ícone face twitter instagram

Relicário homenageia o poeta Jorge Lopes

08.04.24 - 11H07
Relicário homenageia o poeta Jorge Lopes

(Fonte: Jornal do Commércio)

Por Manuele Mendes

Poeta, desenhista, compositor, escritor e recifense do bairro do Cordeiro. Esse foi Jorge Lopes, ícone do movimento poético urbano pernambucano, referência da resistência underground na poesia pernambucana, conhecido através de suas publicações no jornal alternativo literário Balaio de Gato, trazendo ideias de justiça, liberdade e resiliência em sua obra. 

Em celebração a sua obra e homenagem a sua vida e trabalho, o Relicário preparou uma edição especial em tributo a Jorge Lopes, na sexta-feira, dia 12,  com depoimentos gravados de inúmeras personalidades para falar acerca deste multi-artista recifense. 

Os programas podem ser acompanhados pela 101.5 FM, através do nosso site ou pelo Youtube.

SEGUNDA (08)

A partir das 9h, Alex Carvalho convida você para sintonizar no BR-101.5! Viaje com a gente pelas estradas da cultura, e participe conosco através do Whatsapp 81 99488-6842

Ao meio-dia,Luizy Silva assume o microfone e apresenta o Calor da Rua.

Às 14h, é momento de TPM - Tempo pra Mim, com apresentação de Priscila Xavier,o tema do dia é Pilates e saúde feminina, com participação de Denise Rovira, diretora da sede Recife do The Pilates Studio Brasil.

Às 17h é hora de Relicário, com apresentação de Janaína Serra, trazendo literatura e poesia para seu fim de tarde, participe conosco através do Whatsapp 81 99249-2199. 

TERÇA (09)

Às 10h, na faixa de entrevistas do BR-101.5, Alex Carvalho convida Mabel Medeiros, diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães MAMAM e a fotógrafa Thays Medusa para conversar sobre as exposições ‘Eles Tem Medo de Nós’ de Thays e ‘Bará’ do artista mineiro Gustavo Nazareno.

No Calor da Rua, ao meio-dia, Diego Oliver convida a fonoaudióloga Dryelle Azevedo para um bate-papo sobre o Abril Azul, que busca conscientizar a população acerca do Autismo.

Na #FaixaMulher da FreiCa, às 14h, o Mamas, Minas e Manas debate as diversas formas de masculinidade, com participação de Luizy Silva e Daniel Lima, psicólogo e especialista em em gênero e masculinidade.

QUARTA (10)

Às 10h, no BR-101.5, Alex Carvalho fala sobre a Exposição Claudionor Germano: 90 carnavais, que celebra a trajetória de um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, chamado de ‘’A Voz de Capiba’’ por suas inúmeras interpretações das composições dele e voz marcante do Frevo.  

Às 12h, no Calor da Rua,  Luizy Silva entrevista o secretário geral da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOBRESA, sobre o boletim epistemológico acerca dos afogamentos no período de 2024. 

QUINTA (11)

Ao meio-dia, o Calor da Rua convida a professora e coordenadora da Olimpíada Química Maria José para conversar sobre a importância da competição para os estudantes, na apresentação, Janaína Serra.

SEXTA (12)

No início da tarde, ao meio-dia, Priscila Xavier apresenta o Calor da Rua, e convida ao estúdio Fabio Carvalho, integrante do coletivo Jardim Secreto do Poço, iniciativa criada pelos moradores do Poço da Panela que interviram e transformaram o ambiente de despejo em um jardim ecológico 

Às 15h tem Papo de Artista! Nessa edição, Gabriele Alves entrevista a banda pernambucana Caboclo Mestiço, que tem como proposta musical uma viagem pela Sonoridade do Brasil, com ênfase na Musicalidade Nordestina, mas com ouvidos abertos para a Música Eletrônica Mundial.

Às 15h30 tem Minha Música! Cadu apresenta diversos artistas de inúmeras partes do nosso estado e nosso país, trazendo pluralidade musical pelas ondas da rádio. Nesse primeiro episódio temos os artistas pernambucanos Bruna Alimonda - Pare de me curtir e me ama, Zendo - Maldito e Setepalha - Heavy Malungo, e direto de São Paulo, Magrolis MC - Ziplock

Às 17h tem Relicário especial em homenagem ao poeta desenhista, compositor e escritor recifense do bairro do Cordeiro, Jorge Lopes, coautor dos livros DOSE DUPLA (com Francisco Espinhara) e CURTA POEMA (com Celso Mesquita), em 2020, o poeta, lançou o livro POEMAS REUNIDOS. A homenagem conta com depoimentos da vereadora Cida Pedrosa, o poeta Malungo e Valmir Jordão.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe