ícone face twitter instagram

Acessibilidade, autoestima e cultura são pautas na semana da Frei Caneca FM

26.09.21 - 11H25
pcd

A 6ª edição do Festival VerOuvindo ocorre dos dias 10 a 15 de novembro, com exibição de curtas e longas com audiodescrição e Libras, oficinas, palestras e debates sobre acessibilidade comunicacional. (Imagem: Reprodução)

 

Por Giovanna Lira

Em agosto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, causou indignação ao afirmar que estudantes com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros alunos e, posteriormente, ao dizer que há crianças com "um grau de deficiência que é impossível a convivência". Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, o que representa quase 25% da população. Para propagar a inclusão dessa parcela da sociedade, no país, desde 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva estava em vigor, com escolas da rede pública e privada devendo receber estudantes com deficiência, sendo proibida a limitação de matrícula e exigências adicionais. Porém, em setembro de 2020, foi instituída a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE) pelo decreto presidencial 10.502/2020, que prioriza as "escolas especiais". As medidas e falas discriminatórias ameaçam os avanços conquistados pelos movimentos de pessoas com deficiência durante a última década, tanto no setor de ensino, quanto trabalhista.

Em setembro, é ​celebrado o Mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, ​que, desde 2015, tem como objetivo expandir a visibilidade e luta pelos direitos dessas pessoas, as quais, decorrente do preconceito, permanecem longe dos espaços de fala e decisão. É essencial compreender que a acessibilidade vai além do que apenas direitos básicos, como saúde, educação e trabalho, eliminando barreiras comunicacionais, atitudinais, arquitetônicas, instrumentais, digitais, entre outras, possibilitando que possam alcançar seu potencial máximo, que vai muito além do que uma sociedade excludente os permite.

Para contribuir com o acesso de pessoas com deficiência a cultura, o Festival VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife realiza sua 6ª edição, trazendo filmes com audiodescrição – AD (legendas para surdos e ensurdecidos) e LSE (tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libra), promovendo para o público a diversidade de gênero fílmicos, unindo profissionais da cadeia produtiva do audiovisual, especialmente os de acessibilidade, e compartilhando experiências, com o objetivo de fortalecer a cumplicidade na construção de tempos mais inclusivos e esperançosos. Para falar sobre o evento, nesta terça-feira (28), às 15h, Nice Lima conversa no Salada Pop com Liliana Tavares, idealizadora e coordenadora do festival. Liliana é professora, audiodescritora, doutora em Comunicação, mestre em Educação e graduada em Psicologia, organizadora do livro Notas Proêmias: acessibilidade comunicacional para produções visuais e gestora da COM Acessibilidade Comunicacional.

SEGUNDA (27)

O BR-101.5 começa às 9h, e na Faixa de Entrevistas, às 11h, Gabi Alves conversa com Cleiton Oliveira sobre seu álbum visual 23 Minutos - Corpo, mente, religião e comunidade, às 11h. O disco é composto de cinco faixas conceituais com fortes críticas ao racismo, hipocrisias no meio artístico e problemas sociais, com participações de Thamy Sativa, Diego Andrev e Hórus Beatz.

Ao meio-dia, no TMP - Tempo Para Mim, Priscila Xavier aborda o tema "Ressignificando a rejeição a partir da autoestima" com Priscila Bernardi, psicóloga, psicopedagoga e coach. Atualmente a profissional trabalha com terapia online e presencial para ajudar mulheres que se sentem rejeitadas através da construção da autoestima.

TERÇA (28)

No BR-101.5, às 11h, para falar sobre a Mostra Play The Movie, tem entrevista com responsáveis pela produção do evento: Jarmeson Lima, diretor e curador, João Izzidio, produtor e curador, e Libra, curadora. Idealizada pelo Festival No Ar Coquetel Molotov, a mostra chega em sua 14ª edição, realizando o diálogo entre a música e o audiovisual, com curtas, videoartes, videoclipes e cine-concertos, com talentos selecionados através de uma convocatória nacional. O evento tem início no próximo 30 de setembro e segue até 3 de outubro, neste ano em formato online. 

QUARTA (29)

No comando do Papo de Artista, às 11h, Manoel Constantino vem com mais uma entrevista bacana sobre o mundo das artes.

QUINTA (30)

Celebrando seus 15 anos de carreira, a artista sergipana Heloá realiza o show Afluentes: um filme de Heloá. Na apresentação, ela revisita seus trabalhos musicais em um show filme com 16 faixas, com uma estética pop, dance e eletrônica, somados a elementos das culturas tradicionais, afro indígena e diaspórica. A cantora fala sobre o evento e sua carreira no BR-101.5, às 11h.

O Salada Pop inicia às 14h, e às 15h, tem a Faixa de Entrevistas. Nice Lima conversa com o ator, cantor, locutor, produtor cultural, jornalista e ganhador do prêmio de ator revelação teatro adulto da APACEPE, em 2003, Ewerson Luiz. Eles falam sobre sobre o Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, o qual Ewerson administra.

​​Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe