ícone face twitter instagram

Batucada traz representatividade feminina com Samba de Colher

03.11.23 - 16H43
Batucada traz representatividade feminina com Samba de Colher

Foto: Nathalia Pacheco

Por Beatriz Guglielmelli

Domingo é dia de arrastar o sofá e curtir muito samba na companhia do Batucada! Com apresentação de Iara Lima, o programa reúne, semanalmente, artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil. Nesta semana, a homenagem é para a banda Samba de Colher, grupo de pagode formado apenas por mulheres.    

A ideia de montar um grupo de pagode formado por mulheres surgiu durante uma viagem para a Bituca (MG), em 2018, quando a conversa foi parar no ponto: “Pagode é tão bom! Cadê a mulherada do pagode?” No mesmo dia a banda se formou, o nome e as integrantes foram decididas. Três meses depois, o Samba de Colher fazia o primeiro show em Juiz de Fora/MG. Em 2023, o grupo realizou mais um marco na trajetória: o primeiro lançamento autoral, o EP Pagar pra Ver. Com uma interpretação única e feminista, o grupo traz um novo olhar para o gênero, ainda muito associado ao masculino.  

Quer conhecer mais sobre o grupo? Sintoniza na rádio pública do Recife neste domingo (05) a partir das 10h! Você pode ouvir pela 101.5FM ou aqui no nosso site. 

SEXTA

Nesta sexta-feira (03), às 8h, no Viajando na Música Babi Jaques e Lasserre, a dupla de artistas nômades que mora num motorhome, faz um passeio musical pelo Oeste Paulista. Região que está mais próxima da fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná, do que com a capital paulista. No quadro "Paradinha", tem a participação da empresária e produtora cultural Thay, Thaiane Mendes, do Black Bazar, que indica 3 artistas de cidades da região. No quadro "Recife, meu lugar", o destaque é para o trabalho de Dani Carmesin.  O ouvinte ainda confere músicas de Mocambo Groove, Kay Bezerra, Negreen the creator, Manoeltu e Os Paulos.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com o escritor Moisés Neto. 

SÁBADO

Neste sábado (28) tem mais Faixa Infantil na FCFM! Às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio vem falar de um assunto muito importante: O racismo e educação anti-racista. O programa abre o mês de novembro falando para crianças e adolescentes sobre atitudes racistas que precisam acabar, mas para isso é preciso conhecimento, respeito e empatia. Vamos falar sobre o que é o racismo e como combatê-lo por meio da educação, em alusão ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A literatura negra infantil é um exemplo de como ensinar às crianças o respeito às diferenças de raça, por isso vamos contar a história: O mundo black power de Tayó, de Kiusam Oliveira, e falar de uma menina que tem um cabelo maravilhoso. Com a história aprendemos muito sobre a cultura afro-brasileira, suas riquezas e tradições. E vamos ter muitas músicas de empoderamento das meninas e mulheres negras. O quadro “Papo do Dia” traz a chefe de divisão da Gerência da Igualdade Racial (GERIR), da Prefeitura o Recife, a Jaqueline Ribeiro, que bate um papo com as crianças do Procriu, o Projeto Criança Urgente, sobre racismo, preconceito, diversidade e educação anti-racista.

E às 10h, o Arruaça chega ao seu penúltimo episódio dessa temporada criando histórias com as crianças! O programa passa por uma apresentação do palhaço Gambiarra e conversa com Dú Yãndi sobre ser palhaço. E de onde vem isso de ser palhaço?! Chega junto Bruna Florie pra falar de personagens e do teatro. As crianças vão criando suas histórias, falando dos seus personagens favoritos e Naíla vem pra falar de criação de máscaras! Será que a gente faz umas máscaras também?! E no balanço da história chega também Hilson Olegário, o capitão do Boi da Mata, falando dos personagens inspirados em pessoas reais que fazem parte do Boi. 

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre o Quilombo Demanda. Somente em 2008 a comunidade do Engenho Siqueira, situada na zona rural de Rio Formoso, Zona da Mata de Pernambuco, tomou conhecimento de sua condição de ‘’comunidade remanescente de quilombo’’. O engenho foi a primeira comunidade a ser reconhecida como quilombola nessa região pela Fundação Cultural Palmares em 2005. Situada a 92 km de Recife, dentro da região de Siqueira existem 105 granjas, das quais cinco são do território quilombola do Povoado Demanda.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

 

DOMINGO

Neste domingo (29), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem à banda feminina Samba de Colher. E ainda, o ouvinte confere músicas de Beth Carvalho, Grupo Terra, Revelação, Leci Brandão, Wando e muito mais!

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego conversa com as integrantes do coletivo Blogueiras Negras, Larissa Santiago e Lays Araújo. As Blogueiras Negras têm mais de uma década de caminhada, visibilizando as produções e publicações de mulheres negras. O site já tem publicado mais de dois mil textos. Hoje elas continuam sendo inspiração para mais mulheres negras contarem suas histórias. Na coluna “Aqui se respira lucha” tem uma viagem com o comunicador popular Gus Cabrera para o Uruguai, e com ele o ouvinte conhece a Rede Uruguaia de Mídia Alternativa (RUMA).

O Giro Nordeste deste domingo, às 19h, recebe João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares. Combate ao racismo, cultura negra, blocos afro, movimento negro, além dos projetos da Fundação Palmares são temas da entrevista desta semana. 

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar fala sobre a trajetória da Orquestra Jovem de Pernambuco.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe