ícone face twitter instagram

Música, direitos humanos e inclusão são temas da semana na 101.5

01.08.21 - 12H20
unicef

Salada Pop traz coordenador de projeto que apoia escolas para retorno seguro às aulas (Imagem: Divulgação / ​UNICEF)

Por Giovanna Lira

Com o retorno das aulas presenciais, muitos pais ainda estão temerosos sobre as medidas de precaução contra a proliferação da COVID-19 e se o ambiente escolar está preparado para recepcionar os alunos. Além das preocupações comuns, alguns municípios ainda enfrentam a escassez de água, problema recorrente mas que gera ainda mais dificuldades para a higienização, processo importante para evitar a contaminação pelo vírus. 

No Salada Pop desta quinta-feira (05), às 15h, Salatiel Cícero entrevista Alexandre Pires, membro da coordenação Executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pelo estado de Pernambuco, responsável por promover o acesso à água para cerca de 1 milhão e 200 pessoas no semiárido. Ele fala sobre o Projeto Água, Saneamento e Higiene, que ​​promove garantia do Direito Humano de acesso à água e à higiene, distribuindo kits de higiene compostos por pia móvel, sabonete líquido e em barra,  álcool em gel e 70%, máscara e absorventes em escolas públicas, uma iniciativa em parceria com a UNICEF, como uma resposta à pandemia da Covid-19.

SEGUNDA (02)

A semana inicia com uma viagem pelo mundo. O BR-101.5 começa às 9h e, a partir das 11h, Gabriele Alves entrevista o grupo Aquafaba sobre seu álbum de estréia, que leva o mesmo nome. O projeto musical baseado em Berlim divulgou previamente as músicas ​​Tesão, Coração de Leão e Burbujas, para dar um gostinho do que viria no trabalho completo. Formado por membros de nacionalidades diversas, com ​​Tomás Peralta (baixo) do Chile, Yanina Lombardi (flauta, saxofone e backing vocals) da Argentina, Neus Kahlo (violino e backing vocals) da Espanha, Camila Berrio (percussão e backing vocals) da Colômbia e Pier Ciaccio (bateria) da Itália, a banda também entrega nas faixas do disco essa mistura cultural, com canções em três idiomas: inglês, português e espanhol, com influências da bossa nova, baião, alt-rock e jazz.

TERÇA (03)

Às 11h, no BR-101.5 tem entrevista com o artista pernambucano Juninho do Coco que, no dia de São Pedro, lançou seu primeiro álbum de estúdio, Meu Axé. Divulgado através de uma transmissão online, o álbum reúne faixas autorais e canções da sua avó, Dona Vitória Ferreira, uma das mais célebres mestras coquistas da comunidade do Amaro Branco, em Olinda. O cantor ​​criado pela Mestra Ana Lucia do Coco, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é um dos nomes em ascensão da nova geração do coco no estado, mantendo viva a cultura popular.

O Salada Pop começa às 14h e, às 15h, na faixa de entrevista, Salatiel Cícero conversa com o professor José Luis Simões, orientador e coordenador do Projeto Gradação, que promove aulas preparatórias gratuitas para o ENEM, IFPE e SSA, no Centro de Educação (CE) da UFPE, ofertando conteúdo pré-acadêmico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e tendo como público-alvo pessoas de baixa renda oriundas de escolas públicas, bolsistas de instituições particulares de ensino básico, comunidade negra, LGBT+, cegas e/ou surdas. Este projeto de extensão conta com 150 voluntários, entre eles, discentes de graduação, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores das diversas áreas do conhecimento. 

QUARTA (04)

Às 11h, no quadro Papo de Artista, Manoel Constantino entrevista Alex Mono, cantor, compositor, guitarrista, produtor cultural e criador do AMP. Atua na área cultural desde os anos 80, quando também participou de projeto musical da Fundação Joaquim Nabuco, Espaço Aberto. O artista já fez parte dos grupos Coração Tribal e Carga e Descarga, além de produzir o projeto Olinda Pop no mercado Eufrásio Barbosa, convidando artistas populares.

QUINTA (05)

Gabriele Alves bate um papo com a cantora ​​Clara Castro no BR-101.5, às 11h. A artista fala sobre o processo de criação do álbum Ana, produzido durante a pandemia e inspirado em memórias da sua infância encontradas em fitas VHS que estavam na casa dos pais, para onde ela retornou no início da quarentena. O trabalho é uma redescoberta de si mesma e de seu propósito na música.
 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe