ícone face twitter instagram

Rádio Pública do Recife celebra o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia

12.05.23 - 08H22
Rádio Pública do Recife celebra o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia

(Foto: Antonella Galindo e Marcone Felix)

Por: Beatriz Guglielmelli

17 de maio é comemorado o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, em memória ao dia em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990. A data tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre a violência e a discriminação de pessoas LGBTI+ e cobrar a instauração de medidas que garantam direitos e dignidade aos membros desta comunidade. 

Para celebrar a data, neste domingo (14), o programa Vozes do Orgulho recebe a vice-diretora da Faculdade de Direito do Recife, Antonella Galindo, em uma importante iniciativa de enfrentamento à LGBTfobia e promoção dos direitos da população LGBT. A professora fala sobre direitos LGBTI+ e suas vivências como mulher trans. A trajetória de Antonella até chegar ao cargo de vice-diretora da Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, ao lado do professor Torquato Castro Jr. como diretor, marca um momento histórico para a instituição fundada em 1827, que é a mais antiga faculdade de direito do país.

Em um contexto de aumento da violência e discriminação contra pessoas LGBTI+, o programa é uma importante iniciativa para o enfrentamento da LGBTfobia e um espaço para celebrar a diversidade e fortalecer a luta contra o preconceito. Marcone Felix, apresentador do Vozes do Orgulho comenta: 

"É necessário que a sociedade como um todo se engaje no combate à discriminação, na promoção da igualdade e na garantia dos direitos humanos para todas e todos, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero.”

O Vozes do Orgulho começa às 16h, você pode sintonizar pela 101.FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org

SEXTA

Sexta-feira (12), às 8h, o Balaio Cultural bate um papo com Ronaldo Aboiador. Ronaldo é compositor, escritor e aboiador, neste programa ele traz os seus cantos nordestinos que representam todos os povos nordestinos, mostra seus motes criativos e homenageia o programa através de sua arte.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e bate um papo com o ator, diretor e cantor Pedro Oliveira. 

Às 18h, A Voz do Frevo fala sobre as Memórias do Frevo. A edição apresenta um panorama histórico da trajetória musical acadêmica do Maestro José Amaro, que fez história na música Pernambucana através da UFPE, desde quando ingressou como estudante da Escola de Belas Artes, em 1972. Ministrou disciplinas de Canto Coral, Folclore Musical Brasileiro e História da Música Brasileira e Europeia. É autor de outras obras como: “Música e Ópera no Santa Isabel” (Subsídio para a História e o Ensino da Música no Recife) e “O Fascínio do Candomblé”, ensaio músico-folclórico sobre a herança negro-africana no Brasil, publicado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco, em 1978.

SÁBADO

No sábado (13), às 8h30, o sexto episódio do Primeira Estrela recebe a multiartista Carol Levy, que recheia o programa com a história do macaco e a boneca de piche, suas músicas e um bate papo especial. 

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais uma história incrível! Nesta semana, o ouvinte confere a história de Oxum.

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes conversa com a Historiadora formada pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutoranda pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo Núbia Aguilar, que fala sobre a música negra como estratégia de luta e resistência.

E às 16h, o Aldeias e Quilombos fala como a pedagogia da oralidade da capoeira é rica, ou seja, como a forma de passar os ensinamentos através de várias histórias, personagens, modos de linguagem fazem da capoeira uma prática de origem ancestral única, mas com um toque de cada capoeirista que a vem repassando e traduzindo os seus saberes. Ensinada de forma oral, ou seja, falada e não escrita, a capoeira se torna culturalmente rica, pela primeira sua diversidade enquanto arte e segundo porque mesmo que existam regras para se alcançar determinado objetivo, como por exemplo, um toque, um golpe, um movimento, as variadas formas de linguagem usadas são adaptadas por quem a passa, cada um e cada uma, mestres e mestras, professores e professoras de capoeira, desenvolvem sua pedagogia própria na transmissão dos seus saberes e também na continuidade destes pelos seus alunos e alunas. Nesta semana, os convidados são Mestre Corisco, do grupo de Capoeira Chapéu de Couro; Mestre Fábio Luiz Loureiro, do Grupo de Capoeira Beribazu e o Contramestre Bruno Santana do Chapéu de Couro.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (14), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM, e por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som do grupo de pagode Menos é Mais, o homenageado da semana. E na seleta musical ainda tem Rita Lee, Taiguara Borges, Wilson Simonal, Dinah Santos, Elza Soares e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So traz as profundas marcas das tradições Jeje presente na cultura afro-brasileira, especialmente nos territórios ancestrais reconstruídos nos candomblés de nação Jeje. Espaços esses importantes para manutenção de valores civilizatórios africanos potentes para nos fortalecer e manter nossas cabeças pretas. Ainda teremos muita música afrobrasileira nos embalando e alimentando nossas cabeças de sonoridades da cultura Jeje no Brasil.

Na sequência, às 16h, o Vozes do Orgulho recebe a vice-diretora da Faculdade de Direito do Recife, Antonela Galindo, para falar sobre a importância da luta pelos direitos LGBT e compartilhar sua própria trajetória durante sua transição de gênero.

Às 20h, o Giro Nordeste bate um papo com a ministra dos Esportes, Ana Moser. A entrevista apresenta temas como educação e cidadania através do esporte, além da violência, do racismo e dos abusos dentro do meio esportivo.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe