ícone face twitter instagram

Agosto é mês de... fortalecimento da comunicação pública

31.07.20 - 13H16
Luiza Cavalcante

Luiza Cavalcante, entrevistada no Frequência Natural (Reprodução/Site Por Aqui. Fotografia de Andrea Alice)

Agosto, contrariando o dito popular que fala em energias negativas, chega cheio de sorte com a pluralidade de vozes e temas que já é uma característica da rádio pública do Recife. Com as produções da sociedade civil, contempladas a partir do edital de Apoio à Grade de programação da Frei Caneca FM, o fim de semana está recheado de música, entrevistas e temas relevantes para todos os públicos .

O sábado (01) começa com o Frequência Natural, às 7h da manhã, falando sobre Feminismo e Agroecologia. A entrevista é com Luisa Cavalcante, técnica em Agroecologia pelo SERTA e agricultura no assentamento Chico Mendes I, em Tracunhaém, na Mata Norte do Estado. Em seguida, às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio garante fala e representatividade para a criançada. O programa aborda o tema Coronavírus, falando da pandemia, tirando dúvidas das crianças e ensinando - segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) - os meios para se prevenir da Covid-19. O quadro Papo do Dia convida a pediatra Maíra Maia, que atua nos hospitais Maria Lucinda e Barão de Lucena. 

E o desmatamento da Amazônia é o tema do Laboratório FM, às 11h da manhã. Nesta edição os apresentadores conversam com a Drª Ane Alencar do Instituto de Pesquisas Ambientais, o IPAM-Amazônia. Na entrevista, vamos conhecer os métodos utilizados pelos pesquisadores para estudar o desmatamento e o que tem causado o aumento desproporcional nos últimos anos. Formas de se combater o desmatamento e a conivência para com os grileiros da Amazônia também estão na pauta. 

Meio-dia é a Hora do Close na 101.5. Em debate, a moda sem gênero, explicações sobre termos como “aquendar”, recomendação de livro e a trajetória da cantora Madonna. E como estará a produção audiovisual em tempos de pandemia no Brasil e no mundo? O Sala de Cinema bate um papo com Nara Aragão, produtora executiva e fundadora da Carnaval Filmes. Traz ainda notícias breves sobre o mundo do cinema e trilhas sonoras marcantes, a partir das 13h.

Faixa Preta
No dia 03 de agosto comemora-se o Dia do Capoeirista. A capoeira é reconhecida como desporto nacional pela nossa constituição a partir de 1988, levando em conta sua manifestação como luta, esporte, dança e música, sendo sua prática livre em todo o território nacional. O Aldeias e Quilombos traz como tema desta edição, às 15h, a capoeira, que também pode ser considerada como educação, terapia e filosofia de vida. Os convidados são os contramestres Bruno Santana (Grupo de Capoeira Chapéu de Couro) e Sérgio Sena (Quilombo Herança de Angola, Olinda). Às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com Jimmy Luv, um dos mais importantes nomes do ragga e do dancehall no Brasil. Traz ainda a coluna Rastafari Cura para as Nações, com André Albuquerque, que fala sobre história e cultura rasta e sua conexão com o reggae. Às 17h, o Obá Kosò aborda o tema Oxóssi e Justiça Ambiental. Para discutir esta temática conta com a participação do Babalorixá Pai Júnior de Odé, do Ilé Àse Òrisànlá Tàlábí, terreiro localizado na cidade de Paulista-PE. Além da entrevista também ouvimos artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o orixá.

E para aproveitar a noite de sábado, às 19h, o Que Braba! inicia uma série de programas sobre gêneros musicais ligados à negritude. O tema do dia 01 é o funk, sua história no Rio de Janeiro, diferenças temporais, estigmas e produção. MC Marcinho é o convidado da vez. As músicas ficam por conta de Tati Quebra Barraco, Perlla, MC Bola, Glória Groove, entre outros artistas. Em seguida, o Oxente Afrodite, às 20h, trata das disfunções sexuais masculinas, principalmente a disfunção erétil, popularmente chamada de impotência sexual. No noticiário, Adriana Pax apresenta todos os principais medicamentos que estão sendo produzidos depois que a patente do viagra venceu. O urologista Filipe Tenório Lira Neto é o convidado da semana. Além da entrevista, você curte muita música com Ciel Santos, Nação Zumbi, 50 Cent, Serrapilheira e muito mais.

O domingo (02) começa com o LAB 101 apresentando, às 9h, o trabalho de conclusão de curso da estudante de Jornalismo Débora Falcão, apresentando dados e informações sobre o trabalho informal no Recife. De 10h ao meio-dia, é hora de Iara Lima trazer sua Batucada, homenageando o samba reggae.

Às 19h, o Obriganza Experiência escava o submundo do underground e as experimentações radicais do JazzyMetal com Moonchild e Lightning Bolt, além de trazer um singelo tributo ao disco “Clara Crocodilo”, de Arrigo Barnabé; disco conceitual e essencial para a ruptura estrutural na música não-popular brasileira e que completa 40 anos de lançamento. O PEsado - Lapada para todos os gostos chega às 20h, convidando Edison Silva e Glieldon Alves, da banda Arquivo Morto, para uma conversa sobre as experiências e histórias da banda na cena underground pernambucana, posicionamento político e outros projetos. E a obra do cantor, guitarrista, poeta e compositor argentino Luis Alberto Spinetta, considerado um dos mais importantes artistas de seu país pela grande complexidade instrumental, lírica e poética de suas obras, está em foco no Audio Mundi, às 21h.


Compartilhe