ouça agoraícone face twitter instagram

Jomard Muniz de Brito na programação da primeira semana de outubro na Frei Caneca FM

01.10.18 - 17H21
Jomard Muniz de Brito olhando por uma câmera Super8

O mês de outubro na Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife, começa com uma programação repleta de cultura e informação. Destaque essa semana para o quadro Papo de Artista, no qual o jornalista Manoel Constantino conversa com o professor, filósofo, poeta ou simplesmente, o agitador cultural, Jomard Muniz de Brito. Os dois falam sobre a participação de Jomard no Ciclo do Super8 pernambucano, dos atentados poéticos - versos que o poeta distribui no circuito artístico da cidade - e do momento político cultural no Brasil. O Papo de Artista vai ao ar dentro do programa Revista Difusora, na quarta-feira (03), às 16h.

Ainda no Revista Difusora, na terça-feira (02), Patrick Torquato recebe o diretor artístico e maestro da Orquestra Infantojuvenil Criança Cidadã, Nilson Galvão Junior. Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 360 jovens que recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. Na sexta-feira (05), a conversa será com Gustavo da Lua, integrante da percussão da Nação Zumbi há 20 anos, que está finalizando seu segundo disco solo, com previsão de lançamento para este semestre.

Na quarta-feira (03), no Salada Pop, às 15h, Nice Lima bate um papo com a diretora do Hospital da Mulher, Isabela Coutinho, sobre a campanha de conscientização Outubro Rosa. Já na sexta-feira (05), no mesmo horário, o poeta e produtor cultural do Recita Mata Norte, Phillipe Wolney, conversa sobre o projeto/ação de circulação de jovens escritores por escolas públicas em onze municípios da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. E para agitar o domingo, dia 7 de outubro, às 10h, o Batucada faz um programa temático com sambas de resistência e política. No setlist, canções de João Nogueira, Chico Buarque Dicró, Bezerra da Silva e muito mais. A entrevista fica por conta da intérprete Helena Cristina. 

Programas da Sociedade Civil:

Na noite da segunda-feira (01), às 20h, o terror no cinema nacional, sob o olhar do pesquisador e crítico Carlos Primati, está “em cartaz” no Toca o Terror. Ele fala da experiência de compartilhar na internet as produções brasileiras desse gênero cinematográfico. Já na terça-feira (02), também às 20h, com o tema "Democracia para Crianças, Adolescentes e Jovens", o Brasil de Fato traz entrevista com Sirley Vieira, coordenador Geral do Instituto Papai. Também falam sobre o livro "Linhas Cruzadas: Diálogos entre crianças, adolescentes e jovens por uma cidade justa", que reúne histórias de 323 jovens do Grande Recife.

O Bate Antena, que vai ao ar quarta-feira (03), às 20h, fala sobre os artistas de rua, apresenta depoimentos e músicas destes criativos, que podem ser vistos nos espaços públicos, convivendo entre o aplauso e a indiferença. A poeta convidada é Mariana Ramos, do Slam das Minas.

Para entrar com o pé direito no final de semana, sábado (06), às 7h30, no Viola Caipira, Luiz Gustavo faz um passeio pela obra do violeiro Paulo Freire, repleta de referências literárias, principalmente do clássico “Grandes Sertões Veredas”, de Guimarães Rosa, e enriquecida pela experiência dos tempos em que trabalhou na roça, em terras das Minas Gerais.