ícone face twitter instagram

Vozes de Cor estreia enaltecendo Cátia de França

30.08.20 - 13H53
Cátia de França

Cátia de França em apresentação no ano de 2017. (Foto: Merylin Sposi)

A partir desta quarta-feira (02), às 20h, o Vozes de Cor estreia na 101.5. Produzido e apresentado por Priscilla Oliveira, o programa busca reconhecer e destacar o que cantam as nossas vozes negras. Na edição de estreia apreciamos a voz e as histórias que a paraibana Cátia de França apresenta através do seu cantar num passeio por sua discografia.

Na quinta-feira (03) é a vez da estreia do programa Entre, comandado por Chico Ludermir, às 8h. Em busca de narrativas que apontem para outras formas de pensamento e de existência, traz entrevista com pessoas com perspectivas disruptivas, contra-hegemônicas e dissidentes. Durante meia hora, o programa Entre é o espaço de encontro com pensadoras e pensadores, fazedoras da cultura e da política que, dentro de sua produção estejam construindo uma obra crítica, independente e emancipatória. A estreia conta com a participação da pesquisadora Carmen Silva, do SOS Corpo. Ela faz uma análise de conjuntura a partir de uma perspectiva feminista e popular de um Brasil imerso em crise há meses.

Semana
O Solta o Frei vai ao ar nesta segunda (31), às 8 da manhã, apontando os benefícios do uso contínuo da bicicleta para a saúde individual e também para a saúde de uma cidade. Nesta edição, recebem a fisiotepeuta Paula Hirawaka. Ao meio-dia, Priscila Xavier apresenta o TPM - Tempo Pra Mim na Faixa Mulher e fala sobre o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica com Aida Carneiro, psicóloga e psicoterapeuta.

O capixaba Rodrigo Aragão é responsável por colocar o cinema de horror brasileiro nos maiores festivais de gênero pelo mundo. Depois de cinco longas exibidos em streaming, na Tv por assinatura e nas salas tradicionais de cinema, sua mais nova produção, intitulada “O Cemitério das Almas Perdidas” estreia no Festival CineFantasy. Para falar deste novo filme e de sua carreira consolidada no audiovisual brasileiro, Aragão participa de entrevista no Toca o Terror, às 20h.

O Labor, às 8h da manhã desta terça (01), aborda os 37 anos de existência da Central Única de Trabalhadores, a CUT. Já o Revista Brasil de Fato Pernambuco enaltece a importância do Sistema Único de Saúde, o SUS, neste momento de pandemia. Criado há 32 anos, o SUS assegura a saúde de toda a população como um direito e é reconhecido mundialmente como um grande exemplo de sistema universal de saúde. A convidada é Marcela Vieira, médica infectologista no Hospital das Clínicas da UFPE. Ainda nesta edição, vamos conhecer a cidade Oiapoque, no estado do Amapá, em mais um episódio da série “O Brasil Profundo” com Marco Tulio Pereira, que conta histórias das regiões Norte e Nordeste do país. Começa às 20h. Na sequência, o Virtuosi no Ar dedica uma hora a homenagear três violinistas considerados os “Músicos do Século XXI”.

No Mundo Esportivo de quarta-feira (02), às 8h da manhã, o assunto são os Jogos Olímpicos. Em uma entrevista exclusiva, a pentatleta Yane Marques comenta as dificuldades que enfrentou quando competia e fala sobre os principais desafios da nova geração de atletas. Esta edição conta ainda com um bate-papo descontraído sobre as curiosidades que cercam as Olimpíadas. Às 20h conferimos a estreia do Vozes de Cor, apresentando sons de Cátia de França e, em seguida, às 21h, o Panela do Jazz convida o músico Bráulio Araújo, um dos principais baixistas do Brasil, e que já tocou com Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, além de realizar shows e masterclasses nos EUA.

A quinta-feira (03) traz a estreia do programa Entre, num bate papo com a pesquisadora do SOS Corpo, Carmen Silva. Às 20h, Zeca Viana recebe a banda O Quartinho no Recife Lo-Fi. Um dos novíssimos nomes da cena recifense, que mistura brega, rock e a estética oitentista, a banda vem conquistando seu espaço desde o lançamento do primeiro single “Sem pressa”.

O segundo programa Frevo - Bastidores da Música traz, na manhã de sexta-feira (04), um dos músicos mais talentosos e versáteis da música brasileira: José Domingos de Moraes, ou simplesmente Dominguinhos. Mais conhecido por suas músicas associadas ao Baião, o músico transitou por vários gêneros e deixou sua marca no frevo. Compôs, por exemplo, “Onze de Abril”, um frevo instrumental que, além do seu registro em disco, foi gravado por outros artistas. “Onze de Abril” é a data de nascimento de Liv Moraes, filha de Dominguinhos - uma das entrevistadas desta edição. Participam ainda o sanfoneiro Beto Hortis, o músico e produtor Tovinho, Maestro Spok e Renato Bandeira. É a partir das 8h da manhã.

Na história do rap, duas palavras não significaram mais para a cultura hip hop do que Def Jam. Este selo americano nasceu há 36 anos e ajudou a difundir da melhor maneira o rap como conhecemos hoje. Entre os mais importantes álbuns lançados pelo selo estão obras do Public Enemy, Onyx, Jay-Z, Kanye West e Rihanna. Este é o tema do Baile Diamante Negro, às 21h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife e região metropolitana e pelo nosso site de qualquer lugar do mundo.


Compartilhe