de audiovisual. Em discussão, o direito de produção e acesso à cultura, previsto na Constituição brasileira e que reflete a identidade cultural de um povo.

Se antecipando ao 28 de maio, dia de combate à mortalidade materna e dia internacional pela saúde da mulher, Bia Paes e Daiane Dultra do Mulher Faz Política Todo Dia recebem Júlia Amorim, antropóloga, feminista, e militante pelos direitos sexuais e reprodutivos da mulher, para tratar do assunto. É na quinta-feira (23), ao meio-dia.

Programação Semanal
A nostalgia toma conta do programa Toca o Terror nesta segunda-feira (20), às 20h. Os apresentadores falam sobre alguns dos melhores filmes de horror da década de 90. Além de dar dicas de filmes daquele período, o programa ainda apresenta uma entrevista com Gabriela Amaral Almeida, diretora do filme "A Sombra do Pai", em cartaz nos cinemas do país.

Terça-feira (21), o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com o cantor e compositor Fred 04 sobre música e política no Brasil. A conversa mergulha por períodos como o da ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970, o surgimento do Movimento Manguebit em Pernambuco, na década de 1990, além dos contextos contemporâneos no país. O cantor carioca Jonas Sá é o entrevistado da semana no Vozes do Brasil, apresentado na quarta-feira (22), às 20h.

O Músicas de Sexta (24) traz uma playlist montada em cima de clipes que marcaram a cultura pop - e as nossas vidas. De obras clássicas - de um períodos de enormes limitações tecnológicas - a clipes novos que são verdadeiros curta-metragem, falam de artistas e diretores que sempre enxergaram nessa linguagem uma forma particular de fazer música e arte.

A Rádio Matraquinha deste sábado (25), às 8h, fala sobre a história, a natureza e as curiosidades de uma das praias mais conhecidas do litoral sul pernambucano, Porto de Galinhas. Em seguida, às 8h45, o Palavras no Ar viaja para a cidade de Basra, no Iraque, com a história “A bela Fahima”. A narrativa conta a história de inteligência e beleza da jovem Fahima, que é pretendida em casamento pelo príncipe de Basra. Quem ouve esta história com a apresentadora Márcia Cruz é a jornalista e pesquisadora Maria Alice Amorim. A pauta da entrevista adentra pela poesia de cordel. Encerrando a programação infantil o Cantando e Brincando nas ondas do rádio conversa com a fisioterapeuta Denise Suassuna, que integra o grupo de meditação Sahaja Yoga, sobre a prática de meditação para crianças, em recordação ao dia do silêncio, celebrado em 7 de maio.

O Verde, Amarelo e Vermelho deste sábado entrevista, às 16h, dois seletores de Recife, Ewerson e Jah Léo, responsáveis pelo Vietcong Promotion e Leão Conquistador, e batem um papo sobre a cultura do soundsystem. Às 18h, o Lab 101 exibe o radiodocumentário Apenas Mulher, das concluintes do Curso de Jornalismo da Uninabuco, Eloíse Veiga e Ítala Alves, que retrata, sem preconceitos, os caminhos e motivos que levam mulheres de diferentes classes sociais à prostituição. Também de estudantes da Uninabuco é o Programa Café e Conversa, que traz uma entrevista com a psicóloga Andréa Novaes, sobre o uso abusivo de redes sociais. Às 21h, entra no ar o Manguetronic, uma dose semanal de lama, caos e ruído, trazendo, entre outros artistas, Premeditando o Break, Karina Buhr, ComboX, Beth Carvalho e Mombojó.

Agitando a manhã de domingo (26), às 10h, Iara Lima traz no Batucada uma seleta musical variada, com Grupo Raça, Roberto Ribeiro, João Donato, Leci Brandão e muito mais. No bloco de samba autoral pernambucano você curte sons de Jorge Riba, Selma do Samba e Paulo Vinicius Sultanum. Às 16h, o Caneca Boogie faz uma homenagem à Otis Redding, cantor de soul norte-americano conhecido por seu estilo passional e pelo sucesso póstumo "The Dock of the Bay". Chegando às 20h, o Interdependente - música e conhecimento propõe uma discussão sobre ética, numa conversa com o professor da USP e ex-ministro, Renato Jatene. Na trilha sonora, o pernambucano André Mussalém e a dupla paraibana, Som de Luna. Em seguida é a vez do Audio Mundi que trata da música eletrônica e apresenta como os sintetizadores foram usados na produção musical, desde o início dos anos 1920, quando foi desenvolvido o Teremim, um dos primeiros instrumentos musicais totalmente eletrônicos.

* Os programas Recife Lo-fi, Pagode, Futebol e Batucada, Samba de Latada e Frevo do Mundo não serão veiculados esta semana.


Compartilhe