ícone face twitter instagram

Relicário celebra vida e arte de Manoel Constantino

20.10.23 - 08H29
Relicário celebra vida e arte de Manoel Constantino

(Foto: Luiz Rodolfo Libonatti)

Por Beatriz Guglielmelli

Nesta sexta-feira (20), a FCFM transmite o especial do programa Relicário dedicado ao poeta, ator, diretor de teatro e jornalista Manoel Constantino, que aniversaria no mês de outubro e, agora em 2023, celebra 50 anos de teatro. 

Nascido no município alagoano de Santana do Ipanema, Manoelzinho, como é melhor conhecido, se mudou para a capital pernambucana aos 15. Com o aniversário, outras vias na estrada de sua vida se alongaram: além das cinco décadas de premiada contribuição à arte do teatro pernambucano como ator, já se vão 38 anos como diretor. Na divulgação da vida cultural local, seu blog Agenda Cultural do Recife, o qual edita com equipe igualmente apaixonada, chega aos 28 anos de atividade. Como escritor, se somam nada menos do que 43.

O especial foi gravado no Teatro Santa Isabel, palco da primeira apresentação de Manoel no Recife. Janaína Serra, apresentadora do Relicário comenta “O programa é uma homenagem a trajetória de Manoelzinho, a dedicação e a luta dele pela arte. Ele é um artista que se expressa pelo teatro, pelo cinema, pela literatura.. O que temos neste especial são as histórias dele, a relação dele com o sertão, a relação de amor que ele criou com Recife, com as pessoas daqui, com os artistas daqui. É uma celebração à vida e a arte dele.”  

O especial vai ao ar nesta sexta, às 17h. Você pode sintonizar pela 101.5 FM ou pelo nosso site. 

SEXTA


Nesta sexta-feira (13), às 8h, no Viajando na Música, Babi Jaques e Lasserre, a dupla de artistas nômades que mora num motorhome, leva o ouvinte para um passeio para conhecer outros nômades musical e músicas que tenham a estrada como conceito. No quadro "Paradinha",  o programa recebe a dupla de músicos itinerantes e produtores de conteúdo Bardo e Fada, diretamente de São Thomé das Letras. No quadro "Recife, meu lugar", o destaque é para o trabalho de Marcelo Rangel.  Ainda tem músicas de Dominguinhos, Cao Laru com Luiz Ga, Bárbara B, Roger Vambora, Las Forasteras, Jac e Roxana, Bardo e Fada e Dona Zefinha.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, Luizy Silva apresenta a Transmissão da Hora do Frevo com Augusto Silva & Frevo Novo. 

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com o escritor recifense Marcelo Peixoto.

Às 20h, no BR-101.5, Gabriele Alves apresenta o especial “Deu Molly” com uma programação especial de esquenta com o line-up do Festival Coquetel Molotov. 

SÁBADO

Neste sábado (14) tem mais Faixa Infantil na FCFM! Às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio está cheio de informação e curiosidade sobre as invenções do mundo e seus inventores. Você já teve vontade de inventar alguma coisa? Se sim, o que gostaria de inventar? O programa conta quem inventou a luz elétrica, o avião e quem foram os inventores da geladeira e da pilha. Tudo porque as invenções mudaram a história da humanidade durante os anos e ainda muda. Tem um pouco da história do brasileiro ilustre que voou pela primeira vez, sim, o Santos Dumont, e quem vai falar sobre ele é nossa fadinha encantada, a Estrela. Também tem a história divertida sobre um homem que inventava mil coisas, mas não dava muito certo, até que ele consegue inventar um relógio que faz voltar no tempo e... para saber, tem que ouvir o quadro “Na onda da história”, comandado pela tia Ilana Ventura. No quadro “Telefone com fio”, o papo é com a professora de história, Suzanne Araújo, que fala da importância das invenções no decorrer do anos, e como a gente não pode viver sem elas. Sobre as invenções atuais, que são importantes para toda a sociedade, as crianças do Procriu, o projeto Criança Urgente, conversaram ao vivo com os professores, pesquisadores e engenheiros do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Ângelo Costa e Frederico Duarte. 

E às 10h, o Arruaça vai atrás de um filme pra assistir todo mundo junto. No caminho, tem um encontro com Amanda Ramos, cineclubista há 16 anos. A equipe também dá uma passadinha no Cine7mocambos até chegar no Cine Cajá com Felipe dos Santos. Será que vai dar tempo de assistir um filme? 

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos resgata a história da comunidade Conceição das Crioulas, onde a ancestralidade de liderança forte passa de geração a geração e segue resistindo ao descaso do poder público com as reais necessidades da comunidade. A chegada de seis negras, possivelmente escravizadas libertas, ao sopé da Serra do Umã marca a fundação de Conceição das Crioulas, comunidade remanescente de quilombo localizada no município de Salgueiro, sertão do estado de Pernambuco, a 550 km da capital Recife. Essa história narrada pelos mais velhos, uma vez que documentos escritos são bastante escassos, vem sendo reconstruída desde a década de 1980. Com uma história que data do início do século 19, o quilombo é local de luta, resistência e organização social e política constantes. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (15), às 8h, no Frequência Natural o ouvinte conhece um pouco da história do Movimento Camponês Popular (MCP), uma organização que tem como missão promover a valorização do campesinato e lutar por justiça social no campo brasileiro. A equipe bate um papo com Maria e com Pâmela para entender como o MCP empodera as comunidades rurais, defende a soberania alimentar e se opõe ao modelo predatório do agronegócio.

A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa apresenta O Dvd Terra 30 . E ainda, o ouvinte confere clássicos do samba e músicas de vários artistas locais, imperdível!

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego conversa com a jornalista independente Eduarda Nunes, que conta da sua experiẽncia na produção jornalística independente a partir da sua participação na Agência Retruco e Favela em pauta. Na coluna “Aqui se respira lucha”, Gus Cabrera leva o ouvinte para a Venezuela para conhecer a história do site de comunicação alternativa aporrea.org. 

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, no Giro Nordeste deste domingo, às 19h, a conversa é com conversa com a médica Oncologista Clarissa Mathias sobre a importância do autocuidado e prevenção, pesquisas e avanços nos tratamentos da doença. Clarissa é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui Doutorado em Medicina e Saúde pela mesma instituição. A bancada de entrevistadores contou com  participação de Luizy Silva, representando a Frei Caneca FM.

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar recebe Antonio Meneses, Mauro Loguercio, Roland Pontinen, Monique Duphil e Mikkel Futtrup para falar sobre “O que é o concerto?”. 

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe