ícone face twitter instagram

Papo de Artista fala sobre exposição Na Cidade da Ressaca

14.04.23 - 10H01
A Corrida de Carroças faz parte da exposição Na Cidade da Ressaca

A Corrida de Carroças faz parte da exposição Na Cidade da Ressaca

Por Beatriz Guglielmelli

Ocupando três andares do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, a mostra Na Cidade da Ressaca reúne trabalhos de diferentes fases do artista visual Jonathas de Andrade, considerado um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil. Foi em Pernambuco, onde está radicado há duas décadas, que o alagoano se fez artista e desenvolveu um projeto criativo reconhecido nacional e internacionalmente. Com curadoria de Moacir dos Anjos, o projeto é uma celebração aos 15 anos de carreira de Jonathas. 

Aversa a categorizações, a obra de Jonathas de Andrade é plural e pujante, tanto em relação aos suportes utilizados quanto às temáticas. Porém, algumas características são evidenciadas nos eixos escolhidos pela curadoria nesta exposição: a ligação com Pernambuco (o clima histórico, político e afetivo do território), o poder transformador da educação, a pulsão erótica e a insurreição contra o status quo.

Trabalhos em vídeo, fotografia e instalação convidam o visitante a trabalhar com vários sentidos, através de uma expografia que se constrói, também, a partir de uma sensualidade que emerge da mistura, do encontro dos diferentes. A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 18 de junho.  

Para falar mais sobre a mostra e sobre a sua trajetória artística, nesta sexta-feira (14), no Papo de Artista, Manoel Constantino bate um papo com Jonathas de Andrade. Imperdível! O programa começa às 14h, você pode sintonizar pela 101.5 FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org

SEXTA

Sexta-feira (14), às 8h, no Balaio Cultural, o cantor, compositor e ator, Talis Ribeiro traz suas canções, histórias da sua vida artística, suas composições e alguns fatos interessantes sobre sua arte que o fizeram criar suas músicas, que falam da importância de preservar nossos rios e nossas reservas ambientais.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com o artista visual Jonathas de Andrade sobre a sua exposição, “Na Cidade da Ressaca”, que ocupa o MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, entre até o dia 18 de junho, oferecendo ao público um panorama pujante de sua poética. 

Às 18h, A Voz do Frevo chega com uma edição especial com o tema: Frevo Educação e Música. O programa recebe Climério de Oliveira, músico, cantor, compositor, produtor, professor, escritor e pesquisador. Climério fez pós-graduação e mestrado em Etnomusicologia, escreveu sobre a performance da tribo Canindé do Recife (caboclinhos) e publicou diversos artigos sobre música tradicional de Pernambuco.

SÁBADO

No sábado (15), às 8h30, o Primeira Estrela recebe o Cotia Coletivo, que conta e canta a história de Minunciosa, a vaquinha que queria ser cantora! E depois tem um bate papo animado com Pochiwa, um dos idealizadores do coletivo, que vai falar sobre livro, teatro, música e dança.

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais uma história incrível! Nesta edição, Nanã dá a luz ao seu filho Omolu, por ele nascer com muitas feridas ela o abandona no rio, onde Iemanjá o encontra e cuida como se fosse seu filho. Omolú vai à festa dos Orixás com sua roupa de palha feita por sua mãe Iemanjá, os Orixás vêm as feridas de Omolu e riem dele, mas Xangô justo como é, não gosta da atitude deles e tenta resolver a situação com Olodumare, o Orixá Supremo.

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Às 15h, o Diáspora recebe a produtora musical alagoana, afro-indígena, educadora, musicista, articuladora e pesquisadora, Elaine Silva, para uma conversa sobre a importância da musicalização nas infâncias. 

E às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre Ervas e Plantas Sagradas. Manjericão, arruda, louro, folha de guiné, alecrim, raspa de marmeleiro, pião roxo, essas são algumas das inúmeras ervas usadas em vários tipos de tratamento pelos povos indígenas e quilombolas.  Com um forte poder de cura, elas são muito usadas nas comunidades para tratar doenças do corpo e da alma, seja através dos rituais sagrados ou como medicamentos, essa prática é conhecida cientificamente por fitoterapia, que quer dizer terapia através das plantas. Para a medicina tradicional, essas práticas são consideradas alternativas, mas para os povos indígenas e quilombolas são práticas preventivas e profiláticas, de origem milenar.  Apenas em 2006 que o SUS reconheceu a importância da fitoterapia, criando a políticas de práticas integrativas e complementares. Para falar da eficácia do uso das ervas nas tradições afro e indígena, nós convidamos um pai  de santo, um detentor de saber indígena e  uma botânica

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (16), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM, e por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som do grupo Os Tatuís, o homenageado da semana. E ainda tem Revelação, Elza Soares, Gerlane Lops, Grupo Bom Gosto e muito mais na seleção musical. 

Às 15h, o Oba Kò So fala sobre o Atlântico Negro. O termo é uma referência direta a história de deslocamento e identidades a partir da diáspora africana forçada. Ao mesmo tempo que esses deslocamentos gerou um desmantelamento existencial em pessoas negras africanas, esses sujeitos sobreviventes criaram e recriaram culturas em novos territórios mantendo intactas suas raízes tradicionais ancestrais.  O episódio de hoje fala sobre esse fluxo e refluxo de pessoas, de cultura, de tradição e a construção de territorialidades pelas africanidades. Tudo isso embalado pelas notas musicais dos ritmos afrobrasileiros e africanos. 

Na sequência, o Vozes do Orgulho conversa com o militante das causas LGBT há mais de 20 anos, Wellington Medeiros. Neste programa, ele relata fatos curiosos e importantes do início da atuação do Movimento LGBT Leões do Norte, do qual foi um dos fundadores, no estado de Pernambuco.

Às 20h, o Giro Nordeste recebe Dário Kopenawa, professor, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami e idealizador do projeto de educação intercultural bilíngue para falar sobre a situação dos povos indígenas Yanomami, a preservação do meio ambiente, a violência e a ocupação de terras dos povos originários no país.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe