ícone face twitter instagram

Tia Amélia é homenageada no Batucada deste domingo

26.03.21 - 15H37
Tia Amélia, pianista recifense que conquistou fama internacional na década de 30.

Tia Amélia, pianista recifense que conquistou fama internacional na década de 30. Foto: Reprodução/Site Brazilian Times

Por Priscila Xavier


O Batucada, programa dominical da Frei Caneca FM, faz uma homenagem mais que especial - e necessária - a uma grande pianista ainda pouco reconhecida em território local: Amélia Brandão Nery, também conhecida como Tia Amélia.

Sob o comando de Iara Lima, os ouvintes podem conhecer um pouco mais da trajetória artística e da sonoridade das canções de Tia Amélia a partir das 10h da manhã deste domingo (28).  Em 2020, o pianista Hércules Gomes dedica um álbum inteiro às canções de autoria de Amélia, conhecida como a diva do piano. Vinicius de Moraes e Roberto Carlos também já homenagearam a pernambucana em suas obras.

SEXTA-FEIRA
Para agitar a noite de sexta-feira (26) a 101.5 FM preparou uma seleção pra dançar muito e curtir com segurança - em casa. O Paredão invade as ondas da Frei Caneca FM às 22h com Bad Bunny, Rincon Sapiência, Pedro Sampaio, Ludmilla, ÀTTØØXXÁ, Léo Santana, Baianasystem, Mariah Angeliq, Guaynaa, Pabllo Vittar e Ruxell.

SÁBADO
A Faixa Infantil abre a programação realizada pela sociedade civil no fim de semana. Às 7h45 da manhã tem edição inédita da Rádio Matraquinha que, neste sábado (27), fala sobre as águas de março, o fim do verão e as chuvas.

A Rádio Além da Lenda, às 8h45, fala sobre as datas folclóricas mais importantes do Brasil, como o Dia do Saci, Dia do Curupira e o Dia do Folclore. Como convidada, participa Ally Collaço, professora de audiovisual que tem uma escola de cinema em Florianópolis, onde sempre celebra o Dia do Saci.

Às 9h15 é a vez do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. O programa fala sobre algumas manifestações artísticas e como elas são importantes para o desenvolvimento social, intelectual e afetivo das crianças: a pintura, o teatro, as artes plásticas e a música. O bate papo é com o professor de teatro da UFPE, Rodrigo Dourado, sobre o surgimento das artes e as transformações pelos séculos. Participam ainda os talentos mirins Ângelo Gabriel, sanfoneiro, e a cantora Helena Carreiro.

Às 10h da manhã o Conexão Eficiente convida Lele Martins, mentora do canal Blogueira PcD, para falar sobre racismo, negritude e pessoas com deficiência.  Na sequência, o Laboratório FM, às 11h, conversa com o sociólogo e professor do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton, que analisa a origem da criminalidade na sociedade brasileira, a partir de uma perspectiva histórica e sociológica. O idealizador do Pacto pela Vida reflete, à luz da ciência, sobre como o estado brasileiro reproduz a violência contra grupos sociais vulneráveis como negros e indígenas, e perpetua as desigualdades, através da criminalização dos pobres e ausência de políticas públicas de ressocialização. Ao meio-dia é a Hora do Close e da discussão sobre preconceito na família.

Adaptações de livros para o cinema, seus desafios, erros e acertos estão em pauta no Sala de Cinema, a partir das 13h. A entrevista da semana é com André Dib, jornalista, curador e pesquisador, que lançou, em 2020, o livro Antologia da crítica pernambucana - Discursos sobre cinema na imprensa (1924 - 1948).  Às 13h30, o Histórias do Velho Oeste apresenta uma comunidade histórica, com registros datados do final do Século XIX: o Arruado do Engenho Velho, uma comunidade com 150 anos de existência. Participam desta edição Seu Lula do Arruado e o Índio Batera, além da ex-moradora Elidiane Cúrcio, nascida e criada na comunidade. Às 14h, o Quarta Parede conversa com Elias Mouret, diretor de teatro, iluminador cênico, produtor cultural e professor. Acompanhado do verbete Deux Ex Machina, o convidado fala sobre sua experiência e reflete sobre a relação entre os aspectos técnicos e artísticos na construção criativa, fala sobre essa diferenciação e suas consequências nas artes da cena.

O Aldeias e Quilombos, às 15h, aborda uma triste e preocupante realidade: a do município de Itacuruba, sertão de Itaparica (PE). Descrita por muitos como uma cidade triste, onde há altos índices de depressão e suicídio, a localidade é alvo de um plano de construção de uma central nuclear. O programa reflete sobre o assunto, que tem preocupado bastante os pernambucanos. Participam da conversa Cícera Leal, cacique do povo Pankará da Aldeia Serrote dos Campos, Da. Valdeci Ana dos Santos Nascimento, liderança do Quilombo Poço dos Cavalos, Gabriella Santos, advogada da Comissão Pastoral da Terra e Whodson Silva , antropólogo do Projeto Nova Cartografia – Núcleo PE. Em seguida, às 16h, o Reggae pelo Reggae entrevista a cantora Miss Ivy, uma das mais importantes vozes do Ragga no Brasil. O programa Oba Kò So desta semana traz o tema Oxóssi e Justiça Ambiental. Para discutir a temática conta com a participação do Babalorixá Pai Júnior de Odé do Ilé Àse Òrisànlá Tàlábí, terreiro localizado na cidade de Paulista-PE, a partir das 17h.

Abrindo a programação da noite de sábado, a partir das 19h, o Que Braba! traz uma seleção musical com ritmos ligados à negritude e convida o cantor baiano Faustino Beats e a pernambucana Bella Kahun. Às 20h, é a vez do Oxente, Afrodite! mandar o recado. Adriana Pax e Maria do Céu apresentam dados sobre como acontecem a maior parte dos abusos sexuais e conversam com a psicóloga Lúcia Soares. Às 22h, a Techtrônica evidencia o electroclash, um movimento musical dentro do universo da música eletrônica que mescla influências do Glam Rock, dos anos 80 e 90 com forte apelo visual e performances artísticas marcantes. 

ESPECIAL
Ainda neste sábado (27), às 18h, a 101.5 FM transmite uma hora do Festival O Canto da Sereia, com Lia de Itamaracá, Frevotron (Yuri Queiroga, Maestro Spok e os DJs Dolores) e as mestras da cultura popular Dona Glorinha, Dona Cila e as irmãs Dulce e Severina Baracho.

DOMINGO
Como a agroecologia pode ser aplicada dentro do território urbano? O programa Frequência Natural convida os ouvintes para uma conversa que aborda as lutas, as práticas e os desafios de se trabalhar a agroecologia dentro do Recife. Participam do debate Nemo Côrtes, agroecólogo e integrante do coletivo de agroecologia urbana Kapiwara; Giusepe Bandeira, agroecólogo e integrante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e da Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) e Nivaldo Abul, agroecólogo, educador popular e responsável técnico pela rede Mutirão Ciranda.

Em março o Lab 101 segue nas comemorações do aniversário do Recife com um passeio pelas histórias de seus bairros, através do projeto Documento Recife. A iniciativa foi produzida no curso de Jornalismo da Uninabuco Recife, para a disciplina Fundamentos do Radiojornalismo. Neste domingo (28), o programa passeia pelos bairros de Água Fria e Poço da Panela, a partir das 9h da manhã.

Em seguida, das 10h ao meio-dia, o Batucada em homenagem a Tia Amélia traz ainda João Nogueira, Molejo, Mariene de Castro, Revelação, Alcione e muito mais. No bloco autoral pernambucano, músicas de Karyna Spinelli, Conjunto Pernambucano de Choro, Helena Cristina, Beto Rusivel e outros.  

Ao meio-dia tem Las Colores em entrevista com Thiago Amparo, advogado e professor de Políticas de Diversidade (FGV-SP), abordando os Direitos Humanos e Cultura LGBTIQA+ latino-americana. Às 15h, o Sr. Cinema convida o premiado roteirista, diretor e produtor Camilo Cavalcante para um bate papo sobre sua experiência com documentários, fotografia e a produção e lançamento do longa A história da Eternidade. A música jamaicana é o tema deste domingo no Volta ao Mundo, que começa às 16h. Já o Pedrada traz uma edição inédita com canções do isolamento: uma seleção musical 100% pernambucana com músicas para fazer companhia em mais um domingo de quarentena, a partir das 17h.

O Obriganza Experiência começa às 19h e aborda a cena lusitana e japonesa, apresentando a artista portuguesa Anax e uma novidade do Kenya, o projeto Dumas. Às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos convida o trio pernambucano Cangaço para contar sobre o lançamento do seu novo EP "Inevitável" e da sua sonoridade que mescla ritmos regionais nordestinos e música pesada extrema. No programa Audio Mundi, o destaque é para a cantora Blossom Dearie, às 21h. E encerrando a temporada de produções inéditas, o Outra Fita - Vidas Sonoras promove uma retrospectiva do que rolou durante os seis meses de programação na Frei Caneca FM.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe