ícone face twitter instagram

8M e estreias dão o tom na programação da semana

06.03.22 - 19H46
Foto: Rafa Medeiros

Foto: Rafa Medeiros

Por Priscila Xavier


A partir desta segunda-feira, 07 de março, as produções da sociedade civil passam a integrar a grade de programação da Frei Caneca FM.

Vinte e quatro - das quarenta e cinco propostas selecionadas através do Edital de Ocupação da Programação - estreiam trazendo pautas importantes para discussão, como mobilidade urbana, governança na internet, a presença das mulheres no audiovisual, além de muita música e entrevistas com artistas diversos.

De domingo a domingo, a partir desta semana, é possível ouvir produções de 30 ou 60 minutos nas categorias Choro, Cinema, Comunidade, Cultura Negra, Cultura Popular de Pernambuco, Direitos Humanos, Experimental, Forró, Infantil, LGBTQIA+, Linguagens Artísticas, Literatura, Meio Ambiente, Mulher, Música Contemporânea De Pernambuco, Música Da América Latina, Música Do Mundo, Música Eletrônica, Outros, Reggae, Rock, Samba, Saúde e Bem Estar, Tradição.

Além das estreias, a semana marca o Dia Internacional da Mulher na terça-feira (08). Lorena Fragoso, programadora musical da 101.5, preparou uma seleção especial com 100% do dia tocando mulheres de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Ao longo do mês o(a) ouvinte é convidado(a) a refletir sobre as desigualdades que ainda marcam as mulheres na convivência social a partir dos interprogramas produzidos pela emissora. Bráulio Moura, Gerente de Inovação e Roteiros Turísticos da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, também participa com os interprogramas “Viva o Recife”, apresentando algumas mulheres que marcaram a história da cidade: Badia, Dona Santa, Cristina Tavares, Julia Santiago, Joana Batista e Geninha da Rosa Borges.

SEGUNDA (07)
No programa de estreia da nova temporada, o Solta o Frei discute o termo carrocracia, que nada mais é do que a supremacia dos carros nos ambientes urbanos. O termo foi criado pelo jornalista, mestre e doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Marcelo de Troi, que também é o convidado da edição, às 8h.

Já o primeiro Hackeando o IP, às 8h30, fala sobre a governança da internet. Esse sistema explica como governos, sociedade civil e iniciativas privadas, em seus respectivos meios, trabalham juntos para definir princípios, normas, regras e tomadas de decisão sobre o uso e a evolução da internet.

Na sequência, às 9h, Gabriele Alves assume o volante e guia o BR-101.5, interligando paisagens e pessoas através das estradas da cultura.

Na Faixa Mulher, ao meio-dia, o TPM - Tempo Pra Mim completa três anos no ar e aborda o autocuidado de mulheres que têm vivências distintas: Jarda Araújo, assistente social, ativista e mulher trans; e Siba Carvalho (Djotana Xambé), do povo Puri Teyxokawa, trabalha com música há mais de 10 anos atuando como compositora, percussionista, cantora e arte educadora. O trabalho dela atravessa os caminhos da espiritualidade, luta indígena e  visibilidade LGBTQIA+ e é fundamentado na mistura do reggae, hip-hop e ritmos ancestrais unidos a synths psicodélicos, trazendo à tona o futurismo indígena. O programa tem transmissão ao vivo pelo YouTube.

O Relicário desta segunda presta uma homenagem à escritora ucraniana mais pernambucana em linha reta: Clarice Lispector. Começa às 17h.

Você já ouviu falar sobre os ranchos carnavalescos? No programa de estreia, o Diáspora, a cor da nossa cultura em encontros e redes apresenta a definição dos ranchos carnavalescos e o contexto histórico da época a partir de uma entrevista com a jornalista, radialista, mestra e doutoranda em Ciência da Religião pela PUC/SP, Cláudia Alexandre, às 20h, na nova Faixa Preta da emissora.

Na edição que antecede o Dia Internacional da Mulher, o Toca o Terror conversa com a pesquisadora Rafaela Germano, que comanda o blog Mulheres no Horror. A equipe dá dicas de filmes de horror dirigidos por cineastas femininas, obras com temática queer e discutimos a presença das mulheres em uma indústria predominantemente machista. É a partir das 21h.

TERÇA (08)
O Isto é Choro, meu bem! começa às 8h com uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A apresentação é da radialista Patrícia Breda, que entrevista as cantoras e musicistas convidadas sobre os seus trabalhos artísticos: Dalva Torres, Kelly Rosa, Maria Flor e Bia Villa Chan.

Na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música recebe a compositora, rabequeira, violinista, arranjadora, produtora cultural e produtora fonográfica Aglaia Costa. A artista olindense conta um pouco da sua vida, formação e trajetória na música. Ela apresenta ainda várias composições próprias, integrantes do álbum Concerto para Rabeca, uma produção independente.

Às 15h estreamos nova faixa de horário a ser ocupada pela sociedade civil, com o Pegando o Bigu, que traz alguns questionamentos: como as mulheres atuam no ativismo? Como elas lutam dentro dos campos de luta também por seus próprios direitos? Como se engajar no ativismo feminista? Essas são algumas das perguntas que o programa pretende responder no seu programa de estreia, neste 8 de março.

Já o Oba Kò So estreia uma nova temporada com mais música, mais poesia, mais literatura, troca de ideias sobre livros, filmes, autorias negras e indígenas que podem nos aproximar das sonoridades de matriz ancestral Africana e AfroIndigena. Nesse primeiro programa o convite é para mergulhar no universo espiral de Exu, divindade da comunicação e dinamizador das existências, às 20h, na Faixa Preta da rádio pública do Recife.

QUARTA (09)
Às 8h, tem Raízes do Fole, apresentando uma prévia dos programas seguintes com artistas bascos, marfinenses, russos, egípcios, além dos brasileiros Luiz Gonzaga e Renato Borghetti, entre outros.

O primeiro Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque aos artistas do interior do Estado. Do reggae cantado em repente ao frevo moderno, o programa voa por Pernambuco trazendo em suas asas Sarah Leandro, Mestre Anderson Miguel, Henrique Albino, Jessica Caetano, Aratanha Azul e Em Canto e Poesia. Começa às 18h.

Às 21h tem Rádio Brumas apresentando uma entrevista com a banda Nietts, trio formado por Allan (bateria), André (guitarra) e Luiz “Zezito” (baixo e backing vocal), banda que nasceu em fevereiro de 2019 na cidade de São Paulo e tem influências do pós-punk, rock alternativo e “músicas de pista”. Traz também o Bloco Retrô falando a história da banda Cabine C, banda pós-punk brasileira formada na cidade de São Paulo em 1984.

QUINTA (10)
Na estreia da terceira temporada do programa Recife Lo-Fi, Zeca Viana leva o ouvinte para Buíque, no interior de Pernambuco, em uma entrevista especial com a transartivista e brincante RENNA que fala sobre sua carreira e diversos trabalhos que envolvem teatro, poesia, música e performance. Além disso tem sons de bandas e artistas independentes como Black Soda, Geração Mangue, Carnawood, Prisma Orbe, Platônicca e Siba Carvalho, às 18h.

Na Faixa Preta, às 20h, o Aldeias e Quilombos aborda o protagonismo das mulheres indígenas e quilombolas. Participam Aline Pajeú, da Aldeia Funil do Povo Tuxá; Fabiana Venceslau, da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas e Aylla Oliveira, indígena Kapinawá e pesquisadora da Universidade de Pernambuco (UPE).

Às 21h tem CINEstesia ocupando as ondas da 101.5 a partir de uma entrevista com o músico e compositor pernambucano Mateus Alves, formado em música pela UFPE, mestre em composição pelo Royal College of Music, de Londres, que assina  individualmente ou em parceria a trilha sonora de alguns dos filmes mais importante do cinema brasileiro contemporâneo, como Brasil S/A (Marcelo Pedroso), Aquarius (Kléber Mendonça Filho) e Bacurau (Kléber Mendonça Filho).

Ao longo da semana tem muito mais na rádio pública do Recife. Acompanhe pela 101.5 FM, pelo player do nosso site ou pelo YouTube!


Compartilhe