ícone face twitter instagram

Fim de semana com música, direitos humanos e questões afroindígenas em pauta

06.08.20 - 14H32
grupo Imagina Som

Imagina Som, convidados na edição desta semana do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio (Imagem: Divulgação)

 

A agroecologia pode ser aplicada dentro do território urbano? O programa Frequência Natural te convida para uma conversa sobre as lutas, as práticas e os desafios de se trabalhar a agroecologia dentro do Recife, às 7h deste sábado (08).

Na sequência, a Faixa Infantil chega com o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h15. O programa aborda o tema Música na Escola, falando da importância do contato das crianças com a música no método de ensino no ambiente escolar e incentivando o gosto pela música desde bebê. No quadro Papo do Dia, participa o trio do Grupo Imagina Som. E “Na Onda do Artista”, a convidada é Maria Clara Victor, do Coral do Movimento Pró Criança.

Visando trazer temas da ciência para a sociedade em geral, o Laboratório FM conversa com Renan Holanda sobre a produção das ciências sociais e as diferenças dessas para as ciências naturais e exatas. Também discutem como a ciência e o debate público são influenciados por questões ideológicas ou culturais e a expectativa de neutralidade científica. Por fim, a conversa trata também sobre as pesquisas conduzidas pelo convidado acerca da atuação da China em outros países e as perspectivas da relação sino-brasileira. Começa às 11h.

Ao meio-dia, a Hora do Close trata da importância da utilização do nome social por pessoas trans e travestis em busca de cidadania e inclusão. No quadro “Dicionário Pajubá”, explica-se o significado do termo “poc”. O programa traz, ainda, recomendações e relatos sobre a trajetória da drag queen, Pablo Vittar. E para quem curte a sétima arte, o Sala de Cinema fala dos desafios da distribuição, principalmente com a chegada da pandemia. A entrevista do dia é com Anna Andrade, diretora da Tarrafa Produtora, uma importante distribuidora do estado de Pernambuco.

Faixa Preta
Afinal de contas, o que é ser jovem? É estar entre 15 e 29 anos? Ser rebelde? É ter espírito jovial? Muita gente tenta responder essa pergunta, mas uma coisa é certa: ser jovem na cidade é muito diferente que ser jovem no campo. Ser um jovem branco não é a mesma coisa que ser um jovem negro ou indígena. Para falar sobre o que é ser jovem no nosso país, o Aldeias e Quilombos traz o relato de duas pessoas, uma indígena e uma quilombola, sobre seus respectivos contextos. É às 15h.

Neste sábado, às 16h, o Reggae pelo Reggae entrevista Buguinha Dub, um dos mais importantes nomes do dub no Brasil. Na coluna Força Ômega, Dani Pimenta fala sobre as mulheres no reggae. As músicas ficam por conta de artistas como Lee Perry, Monkey Jhayam, Augustus Pablo e muito mais.

Encerrando a Faixa Preta, o Obá Kosò traz o tema Ossayin e os Terreiros como espaço de saúde. Para discutir esta temática, conta com a participação da Yabassé e Ebomi, Mãe Vera, do Ilê Obá Aganjú Okoloyá - Terreiro de Mãe Amara, localizado na cidade do Recife. Além da entrevista, ouvimos artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o Orixá Ossayin.

A noite de sábado traz muita música e direitos humanos com o Que Braba!, às 19h, e o Oxente, Afrodite, na sequência. O surgimento das culturas marginais, conceitos de alta e baixa cultura e o aval das elites econômicas em relação às culturas que nascem nas periferias estão em pauta no Que Braba!. Os convidados são os jornalistas Winglisson Henrique e Sharon Baptista. Às 20h, Adriana Pax e Maria do Céu conversam com a advogada Laura Kerstenetzky, especialista em Direitos Humanos e integrante da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Oxente, Afrodite! desta semana explica o que é dignidade sexual, o que são crimes sexuais, pedofilia e a idade em que uma pessoa pode consentir o sexo. A DJ Pax encerra o programa com uma sequência musical para esquentar a noite.

Domingo
No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante e o LAB 101 quer ajudar a promover o debate sobre o espaço do estudante autista, com a exibição do Radiodocumentário "Meu Mundo Escolar: Inclusão Social do Autista". O trabalho é de autoria de Débora Noberto, Jédson Menezes e Lalesca Lima, concluintes do curso de jornalismo da Uninabuco Recife. 

Às 19h, a quarta edição do Obriganza Experiência é dedicada exclusivamente ao selo Música Insólita. Gabriela Nobre, uma das curadoras e também artista sonora, apresenta as propostas e ações em que divulga o experimentalismo brasileiro. E o PEsado - Lapada para todos os gostos convida o trio pernambucano Cangaço para falar sobre o lançamento do seu novo EP e da sonoridade que mescla ritmos regionais nordestinos e música pesada extrema, às 20h. O Audio Mundi fala sobre o músico e compositor francês Christophe Chassol e o seu Ultrascore. Pianista, compositor, arranjador e diretor musical de nomes como Phoenix ou Sebastien Tellier, o carismático e talentoso Chassol assinou uma peça artística que desafia as classificações. As suas composições articulam vozes, música, sons e imagens em novos objetos audiovisuais. É às 21h.


Compartilhe