ícone face twitter instagram

Miró da Muribeca é o homenageado do Dia Mundial da Poesia

20.03.22 - 08H42
Miró da Muribeca é o homenageado do Dia Mundial da Poesia

Foto: Felipe Ribeiro/Secult-PE

Por Beatriz Guglielmelli

 

21 de março é o Dia Mundial da Poesia. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 1999, com o objetivo de dar reconhecimento, impulsionar novos movimentos poéticos e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.

Em comemoração a esse dia, o Relicário desta segunda (21) faz uma homenagem a uma das vozes mais inventivas da poesia independente do Brasil, o poeta e performer João Flávio Cordeiro da Silva, o Miró da Muribeca. De origem periférica, Miró tem nas ruas sua principal fonte de inspiração. Seus poemas tratam de fatos invisíveis do cotidiano: violência, desigualdade, melancolia e tudo que faz parte do dia a dia das ruas. O poeta publicou diversos livros de forma independente, entre eles: Quem descobriu o azul anil? (1984), Pra não dizer que não falei de flúor (2004), DizCrição (2012), aDeus (2015), a coletânea Miró até agora (2016) e O céu é no sexto andar (2021), o mais recente.

O programa começa às 17h, com apresentação de Janaína Serra, na rádio pública do Recife.

SEGUNDA

Abrindo a programação da semana, nesta segunda-feira (21), o Solta o Frei explora as diversas maneiras que o poder público pode atuar para conscientizar as pessoas e transformar as cidades em lugares mais seguros e acolhedores para todes. Para conversar sobre o assunto, Thuanne Teixeira recebe Gláucia Pereira, pesquisadora e fundadora do instituto multiplicidade, mobilidade urbana.

Já às 8h30, o Hackeando o IP destaca como criminosos têm se aproveitado das contas de aplicativos de mensagem de diversos usuários no Brasil. O programa vai falar sobre os principais golpes, como se proteger e proteger o seu celular.

Na sequência, às 9h, sob comando de Gabriele Alves, o BR-101.5 interliga paisagens e pessoas através das estradas da cultura. Você pode participar enviando o seu pedido musical no Whatsapp (81) 99488-6842.

Mais tarde, às 17h, com apresentação de Janaína Serra, o Relicário faz uma homenagem à Miró da Muribeca, uma das grandes referências da poesia urbana brasileira.

Já às 20h, o programa Diáspora, a cor da nossa cultura em encontros e redes fala sobre a importância do samba a partir da pesquisadora, doutora em Estudos da Linguagem pela UEL e professora universitária Juliana Barbosa.

Finalizando o dia, às 21h, o Toca o Terror fala sobre filmes que foram inspirados em psicopatas e assassinos da vida real. Filmes que mesclam elementos de ficção a casos de serial killers nos Estados Unidos, Alemanha, União Soviética e Brasil estão na pauta do debate da equipe do programa. 

TERÇA

Nesta terça-feira (22), o Isto é Choro, meu bem! entrevista o músico Dau Barros sobre o seu trabalho artístico. A entrevista é intercalada por músicas escolhidas pelos participantes.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a compositora, arranjadora, violoncelista, cantora, produtora musical e produtora cultural Johsi Guimarães. Com mais de 20 anos de carreira, Joshi fala sobre sua poesia, sua música e suas influências.

Às 15h, o Pegando o Bigu fala sobre a falta de acesso à água, um problema enfrentado não apenas por quem está na cidade e não recebe água em casa, mas também de quem vive em função da água, como pescadoras e populações indígenas vítimas das obras do Complexo Belo Monte. 

E tem estreia também! A partir das 18h, o RádioShow chega nas ondas da 101.5. E no primeiro episódio você vai conhecer como a Lifes Too Short surgiu e quais foram os seus primeiros passos. Vai ouvir músicas de um show realizado pela produtora, conhecer os artistas que fazem parte do selo musical e ouvir lançamentos da música independente brasileira.

Mais tarde, às 20h, o Oba Kò So mergulha no universo sonoro e poético de Oxossi, o caçador da felicidade. O programa traz música, poesia, literatura e troca de ideias sobre livros e filmes, de autorias negras e indígenas que podem nos aproximar das sonoridades e poéticas de matriz Ancestral Africana e AfroIndigena

QUARTA

Na quarta-feira (23), às 8h, o Raízes do Fole mostra como o chamamé, antes chamado de polca correntina, se espalhou pela América do Sul a partir da fusão de ritmos europeus, africanos e guaranis. Essa edição apresenta as obras e depoimentos de artistas estrangeiros e também de gaúchos e sul matogrossenses.

Às 18h, O Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque aos artistas do interior do estado e tem como temática a música negra. Do Beat com côco às origens do frevo, o programa voa por Pernambuco trazendo em suas asas Bione, Uana, Bell Puã, Joana Batista, Condor e Faces do Subúrbio.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista a banda/dupla Permaneço Deitada, formada por Bira L. Silva e Yugh Synth, de Juiz de Fora, para falar de seu darkwave e post punk. E ainda, o Bloco Retrô fala da história da banda Fellini, banda de pós-punk formada na cidade de São Paulo nos anos 80 por Cadão Volpato, Jair Marcos, Ricardo Salvagni e Thomas Pappon.

QUINTA

Na quinta-feira (24), às 20h, na Faixa Preta da Frei Caneca FM, o Aldeias e Quilombos fala sobre os movimentos sociais e a importância deles para a conquista de direitos da sociedade civil e combate ao racismo. 

Em seguida, às 21h, o CINEstesia viaja até o Japão para revisitar a vida e a obra de um dos compositores de trilha sonora mais importantes da atualidade, Ryuichi Sakamoto. Além de uma bem sucedida carreira como músico, ele compôs trilhas que já ganharam o status de clássicas para filmes como “Merry Christmas Mr. Lawrence” (Nagisa Oshima), “O Último Imperador” (Bertolucci), que lhe rendeu um Oscar, “O Pequeno Buda” (Bertolucci), “De Salto Alto” (Almodóvar) e “O Renascido” (Alejandro González Iñárritu). 

Ao longo da semana tem muito mais na rádio pública do Recife!
Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe