ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM celebra o Dia dos Povos Originários

15.04.24 - 08H37
Frei Caneca FM celebra o Dia dos Povos Originários

(Foto: Folha do Estado SC)

Por Manuele Mendes

 

O Dia dos Povos Indígenas, promulgado em 1940 originalmente como Dia do Índio e alterado em 2022, celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da diversidade cultural e da história desses povos, que habitam nosso país antes da chegada dos colonizadores europeus.

Entretanto, a data também serve para nos conscientizarmos acerca das lutas e do preconceito sofrida pelas comunidades originárias, que ainda hoje são perseguidas e atacadas diariamente por conta de atividades realizadas por não-indígenas como o garimpo ilegal, o desmatamento e a luta pela demarcação das terras indígenas.

A Frei Caneca celebra e valoriza a luta histórica desses povos, e portanto, organizou uma programação especial para esta data. No dia 19, a partir das 6h da manhã, tem blocos musicais especiais, preparados por Lorena Fragoso, e inclui artistas como Brisa Flow, Brô MCs, Cacique Pequena, Edivan Fulni-ô, Eloá Puri, Fykyá Pankararu, Suraras do Tapajós, Kandu Puri, Kaê Guajajara, Katu Mirim, Oxossi Karajá, Souto MC e Siba Carvalho.


SEGUNDA (15)

Animando as manhãs pelas ondas da FreiCa, às 9h, tem BR-101.5, com apresentação de Alex Carvalho, levando você pelas estradas da cultura. Acompanhe e participe com a gente através do Whatsapp: 81 99488-6842.

Ao meio-dia, tem Calor da Rua, com Luizy Silva. Em pauta, a economia prateada, que tem como objetivo a produção, distribuição e consumo de bens e serviços pela população acima de 50 anos, para conversar sobre isso, o programa recebe o CEO Mórris Litvak.

Às 14h é hora de TPM - Tempo pra Mim, com Priscila Xavier, o tema desta edição é saúde mental e a prática da escrita terapêutica, com a psicóloga e jornalista Malu Silveira.

Ao final da tarde, às 17h, tem Relicário, com Janaina Serra,  uma ode à beleza e à leveza, com literatura, música, trechos de filmes e memórias, participe conosco através do Whatsapp 81 99249-2199.  

TERÇA (16)

Às 12h, o Calor da Rua convida a Diretora de produção do Festival Internacional de Mágica Carla Navarro para falar conosco sobre o evento, quem direciona a conversa é Alex Carvalho.

Às 14h tem Mamas, Minas e Manas, com apresentação de Janaina Serra, nesta edição, o debate é sobre leituras para crianças divergentes, com a cientista social Renata Barbosa.

QUARTA (17)

Às 10h, na faixa de entrevistas da BR-101.5, Gabriele Alves retoma ao comando do programa e convida Lula Queiroga para um bate-papo sobre o novo álbum Capibaribum.

No horário do almoço, ao meio-dia, tem Calor da Rua, com apresentação de Manoel Constantino, falando sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, com a professora de literatura Angélica Guilherme.

QUINTA (18)

Às 10h, no BR-101.5, Gabriele Alves conversa com o pessoal do Grupo Magiluth de teatro sobre o espetáculo Dinamarca, que abre a segunda etapa da programação dos 20 anos do grupo.

No Calor da Rua, ao meio-dia, Janaína Serra recebe a presidente e diretora de conteúdo do Genero e Numero, Vitoria Gonzaga, para debater sobre a pesquisa Caminhos da Alimentação.

SEXTA (19)

Às 12h, no Calor da Rua, Alex Carvalho debate sobre o Dia dos Povos Indígenas, data que homenageia e destaca a importância e a luta das comunidades indígenas no Brasil.

Às 15h tem Papo de Artista, com apresentação de Manoel Constantino, a convidada da edição é a artista, Mestra em Artes Visuais e investigadora da etnia Xucuru, Juliana Souza Alves, ou Juliana Xucuru. 

Às 15h30 tem Minha Música, nas ondas da Frei Caneca FM. No episódio da semana, Cadu Silva apresenta os artistas pernambucanos Malu Rizzo - Vou Acabar com a tua paz (remix), Pedro Vilela - Não posso sonhar em te perder e Duo Repercuti - PAKIPARARABAKI, além do artista paulista Antiprisma - São duas horas e tá tudo bem. 

Às 17h, o Relicário retoma o quadro Recife nos Olhos, que busca apresentar a relação entre as obras de poetas e escritores com a nossa Veneza Brasileira. Para esta edição, a convidada é a jornalista e cronista Germana Accioly.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe