ícone face twitter instagram

Centenário da Semana de Arte Moderna é destaque no Fim de Semana da 101.5

18.02.22 - 10H30
"A Estudante": pintura de Anita Malfatti, uma das mais importantes artistas da Semana de Arte de 1922. Foto: Reprodução/Instagram

"A Estudante": pintura de Anita Malfatti, uma das mais importantes artistas da Semana de Arte de 1922. Foto: Reprodução/Instagram

Por Alex Carvalho

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco histórico e político na cultura brasileira. O evento foi o berço de um dos movimentos artísticos mais importantes do Brasil: o Modernismo. 

Entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, artistas consagrados como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Menotti Del Picchia, Heitor Villa-Lobos, dentre outros, se reuniram no Theatro Municipal de São Paulo, em busca de novas ideias e conceitos artísticos, trazendo uma maneira mais livre de se expressar. 

Um dos nomes mais importantes desse movimento é Anita Malfatti. Ela foi uma das artistas mais simbólicas da vanguarda nacional; seu trabalho assinalou uma mudança no universo das artes visuais, sendo considerada uma das primeiras artistas modernistas brasileiras. A Semana de Arte Moderna de 1922, sua importância e influência são pautas do Mulher na Caneca desta semana.

SEXTA

O Mulher na Caneca desta semana debate o legado da Semana de Arte Moderna de 1922, a visão que influenciou a artista modernista pernambucana, Tereza Costa Rego e apresenta uma análise contemporânea sobre o evento que revolucionou as manifestações culturais no Brasil. Com as jornalistas Olívia Mindêlo e Joana Rozowykwiat. 

O brutal assassinato do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe num quiosque no Rio de Janeiro chocou o país por sua crueldade. A situação de milhares de refugiados no Brasil e pelo mundo serão temas da entrevista com Luiz Fernando Godinho, no programa Giro Nordeste. Luiz Fernando é porta-voz no Brasil do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), tendo atuado nas respostas de emergência às crises de refugiados do Sudão do Sul, da Colômbia e da Venezuela. A partir das 16h.

No Relicário, às 17h, Janaína Serra traz Poetas pernambucanos Contemporâneos. Katarine Araújo, Manuella Melo, Fred Caju, Maju Cavalcanti, Jorge Lopes e Suelany Ribeiro fazem parte do cardápio literário do dia.

SÁBADO

Começando o fim de semana, na 101.5 FM, às 10h, Forró Para Todos, vem trazendo uma seleção de grandes sucessos de forró, nas vozes de Siba, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Nádia Maia, Renata Arruda e muito mais.

E a tarde, a partir das 16h, o Baião de Dois, chega com músicas do Maracatu Leão Coroado, Galvão Filho, Luiz Muriçoca, dentre outros. Além de um bloco dedicado a Cantos de Terreiro, gravados em terreiros e roças nordestinas em que é possível ouvir as vozes de várias lideranças religiosas. Também um bloco musical todo dedicado a Ciranda, com as vozes de Severina Baracho, Lia Itamaracá e Paulinho da Viola.

DOMINGO

O Lab 101 traz a primeira parte de Sistema em Colapso: O reflexo da Pandemia do Coronavírus entre os grupos mais vulneráveis da região metropolitana do Recife; A série de reportagens em rádio expõe como grupos sociais que são marginalizados há anos, pela sociedade, poder público e privado, tiveram, e continuam tendo, durante o contexto da pandemia, um agravamento de problemas socioeconômicos, históricos e culturais. A produção de Beatriz Albuquerque para disciplina de TCC do curso de jornalismo da UNICAP,  sob orientação da Professora Andrea Trigueiro; 

O Batucada vem às 10h, com muito samba nas vozes Leci Brandão e Alcione, Clara Nunes, Dinah Santos, João Nogueira, Art Popular, e muito mais. E a homenagem da semana vai para o cantor e compositor Caetano Veloso. Iara Lima faz uma viagem pelos sambas compostos pelo baiano. 

Às 16h, o Amplifica exibe uma apresentação de Marcello Rangel, cantor, autor e violonista pernambucano. Ao lado do guitarrista Angelo Mongiovi, Marcello traz canções do álbum "Quanto Mais Eu Vou, Eu Fico" e algumas inéditas, apresentando mais do que um show em duo, mas um registro caloroso entre amigos, realizado em meio à pandemia.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe