ícone face twitter instagram

101.5 convida para curtir muita música, poesia e radionovela

14.01.22 - 16H09
Cena do filme “O Casamento de Clarice e Bataille”, inspiração para a radionovela exibida no LAB 101 (Reprodução/Internet)

Cena do filme “O Casamento de Clarice e Bataille”, inspiração para a radionovela exibida no Lab 101 (Reprodução/Internet) 

Por Priscila Xavier


A programação do fim de semana na 101.5 começa animada, convidando os ouvintes a afastar o sofá da sala e forrozar bastante com o Forró para Todos, que começa às 10h deste sábado (15). São duas horas com muito forró, trazendo sucessos de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Nando Cordel, Jorge de Altinho e Genival Lacerda, entre outros artistas.

No fim da tarde, às 16h, tem edição inédita do Baião de Dois que, assim como o Forró para Todos, é uma parceria da Frei Caneca FM com emissoras públicas do Nordeste. Neste sábado tem samba rural, samba de caboclo e samba de roda baianos, intérpretes maranhenses, como Cláudio Pinheiro e Fátima Passarinho, a banda pernambucana Comadre Fulozinha e Zé Brown; a intérprete paraibana Cida Alves e o grupo Gatunas, também do estado vizinho.

Ao longo do sábado, os ouvintes curtem ainda a seleção musical de Lorena Fragoso, que preparou blocos de frevo, samba, coco, música instrumental, cumbia, rap, e, claro, muito som de Pernambuco.


DOMINGO

Às 9h, o Lab 101, espaço destinado à produção universitária, a Frei Caneca FM começa a veicular radionovela "O Casamento de Clarice e Bataille", uma produção derivada do filme homônimo, dirigida pelas artistas Aline Dias e Júlia Amaral. A trilha sonora da radionovela foi produzida por alunos do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS), sob coordenação do professor Marcus Neves, do curso de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Serão cinco episódios que os ouvintes podem prestigiar a partir deste domingo (16). Rejeitando uma estrutura narrativa convencional, a radionovela coloca em questão o termo que a intitula: o casamento, que, neste caso, excede o contrato social, amoroso ou físico e é pensado como experiência literária, partindo da ideia de aproximação conceitual e ficcional entre os escritores Clarice Lispector e Georges Bataille.

O Batucada, produzido e apresentado por Iara Lima, faz uma homenagem a China Sambay, a partir das 10h. Nascido em Pesqueira (PE), China cresceu no bairro de Joana Bezerra, no Recife. Começou a trajetória musical em escolas de samba das redondezas e o primeiro instrumento que aprendeu foi o tamborim. Ao longo dos anos, acumulou passagens pela Gigante do Samba, Grupo União, Somos 6, Samba Nosso, Grupo S, Nova Era, Clima Tropical e o Grupo Terra; atualmente, investe na carreira solo.

Além dessa homenagem, tem sucessos de Elza Soares, Chico Buarque, Leci Brandão, Cartolinha, Taiguara Borges, Martnália, Ely Peroais e outros. O Batucada vai ao ar de 10h ao meio-dia.

No Amplifica, às 16h, tem Gilú Amaral celebrando 25 anos de percussão. Como produtor cultural, compositor, curador do Circuito Aurora Instrumental e fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda, Gilú contribui ativamente com a produção da música brasileira e firma parcerias com artistas e grupos importantes da cena pernambucana.


SEGUNDA

O BR-101.5 é veiculado de segunda a sexta, das 9h ao meio-dia, com apresentação de Gabriele Alves e produção de Marcela Cavalcanti, interligando paisagens e pessoas através das estradas da cultura. Os ouvintes podem participar enviando sugestões e pedidos musicais durante o horário do programa pelo WhatsApp (81) 99488-6842.

Na sequência, ao meio-dia, tem edição inédita e ao vivo do TPM - Tempo Pra Mim. A convidada desta segunda-feira (17) é Liv Monteiro, terapeuta da saúde da mulher e produtora cultural. O tema é a soberania alimentar e saúde da mulher.

Entrevistas anteriores podem ser conferidas pelo canal do YouTube da Frei Caneca FM, bem como nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Castbox, Google Podcasts, Anchor e Mixcloud.

Às 17h, Janaína Serra convida os ouvintes para abrir seu Relicário, em uma ode à beleza e leveza para os fins de tarde do Recife. Leveza, inclusive, é o tema desta segunda-feira. O programa tem trilha sonora composta por Isaar, Alice Caymmi, Liniker, Samico e Mãeana; traz, ainda, declamações de Renata Pimentel (“A Menina Improvável”) e Thays Albuquerque (“O que os olhos (não) podem ver”).


Conheça mais sobre as poetas e escritoras:

Thays Albuquerque é professora, poeta, escritora, negra e feminista. Nasceu no Recife, em 1986, e vive no trânsito entre Pernambuco e Paraíba desde 2011, já que é professora universitária de Literaturas Hispânicas na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Em 2020, concluiu o doutorado em Letras, Teoria da Literatura, na Universidade Federal de Pernambuco. É integrante do Ariel Coletivo Literário, uma das articuladoras do projeto As Poetas do Pajeú e do Podcast Tramando. Entende a literatura de forma plural, como manifestação cultural cultivada nos mais diferentes espaços e por todo tipo de gente, e vivencia a poesia como uma postura diante da vida.

Renata Pimentel é bacharela em Letras, com mestrado e doutorado em teoria literária pela UFPE. Atualmente é professora associada de literatura e estudos literários na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou “Uma lavoura de insuspeitos frutos” (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista” (ed. Confraria do Vento, 2011), além de diversos artigos em periódicos e capítulos de livros. Em poesia publicou “Da arte de untar besouros” (ed. Confraria do Vento, 2012) e “Denso e leve como o voo das árvores” (ed. Confraria do Vento, 2015). Ainda acumula alguns tantos contos e outras tantas dramaturgias nas nuvens de um mundo cibernético.

Os ouvintes também podem participar ativamente do Relicário através do WhatsApp (81) 99249-2199. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, com produção de Beatriz Guglielmelli.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, de qualquer lugar do mundo.


Compartilhe