ícone face twitter instagram

O fim de semana da 101.5 tem conteúdo para todas as idades

27.05.21 - 15H26
além da lenda

Ilustração da série Além da Lenda, animação produzida no Recife (Foto: divulgação)

 

Por Giovanna Lira

 

Que a rádio pública do Recife é uma mistura de cores, crenças, gêneros e idades, não é novidade para ninguém! E é claro que a criançada não poderia ficar de fora. Nossas manhãs de sábado estão recheadas de programação feita para os pequenos, com histórias, músicas e conhecimento.

Especialmente neste fim de semana, às 8h45, o Rádio Além da Lenda fala sobre o projeto que deu vida ao programa: a série animada Além da Lenda. A animação leva o folclore brasileiro para as crianças de um jeito divertido e leve, com o objetivo de disseminar e aproximar a futura geração dessa parte da cultura popular. A ideia deu tão certo que a série animada expandiu para web, livros, rádio, podcast e agora se torna um longa-metragem animado. O programa entrevista a diretora do Além da Lenda - O Filme, Marília Feldhues. Além disso, ainda lança a música Nova História, que é o tema do longa, com as vozes dos atores Hugo Bonemer e Gabriel Leone.

 

SÁBADO (29)

Logo de manhã, às 7h45, a Rádio Matraquinha abre a Faixa Infantil trazendo histórias e músicas sobre os Orixás. O bate papo é com a contadora de histórias Kemla Batista, do Caçando Estórias. Ela fala de seu novo projeto, a Casa do Ofá, a primeira casa de educação antirracista de Pernambuco, e conta a lenda Do Poder do Tamborzinho de Ibeji. Tem dicas de livros e agenda do Corujices em um programa dedicado a Guitinho da Xambá, do Côco Bongar, e a toda a Nação Xambá.

Às 8h45 tem o Rádio Além da Lenda, seguido pelo Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h15. A entrevista da semana é com Luciano Meira, professor da UFPE e empreendedor da Joy Education, para tirar dúvidas de pais, responsáveis, educadores, crianças e adolescentes sobre crianças na internet e internet segura. Também conta com a participação do Grupo Artrelando de Crianças da OAF – Organização de Auxílio Fraterno do Recife. 

Às 10h, o Conexão Eficiente faz uma retrospectiva de 2020 com pessoas que já passaram pelo programa, falando um pouco dos seus sonhos, desafios e conquistas. Tem a participação especial de Joselma Soares, Laila Castro, Rosinha Santos, Eduardo Cavalcanti, Mila D´Oliveira e Pedro Fernandes.

O Laboratório FM, às 11h, traz o Dr. Fábio Rúbio Scarano, Ecólogo da Universidade Federal  do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador fala sobre o momento de questionamentos profundos que nossa sociedade está vivendo e como é possível sair dessas múltiplas crises através do diálogo. Em pauta, ainda, a sustentabilidade e diversos temas relacionados a essa ciência. 

Ao meio-dia, a Hora do Close conversa sobre doação de sangue por pessoas LGBTQIA+ no Brasil. Também explica o significado das expressões “limpar o piano” e “afiar as garras”, recomenda o livro “Meu Nome é Amanda" e o canal do Youtube “Mandy Candy” da youtuber Amanda Guimarães, e conta a trajetória da cantora Anitta.

Na sequência, às 13h, o Sala de Cinema traz o tema Preservação e Memória Audiovisual. Debate os desafios e perspectivas para esse setor tão importante para o país,  sua função social e sua importância para o cinema. Entrevista a Tiago Delácio, realizador, produtor, educador e coordenador do MUCA - Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga.

A Rádio Comunitária Aconchego, espaço de comunicação livre e popular, é o tema do Histórias do Velho Oeste, às 13h30, que conta a história da rádio através de fragmentos de lembranças das pessoas que constroem e construíram este meio de comunicação comunitária.

Logo depois, às 14h, o Quarta Parede conversa com Clau Luna, arte educadora, atriz, dançarina e graduanda no curso de Licenciatura em Teatro da UFPE. Ela fez temporadas em espetáculos como Vereda da Salvação - 1º ato, integra o grupo BCTeatro (Bando Coletivo de Teatro) e o coletivo de danças urbanas Aurora Urbana. Em 2020, ganhou a batalha online de twerk no evento Bundalelê. Também organizou e foi jurada da primeira batalha da Twerk Recife, ao lado de Ayara Martins e Briê Silva, e em 2020 entrou para a equipe de professoras da Twerk Recife e ensina Twerk e Brega Funk. Já realizou trabalhos em clipes musicais, como Sentadão  do Pedro Sampaio feat. Felipe Original, Se Solta, do MC Draak, entre outros. 

Às 15h, o Aldeias e Quilombos apresenta projetos e políticas de apoio a comunidades indígenas e quilombolas de Pernambuco. Realiza uma conversa com Clarissa Marques, professora da Universidade de Pernambuco (UPE) sobre o projeto Ser Quilombola, realizado em parceria com a Diretoria Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União e com o grupo de pesquisa MSEU, da UFPE, com atuação de alunos e alunas do curso de direito. Também dialoga com Daniel Maranhão Ribeiro, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), regional Nordeste, sobre a importância da demarcação das terras e o acesso a políticas públicas pelos povos originários. 

Em seguida, às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com Daniel Brito, vocalista e guitarrista da banda Nazireu Rupestre. O programa ainda reflete sobre tempo e identidade na cultura rastafari e apresenta uma seleção musical com Jerivá, Chama Crescente, Jimmy Luv  e muito mais.

Oxalá e o Respeito e Proteção aos Mais Velhos é tema do Obá Kosò, às 17h. Para essa conversa, entrevista Pai Paulo de Ogún do Ilé Ógún Àlákóró, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Também toca músicas de artistas que trazem nas suas produções referências sonoras sobre Oxalá.

O Que Braba!, às 19h, conversa sobre como a comunicação pública pode ajudar na luta antirracista. Para bater esse papo, convida a jornalista Eduarda Nunes e a radialista e integrante do coletivo Obirin, Laís Rilda.

Às 20h, o Oxente, Afrodite! traz o urologista Filipe Tenório Lira Neto, especialista em sexualidade masculina, para falar sobre vasectomia e como realizar o procedimento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção musical apresenta estilos variados, com Marilyn Monroe, Laura Canabrava, Pedro Bial, Vintage Culture e muito mais.

A Techtrônica, às 22h, faz um passeio pela POP Music, trazendo artistas que representam esse estilo musical e que mergulham nas sonoridades eletrônicas, mesclando a forma musical propagada pelo Pop com elementos sonoros eletrônicos.

 

DOMINGO (30)

A manhã do domingo começa com o Frequência Natural, às 8h, que fala sobre a arte e agroecologia com participação de Ianah Maia, artista visual. 

Às 9h, o LAB 101 apresenta os dois últimos episódios do podcast As Sanfonas de Tavares da Gaita, parceria com o projeto de extensão Rádio Cordel, do Departamento de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. O Batucada, às 10h, traz grandes sambas e homenageia a cantora Fabiana Cozza, que, com mais de vinte anos de carreira, é uma das maiores vozes de sua geração, com diversos sucessos como Ogã de Ogum, Bravum de Elegbara e Filhas de Iemanjá . 

Em seguida, ao meio-dia, o Las Colores é dedicado a canções produzidas em parceria por artistas LGBTQIA+ latino-americanas. Às 15h, no Sr. Cinema, Ana Farache, jornalista, cineasta e coordenadora da Cinemateca e Cinemas da Fundação Joaquim Nabuco fala sobre o recorde de acessos ao acervo da Cinemateca durante a pandemia e novos projetos.

Às 16h, a Grécia é o destino do Volta ao Mundo. Na sequência, às 17h, o Pedrada traz uma edição que relembra músicas já tocadas e apresenta a nova canção da Turvura, Maré Viva. Já às 19h, o Obriganza Experiência fala sobre o Frestas Telúricas, uma série de performances dedicadas à música experimental realizada à distância através de plataformas digitais em edições mensais no Youtube.

O Pesado - Lapada para todos os Gostos traz a segunda parte do especial sobre o que saiu de pesado em 2020 no Estado, às 20h. Logo depois, as 21h, o Audio Mundi fala sobre a carreira do o músico pernambucano Moacir Santos, que, antes de completar 20 anos de carreira, já tinha tocado em dancings e gafieiras, regido orquestras de gravadoras, diretor musical de comédias do teatro de revista e lapidou musicalmente toda uma geração de músicos da Bossa Nova.

Para concluir a programação de domingo, Outra Fita - Vidas Sonoras traz, às 22h, o flautista Junior Morais, para falar do pífano, seus trabalhos com o Boi da Mata e como artista independente. Muita visão, processos artísticos e recados desse grande personagem que faz uma homenagem muito importante ao mestre Edmilson do Pífano.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe