ícone face twitter instagram

A inclusão em debate no fim de semana da Frei Caneca FM

24.09.20 - 11H40
Bruno Martins

Apresentação do grupo potiguar GiraDança. (Foto: Bruno Martins)


Os programas Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio e Conexão Eficiente abordam a inclusão e a acessibilidade em seus programas deste fim de semana. O Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio aborda o direito de crianças a usarem a língua de sinais, tendo como pano de fundo o Dia Nacional dos Surdos. O Conexão Eficiente debate sobre dança, expressão corporal e autoestima da pessoa com deficiência.

O sábado começa com o Frequência Natural, às 7h, que trata dos riscos que os agrotóxicos podem causar a saúde. Às 9h15 tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio que enfoca o Dia Nacional dos Surdos e trata do direito das crianças a usarem a língua de sinais e outras ferramentas e estratégias no seu processo socioeducativo, além de trazer histórias e uma entrevista com a pedagoga, especialista em libras e com experiência em educação de surdos, Simone Lira. Às 10h, o programa Conexão Eficiente traz questões sobre acessibilidade para além de rampa e corrimão numa conversa com Joselma Soares, professora de dança e bailarina do Companhia Gira Dança, e com a jornalista Natália Rosa, ambas mulheres com deficiência, sobre dança, expressão corporal, autoestima e pessoa com deficiência. Logo depois, às 11h, o Laboratório FM, recebe o engenheiro da computação e atualmente é desenvolvedor de software na microsoft, Caio Duarte. Ele fala sobre as pesquisas em inteligência artificial envolvendo a “Machine Learning” - uma área voltada para a aprendizagem de máquinas. Ao meio-dia, a Hora do Close faz um debate sobre casamento homoafetivo, polêmicas e dicas, com muita informação e representatividade LGBTQ e ainda conta a trajetória da cantora Gloria Gaynor.


Às 13h, o Sala de Cinema fala sobre o Cinema de animação, suas origens, produções e seus desdobramentos no Brasil e no Mundo. Às 13h30, Histórias do Velho Oeste viaja pelas recordações de duas mulheres que cresceram e viveram a infância e adolescência na Zona Oeste do Recife. As artesãs Vanusa e Titi compartilham suas lembranças e memórias, as brincadeiras e travessuras, suas primeiras paqueras e bailes. Às 15h tem o início da Faixa Preta com o Aldeias e Quilombolas que vem falar sobre saberes ancestrais e pessoas que aceitaram o chamado de transmitir o Sagrado atravessando gerações. O Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com a cantora Laylah Arruda, que conta um pouco da sua trajetória e da sua visão do reggae, às 16h. Em seguida, às 17h, o programa Oba Kò So aborda o tema Obá e a Organização  Política das Mulheres Negras e conta com a participação da Yalorixá Mãe Baiana de Oyá do Ilê Axé Oyá Bagan de Brasília.

A noite, às 19h, o Que Braba! vem com a terceira edição do som de preto e fala sobre o House, ritmo que nasceu na primeira metade dos anos 80 nos estados unidos, e traz como convidada A DJ e mother da House of Kunoichis, Ayanami Yuri. Às 20h, a prática do autoerotismo, equivocadamente conhecida como masturbação, será desvendada no programa Oxente, Afrodite pelas âncoras; a jornalista Adriana Pax e a sexóloga Maria do Céu numa conversa com A médica ginecologista Karina Cidrim, especialista em terapia sexual. No Techtrônica, às 22h, um mergulho na produção da música eletrônica da  década de 1980.

No domingo tem Batucada às 10h, homenageando a sambista Thaís Macedo. Ao meio-dia, o Las Colores traz um bate-papo com o cantor e compositor Tchelo Gomez sobre seu novo single e o cenário do rap e do hip hop produzido por pessoas LGBTQIA+ no Brasil. Às 19h, o Obriganza Experiência vai dar um rolê por Nova York em 1977 e aborda a cena “No Wave” que antagonizava com a festiva “New Wave”. Explosiva e breve, a malta do “No Wave” deixou cortes profundos na música contemporânea com seu aglomerado de música concreta, noise, vanguarda e muita fritação. Na sequência, às 20h, tem o programa Pesado - Lapada para Todos os Gostos que traz uma entrevista com Fred Herbaud, guitarrista e vocalista de Um dos nomes mais importantes dos primórdios da cena pernambucana de heavy metal, ainda nos anos 80, o Fire Worshipers. Fred fala sobre a trajetória da banda e sobre os rumores sobre uma possível volta e da gravação de um disco. E no Audio Mundi, às 21h, um olhar nas as trilhas sonoras mais importantes da era Blaxploitation. Os filmes Blaxploitation dos anos 70 e início dos anos 80 divertiam e empoderavam seu público ao retratar heróis afro-americanos lutando contra o racismo e a ganância. Da ação exagerada e da consciência social desses filmes emergiram trilhas sonoras sensacionais que na maioria das vezes ofuscaram os próprios filmes.

 

Serviço:

Sábado

7h
Frequência Natural
Agroecologia e diversas iniciativas e experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil estão em pauta todos os sábados, às 7h da manhã. 

9h15
Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio
Tia Ilana, Batuca e Tuquito fazem a festa com a criançada, estimulando a criatividade, o exercício da cidadania, a pluralidade e a reflexão crítica dos pequenos e pequenas.

10h
Conexão Eficiente
Conteúdos sobre o universo da pessoa com deficiência, ampliando o debate sobre esporte, entretenimento, mercado de trabalho e questões sociais.

11h
Laboratório FM
O programa busca encurtar a distância entre a produção científica e a sociedade, trazendo discussões relevantes para a população.

12h
Hora do Close
Varidades, entrevistas e debates com foco na população LQBTQIA+, além de informação e dicas culturais para deixar o fim de semana ainda mais colorido.

13h
Sala de Cinema
Programação dos cinemas de rua do Estado, festivais e mostras audiovisuais, curiosidades e entrevistas e a cena musical que compreende a sétima arte.

13h30
Histórias do Velho Oeste
Todo sábado, você ouve histórias de moradores da Zona Oeste do Recife. Histórias contadas por eles próprios, de superação, desafios e conquistas.

15h
Aldeias e Quilombos
Em sintonia com a matriz afro-indígena de Pernambuco e do Brasil, incentiva a defesa e promoção da diversidade social, étnica e cultural que compõem o lugar onde vivemos. No instagram você encontra pelo @aldeiasequilombos.

16h
Reggae pelo Reggae
O Reggae produzido em Pernambuco, no Brasil e no mundo você ouve aqui. Entrevistas, músicas e outras vertentes do ritmo também integram o programa.

15h
Obá Ko sò
Um espaço para refletir sobre os direitos humanos e os saberes dos povos tradicionais de matriz africana e afro indígena, embalados pela sonoridade poética e musical produzida pelos povos adrodiaspóricos.

18h
Vozes do Brasil
No ar há 20 anos e transmitido para 11 emissoras espalhadas pelo país, o programa é produzido e apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo - premiada três vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) - que entrevista músicos, cantores e compositores sobre sua trajetória e sua arte.

19h
Que Braba!
Discussões sobre a múltipla produção cultural negra e periférica da região Metropolitana do Recife, conversas e muita música na sua sintonia.

20h
Oxente, Afrodite! 
Sexualidade, prevenção à ISTs, combate à intolerância e promoção da saúde e bem-estar estão em pauta no programa. Além disso, você ouve dicas de utilidade pública, músicas e entrevistas.

22h
Techtrônica
Techtrônica é um programa que fala sobre o universo da música eletrônica, trazendo informações, curiosidades, entrevistas e muita música.

23h
Paredaum
Embala o início do fim de semana com seleções especiais de brega, funk, reggaeton, moonbahton, arrocha, ragga e muito batidão digno de fazer tremer a sua caixa de som.

Domingo

9h
Lab 101
O Lab 101 é um espaço dedicado à difusão dos trabalhos produzidos nas universidades.

10h
Batucada
Todos os domingos, das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil.

12h
Las Colores
Música e comunidade LGBTQIA+ latinoamericana nas ondas da 101.5 FM.

19h
Obriganza Experiência
Música experimental em suas mais variadas vertentes, mostrando sua influência na música contemporânea, a partir da descoberta de novos horizontes estéticos.

20h
PEsado - Lapada para todos os gostos
Quebrando barreiras, o PEsado aborda racismo, machismo e política, além da ligação do metal com outros estilos.

21h
Audio Mundi
Música produzida por artistas de todo lugar do mundo, com a influência do rock e do jazz. Canções com estilos musicais próprios e a produção contemporânea para você conhecer.


Compartilhe