ícone face twitter instagram

Música, sonhos e direitos são temas na rádio pública do Recife

11.06.21 - 17H37
parada da diversidade

O Salada Pop desta terça (15) entrevista a presidente do Fórum LGBT-PE (Imagem: Leo Martins)

 

Por Giovanna Lira

 

Junho está cheio de eventos. Além das comemorações do São João, a Frei Caneca FM celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ com interprogramas e programas especiais sobre o tema. Com a campanha "contra as dores e dissabores, abraçamos todas as letras e cores", a 101.5 leva conscientização e informação para todes que sintonizam com a gente.

Nesta segunda (14), o BR-101.5 começa às 9h, levando o ouvinte em uma estrada de sons e papos incríveis. Às 11h, Gabriele Alves conversa com os integrantes da banda recifense Guma. O grupo é formado por Katarina Nápoles (voz), Carlos Filizola (guitarra) e Caio Wallerstein (bateria) e a conversa é sobre o recém-lançado single Paraíso Astral. A música tem inspiração do new wave e do power-pop, e é a segunda do projeto de três lançamentos no primeiro semestre deste ano.

Do pai da psicanálise, Sigmund Freud, passando pelo filósofo René Descartes, até o autor Augusto Cury, o mundo dos sonhos sempre foi cercado de mistério e fascínio. Nesta semana, o  TPM - Tempo Para Mim, ao meio-dia, fala mais sobre sonhos e autoconhecimento. Para isso, entrevista a terapeuta e artista Drica Ayub, que idealizou o curso Ciranda de Sonhar após estudar a temática dos sonhos de forma teórica, empírica e experimental.

Na terça (15), BR-101.5 bate um papo com a banda Eddie. Com mais de 30 anos de carreira, o grupo é referência da expressão musical pernambucana, trazendo em seu repertório músicas de frevo que entregam todo o clima carnavalesco. Seu mais novo disco, Atiça, teve o lado A lançado em 2020, e agora os músicos entregam o trabalho na íntegra, misturando o frevo tradicional com rock, punk, dance music e arrasta pé.

No mês do orgulho LGBTQIA+, em um país tão preconceituoso e violento com essa comunidade, o Salada Pop busca impulsionar as vozes que trabalham em favor dos direitos dessas pessoas, abrindo espaço para que falem sobre suas opressões, lutas e vitórias, visando, assim, uma mudança real de paradigma. Dessa forma, para falar sobre a data, sua história e o que ela representa, Nice Lima entrevista Rivânia Rodrigues, do Fórum LGBT de Pernambuco, organização de articulação política contra o preconceito e pelos direitos humanos e civis de pessoas LBGTQIA+, às 14h.

Quarta (16), às 11h, tem mais uma edição do Papo de Artista. Manoel Constantino conversa com o cantor e compositor Zé Cafofinho, um dos principais nomes do pós-manguebeat. O artista é o criador de grandes sucessos como Xirley (interpretado por Gaby Amarantos), Silêncio e Dança da Noite.

O BR-101.5 da quinta-feira (17) entrevista, às 11h, o grupo Suraras do Tapajós, composto por mulheres indígenas de Alter do Chão (PA), que se uniram através da participação na Associação de Mulheres Indígenas Suraras Do Tapajós, coletivo que combate a violência e racismo. Elas falam sobre o lançamento do álbum Kiribasáwa Yúri Yí-Itá - A força que vem das águas, que traz carimbó e representatividade de seu povo.

Às 14h, o Salada Pop prepara os ouvintes para este São João diferente. Trazendo o tema Quadrilhas Juninas e Pandemia, entrevista Michelly Miguel, presidente da Federação de Quadrilhas e Similares do Estado de Pernambuco - Fequajupe.

Na sexta (18), a partir das 9h, o BR-101.5 apresenta uma seleção musical especial e, às 11h, no programa tem a Faixa de Entrevista, com muita cultura e diversão.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe