ícone face twitter instagram

Música, cultura e informação nas ondas da 101.5

01.04.22 - 16H09
Música, cultura e informação nas ondas da 101.5

A banda Mastruz com Leite cede entrevista exclusiva para o Forropodó deste fim de semana. Foto: Reprodução/Internet

Por Priscila Xavier

SEXTA

Encerrando o expediente da sexta-feira tem Relicário, às 17h, trazendo "Clássicos da Poesia”, uma produção inédita para o ouvinte da rádio pública do Recife, na voz de Janaína Serra, com produção de Beatriz Guglielmelli.

A música da Austrália engloba desde as manifestações dos aborígenes até representantes do rock como AC/DC. Além da música tradicional australiana, muito influenciada pela música folclórica de seus colonizadores e imigrantes, e também pela música clássica, que produziu alguns nomes de reconhecimento mundial, a música feita na Austrália é uma música plural  e são essas variações que nós vamos falar no Audio Mundi, às 18h.

No Universos Hip-hop, às 20h, Filipe Massa apresenta nomes da velha e da nova escola do rap pernambucano em suas diversas localidades e vertentes.

Finalizando a programação de 1º de abril, o Oxente, Afrodite! responde se é mito ou verdade o que tem sido noticiado a respeito dos efeitos da covid-19 no pênis, como diminuição do tamanho, impotência, entre outras questões. Adriana Pax e Maria do Céu entrevistam o urologista Jarys Borges, especialista em saúde sexual masculina. Também estão de volta os quadros de notícias e dados, Dica Preciosa e o bloco musical da DJ Pax. Começa às 21h.

SÁBADO

O sábado inicia com o Vozes Inclusivas, às 8h. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, a atleta cadeirante Beth Gomes, aos 56 anos de idade, bateu o recorde mundial e levou a medalha de ouro no lançamento de disco. Ela fala sobre as conquistas e a preparação de um livro que contará sua trajetória. Participam ainda Jarbas Trindade e José Antônio Freire. Ambos são referências na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e falam sobre a acessibilidade nas eleições 2022. Será uma eleição confortável e inclusiva para pessoas cegas e com baixa visão?

José Antônio Freire é o presidente da CBDV, Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, entidade que acaba de ser premiada pelo trabalho vitorioso em Tóquio. Ele comenta os planos para os atletas cegos e com baixa visão na sequência de 2022. No quadro Conexão Inclusiva, que conta a trajetória de pessoas cegas ou com baixa visão, o convidado é Carlos Ferrari, atual diretor de relações institucionais da ONCB e vice-presidente da ULAC, União Latino-americana de Cegos.

Abrindo a Faixa Infantil tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h, o programa aborda o perigo das Fake News para as crianças. A convidada é a  mestra em história social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suzane Araújo. Ela trabalha com educação da rede privada de ensino como professora de história, educação digital e atualidades. Na “Onda do artista” o cantor infantil pernambucano Igor Valença é o convidado.

Na sequência tem Palavras NO AR, às 10h, trazendo curiosidades sobre a vida das mulheres no circo, além de músicas e a participação da repórter La Ursa Mensageira. Encerrando a faixa, o É conversa pra criança, sim! fala sobre os sentimentos, com a participação da psicóloga Rafaela Paixão.

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz sua terceira viagem com destino ao Peru em busca de sua história, cultura e música. No quadro Mundinho Latino tem notícias e músicas em dose dupla de Gian Marco, Ozuna, Farruko e Rauw Alejandro. Participa, ainda, Carla Alves para bater um papo sobre sua versão da música “Loca” de Thalia, no quadro Dale que traz as versões originais traduzidas do espanhol para o brega pernambucano.

À noite tem edição inédita do Forropodó, às 19h.  Para abrir a edição da semana, o programa convida a banda que pavimentou o caminho para o forró eletrônico que conhecemos hoje: Mastruz Com Leite. Com 31 anos de estrada e uma nova formação cheia de pessoas muito jovens, os vocalistas refletem sobre a responsabilidade de levar esse legado adiante e recordam grandes momentos à frente da banda mãe do forró.

DOMINGO

O Frequência Natural começa às 8h, mostrando como as tecnologias alternativas de baixo custo podem ajudar a promover verdadeiras revoluções na vida das pessoas. As tecnologias sociais, como também são conhecidas, surgem a partir do talento, da sensibilidade e criatividade das pessoas para enfrentar as necessidades do cotidiano com soluções simples. A entrevista é com Tião Alves e Josivam Nascimento, educadores do SERTA - Serviço da Tecnologia Alternativa.

No Lab101 deste domingo, às 09h, apresenta o Podcast Umbucast com o episódio "Entre cordeis e gravuras", que conta a história de J.Borges, cordelista, xilogravurista e artista popular de Bezerros(PE). O episódio é desenvolvido pela Rádio Cordel - Projeto de Extensão do Grupo de Mídias Sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE. Umbucast é produzido por Daniel Nascimento, Beatriz Lima, Andayra França, Vitória Lima, Gabriela Ramos, Laís Tavares, Nichole Andrade e participação externa do estudante João Paulo Passos, do curso de cinema da Universidade Federal de Mato Grosso, na orientação de Sheila Borges e Giovana Mesquita, professoras do curso de comunicação social.

Neste domingo também é dia de Batucada na rádio pública do Recife, às 10h! No repertório do dia, tem João Nogueira, Beth Carvalho, Gerlane Lops, Elza Soares, Sorriso Maroto e muito mais! A homenagem do dia vai para o grupo Vou Pro Sereno.

O bate-papo da hora do almoço no Tabaquice Nossa revela como Letícia, aluna travesti integrante do programa, gostaria que as escolas acolhessem jovens trans e sua experiência de entendimento de si mesma no início da puberdade. Para fortalecer a discussão, Alice White traz um estudo voltado para a área de saúde, mas que pode ser muito bem aplicado às escolas. O tema tem a intenção de normalizar a existência de pessoas trans, quebrando a transfobia estrutural, mas, especialmente, de gerar confiança para quem está passando pelo mesmo momento. Começa ao meio-dia.

A parada do Som da Liberdade deste domingo é o Brasil para falar dela: Elis Regina, carinhosamente apelidada por Vinícius de Moraes como “a pimentinha”. Quem ajuda a contar a história de uma das vozes mais famosas do país é o filho mais velho da cantora: o produtor musical João Marcelo Bôscoli. Em uma entrevista exclusiva para o Som da Liberdade, ele conta detalhes da carreira de Elis e fala sobre a importância dela na resistência à ditadura civil-militar, embora a cantora tenha morrido antes de estar em uma democracia. Tudo isso ao som das músicas que marcaram a carreira de Elis Regina, às 15h.

O programa Obriganza Experiência chega às 19h apresentando o projeto Eletroselvagem de César Berton, o americano Daniel Menche, a brasileira Silvia Ocougne e o recém lançado álbum de Leo Alves em parceria com Juan Antonio Nieto.

Fechando a noite tem edição inédita do PEsado - Lapada para todos os gostos. Dentre os subgêneros da música pesada, o nu metal é um dos mais controversos. Surgido em meados dos anos 90, forneceu ao mundo nomes como Korn, Limp Bizkit, Slikpnot, Linkin Park e System of a Down. Em Pernambuco, também houve representantes do estilo. Sintoniza a partir das 20h.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe