ícone face twitter instagram

Papo de Artista celebra os 30 anos de "Aos Vivos", com Chico César

28.04.25 - 08H07
Chico César

Foto: José de Holanda/Divulgação

 

Por Manuele Mendes

 

Nascido Francisco César Gonçalves em 26 de janeiro de 1964, ganhou o mundo como Chico César, reconhecido por sua mistura única de MPB, Reggae e Forró, somada a influências da cultura afro-brasileira, suas canções fazem parte do acervo musical de todo brasileiro. Seu maior sucesso, “Mama África”, o projetou para além das fronteiras do Brasil, consolidando-o como um dos grandes nomes da música popular brasileira.

Em 2025, Chico César celebra os 30 anos do lançamento do álbum "Aos Vivos", seu disco de estreia. Lançado em 1995, o álbum revelou faixas marcantes como Mama África e À Primeira Vista, e foi gravado ao vivo no Sesc Pompeia, em São Paulo. Para comemorar a data, Chico César preparou uma turnê especial revisitando o repertório original com novos arranjos e participações especiais. No Recife, sua presença está confirmada no dia 10 de maio, no Teatro do Parque, em duas sessões. Para falar sobre tudo isso e muito mais, Manoel Constantino o convida para o Papo de Artista desta sexta-feira (02), às 15h.

Relicário
Para abrir sua manhã da melhor forma, sintonize na 101.5 FM e fique com o Relicário, o programa que é um ode à beleza e à poesia. Na segunda-feira (28) tem o quadro Música do Poema, com seleção musical de JP Rodrigues. A edição presta homenagem ao poeta, professor, publicitário e jornalista paranaense Paulo Leminski. Com influência na música brasileira, os poemas de Leminski foram reinterpretados por nomes como Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zizi Possi e por sua própria filha, Estrela Leminski.

Já na quarta-feira (30), o quadro Ficha Bibliográfica é com a poetisa recifense Patrícia Naia. Natural de São Paulo, residente desde sempre no nordeste, Patrícia é professora graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Cultura, Arte e Linguagem, produtora cultural, escritora e poeta. Publicou seu primeiro livro de poesias em 2017, O punho fechado no fio da navalha, vencedor de um edital da editora Castanha Mecânica. É autora do zine Poemargem que tem oito edições publicadas, em versões impressas e digitais. É uma das fundadoras do Slam das Minas de PE, onde já produziu encontros como o Slam das Minas do Nordeste em Recife no ano de 2019. Em 2021 dirigiu e roteirizou o podcast Rotas de fuga pela palavra com Inaldete Pinheiro, com incentivo da Lei Aldir Blanc. Sua trajetória também acumula experiências como oficinas de escrita, palestrante em eventos literários e consultoria de material pedagógico.

BR-101.5 
De segunda a sexta-feira, das 9h da manhã ao meio-dia, Gabriele Alves te convida a passar suas manhãs no BR-101.5, o programa que interliga paisagens e pessoas através das estradas da cultura. Na quarta-feira (30), o programa recebe o cantor Vinícius Barros para falar do mais recente lançamento, o álbum Cidadela, que conta com participações de Zé Manoel, Martins e Orquestra Malassombro.

Calor da Rua 
Ao meio-dia até as 13h, fique bem informado com o Calor da Rua, na sintonia da 101.5 FM.  Nesta segunda-feira (28), Luizy Silva convida a secretária da Coordenadoria Estadual da Família (CEFAM) do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Lara Brasileiro, para destacar a Campanha sobre Alienação Parental do TJPE.

Na terça-feira (29), a pauta é a segunda edição do Festival Terreiro Encantado e quem participa da faixa de entrevista é o curador e idealizador do Terreiro Encantado, Orun Santana. A apresentação do programa fica por conta de Manoel Constantino.

Na quarta-feira (30), após o quadro de notícias Giro Recife, o advogado e Conselheiro Municipal José Maria chega junto para conversar sobre o Fundo Municipal da Pessoa Idosa e Doação do Imposto de Renda. A apresentação é de Luizy Silva.

Na quinta-feira (1º), Janaína Serra traz ao programa debates acerca do Dia do Trabalhador, data celebrada internacionalmente que celebra e reforça a luta dos trabalhadores pela busca de direitos e de melhores condições de trabalho. 

E na sexta-feira (02), o Calor da Rua traz uma dica de evento para o final de semana: o Palco Espiral, festival a ser realizado no Parque das Graças. A apresentação é com Priscila Xavier.

TPM - Tempo Pra Mim
Nesta segunda-feira (28), às 14h, o TPM - Tempo pra Mim ocupa a Faixa Mulher e convida a escritora e jornalista Dani Arrais para contar sobre os escritos que ela compartilha no livro Para todas as mulheres que não tem coragem. A produção e apresentação é de Priscila Xavier. As ouvintes curtem, ainda, os quadros Janelas da Consciência e Agenda TPM.

Mamas, Minas e Manas
Na terça-feira, às 14h, o Mamas, Minas e Manas também ocupa a Faixa Mulher, com apresentação de Janaína Serra e produção de Brunna Figueirôa. A edição desta semana apresenta o último episódio da série Futuros Possíveis, com o tema Mulheres e Coletividade. Com as convidadas Da Gayoso, Cléa Santos e Mestra Bel, o programa passeia pela importância das redes de apoio durante a maternidade.

Papo de Artista
Toda sexta-feira, às 15h, você tem compromisso marcado com o Papo de Artista! Na sexta-feira (02) Manoel Constantino convida o consagrado cantor e compositor Chico César para um bate-papo acerca da celebração de 30 anos do álbum Aos Vivos, que conta com duas sessões no Teatro do Parque, dia 10 de maio.

Batucada
Começando o domingão (03) na Frei Caneca, a partir das 10h da manhã, Iara Lima traz mais uma edição do Batucada, com artistas consagrados no samba autoral brasileiro. A homenagem desta edição é para o Maestro Carioca, instrumentista, trombonista e orquestrador. Gravou mais de quinze disco de 78 rpm e mais de dez LPs pelas gravadoras Odeon, Rádio e RGE.

Giro Nordeste
E nas noites de domingo tem retransmissão do Giro Nordeste, a partir das 19h, em parceria com a TVE Bahia. Quem participa do programa neste domingo (04) é a psicanalista e escritora dra. Claudia Mascarenhas. No programa, ela fala sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando diagnóstico, inclusão, educação, suporte familiar e os desafios da primeira infância. Fundadora e diretora clínica do Instituto Viva Infância, Dra. Claudia é mestre em filosofia da ciência (Unicamp), doutora em psicologia clínica (USP-SP) e presidente do Departamento de Saúde Mental da Sociedade Baiana de Pediatria. Com uma trajetória dedicada à infância, também é autora de livros teóricos e infantis sobre o tema.


Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe