ícone face twitter instagram

Música, cultura e informação na semana da Frei Caneca FM

03.09.23 - 07H28
Mostra Pankararu

Mostra Pankararu de Música em destaque na programação da semana | Reprodução: Internet

 

Por Alex Ricardo

Setembro chegou, e é o momento perfeito para você conhecer e sintonizar na nova grade de programação da Rádio Pública do Recife!

Após as estreias da segunda remessa de programas da sociedade civil, o mês da primavera traz mais uma edição dos programas com histórias, entrevistas, informações e muita música pra você.

Na quarta-feira (06), Bárbara Bittencourt conduz a nossa viagem até a Aldeia Bem Querer de Cima, localizada próxima à cidade de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, para conversar com Gean Ramos Pankararu, idealizador da Mostra Pankararu de Música. O evento volta para sua quarta edição, com o tema de “Afro-Indigenismo nas Artes e suas Confluências”, um convite para a reunião de povos, com o objetivo de difundir e fortalecer as culturas originárias. O quadro vai ao ar a partir das 10h, e você pode acompanhar também pelo youtube.com/freicanecafm.

Ajuste sua sintonia para a Frei Caneca FM na frequência 101.5 FM em Recife ou acompanhe de qualquer lugar do mundo através do nosso site.

SEGUNDA-FEIRA (04)
A partir das 8h, o programa Casa de Oxum entra no ar, trazendo uma entrevista com Marina Niambi, psicóloga candomblecista, ouvindo sobre males recorrentes e contemporâneos que afetam a saúde mental da sociedade como um todo, mas, ainda mais, pessoas negras e indígenas.

Na sequência, é a vez de Gabriele Alves apresentar o BR-101.5, um programa que combina música, informação e conversas com diversas personalidades do cenário cultural brasileiro. Para participar, basta enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (81) 99488-6842. 

Ao meio-dia, o Calor da Rua vai ao ar com a apresentação de Alex Carvalho para manter você atualizado sobre os acontecimentos em Recife e região. O tema desta segunda-feira aborda o Setembro Amarelo, uma campanha que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Na parte da tarde, a Faixa Mulher se inicia às 14h, com Priscila Xavier apresentando o programa TPM - Tempo Pra Mim, oferecendo dicas de autocuidado e bem-estar. A convidada da semana é a arteterapeuta, brincante e poeta, Lu Rabelo, que explica como o desenho, a pintura, a colagem, a escultura, a dança e a meditação podem auxiliar na exploração de emoções, melhorar autoestima e os sintomas de ansiedade.

Às 17h, Janaína Serra traz elegância e suavidade ao declamar poesias ao vivo e compartilhar músicas significativas no programa Relicário. Para interagir, sugerir textos e compartilhar, envie uma mensagem pelo WhatsApp (81) 99249-2199.

TERÇA-FEIRA (05)
O Isto é choro, Meu Bem! desta semana convida o acordeonista Cezzinha do Acordeon e a cantora Tereza Cristina pra um bate papo. O programa intercala choros clássicos de gerações passadas com músicas regravadas pela nova geração, a partir das 8h.

Durante a hora do almoço, ao meio-dia, Alex Carvalho comanda mais uma edição do Calor da Rua com entrevista, Giro Recife, Giro Esportivo e muita música. Em pauta o primeiro laboratório de Assuntos Fundiários e direito à moradia em uma universidade pública no Brasil, localizada na Universidade Federal de Pernambuco. A convidada é Alda Lúcia Soares Paes de Souza, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Pernambuco (ANOREG-PE), membro da Comissão Permanente do Código de Normas das Serventias Extrajudiciais de Pernambuco, membro da Comissão do Programa Moradia Legal e membro da Comissão de Restruturação das Serventias Extrajudiciais em Pernambuco. É possível acompanhar a entrevista ao vivo pelo YouTube da rádio.

Às 14h tem mais um conteúdo inédito da Faixa Mulher com o Mamas, Minas e Manas, apresentado por Janaína Serra, que traz discussões sobre maternidade para as ondas da rádio pública de Recife.

QUARTA-FEIRA (06)
No programa Quem Não se Comunica, Se Complica, às 8h, a conversa gira em torno de Antônio Coutinho, intérprete do personagem Velho Xaveco, desde 1978. Considerado o Velho do Pastoril mais antigo do estado, Antônio Coutinho é patrimônio vivo do estado de Pernambuco.

Às 14h, na Faixa Mulher, o Bate Antena assume o comando, proporcionando visibilidade para mulheres que são atuantes na cena cultural. Kemla Baptista, entrevistada da semana, é escritora e idealizadora do projeto ‘’Caçando Estórias’’ e conta toda a sua trajetória que é um referência para tratarmos sobre a importância da educação anti racista a partir da literatura e das ações culturais afirmativas.

QUINTA-FEIRA (07)
Benedito Ferreira, um narrador de histórias de 91 anos, natural de Brejo da Madre de Deus é o convidado do programa Sertão Sem Nó, às 8h. Ele participa contando duas de suas histórias pessoais que estão envolvidas com regiões pernambucanas.

Continuando com a programação da Faixa Mulher desta semana, o Ser Mulher entra no ar às 14h com uma pergunta: Em qual momento você lembra que também habita um corpo feminino e tem o direito de exercer o seu papel como mulher? A entrevistada é Yolanda Oliveira.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site!


Compartilhe