ícone face twitter instagram

TPM

Frei Caneca FM celebra o Dia dos Povos Originários

15.04.24 - 08H37

(Foto: Folha do Estado SC)

Por Manuele Mendes

 

O Dia dos Povos Indígenas, promulgado em 1940 originalmente como Dia do Índio e alterado em 2022, celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da diversidade cultural e da história desses povos, que habitam nosso país antes da chegada dos colonizadores europeus.


Compartilhe

Relicário homenageia o poeta Jorge Lopes

08.04.24 - 11H07

(Fonte: Jornal do Commércio)

Por Manuele Mendes

Poeta, desenhista, compositor, escritor e recifense do bairro do Cordeiro. Esse foi Jorge Lopes, ícone do movimento poético urbano pernambucano, referência da resistência underground na poesia pernambucana, conhecido através de suas publicações no jornal alternativo literário Balaio de Gato, trazendo ideias de justiça, liberdade e resiliência em sua obra. 


Compartilhe

BR-101.5 reúne as brabas do hip-hop pernambucano

25.03.24 - 08H10

(Karla Gnom é uma das convidadas do BR-101.5 de segunda-feira. Foto: Ignus)

Por: Manuele Mendes

O hip-hop é um gênero dominado por artistas masculinos, entretanto, esse espaço vem sendo ocupado por mulheres que começaram a ganhar visibilidade e reconhecimento, além de lutarem diariamente para ter seu lugar na cena e performar sua arte. 


Compartilhe

Na Boleia passeia pelo projeto Pequenezas no BR-101.5

11.03.24 - 08H53

(A cantora Isaar empresta a voz ao projeto Pequenezas Foto: Divulgação Oficina Francisco Brennand)

Por: Manuele Mendes

Dia 12 de Março é aniversário das cidades irmãs Olinda e Recife que completam 489 e 487 anos respectivamente. Berços culturais que saltam os olhos e demonstram sua rica história através da arquitetura, gastronomia, política e nas expressões artísticas características como o Frevo, o Maracatu, o Coco de Roda, entre outros.


Compartilhe

Consciência Negra em pauta na Frei Caneca FM

20.11.23 - 09H24

(REPRODUÇÃO/GETTY IMAGES)

Por Cadu Silva

20 de Novembro, também conhecido como o Dia da Consciência Negra, recebeu essa nomeação por se tratar de uma data histórica marcada pela morte do líder negro Zumbi dos Palmares, ativista que lutou contra a escravidão da população negra no Nordeste. 


Compartilhe