ícone face twitter instagram

Uso terapêutico da cannabis e Reginaldo Rossi no fim de semana da 101.5

18.12.20 - 10H55
Na imagem de Adriano Vizoni, vê-se uma folha de cannabis ao lado de uma flor seca, acompanhadas de um recipiente de cannabdiol, seu óleo derivado.

Imagem: Adriano Vizoni - 11.set.2019/Folhapress

Por Kauana Portugal

No programa deste sábado (17), o Laboratório FM recebe a bióloga Alinny Issac, mestra e doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco,  para discutir o uso terapêutico da cannabis. A pesquisadora falou um pouco sobre as novidades e principais descobertas dos cientistas brasileiros em torno dos canabinóides e aplicações em doenças como Parkinson, epilepsia, dores crônicas e depressão. O programa, que terá início às 11h, é conduzido por Karol Fernandes e comentado por Rafael Souza.

Também no sábado, a programação infantil toma conta da grade da Frei Caneca FM a partir das 7h45, com a Rádio Matraquinha. O programa, que contará as histórias do primeiro Natal, promete uma manhã repleta de magia, trazendo contos e cordéis para animar a criançada. Às 8h45, a Rádio Além da Lenda apresenta as curiosidades da Boitatá, guardiã das florestas e figura importante do folclore brasileiro. Ainda durante o programa, o cineasta Ulísver Silva, bate um papo sobre a produção de seu curta-metragem “As invenções de Akins”, um filme recheado de brincadeiras e criatividade para o público infantil. Mais tarde, às 9h45, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, discute sobre a conectividade das crianças no mundo digital.

Às 10h, no Conexão Eficiente, a musicista Cíntia Gondim e o psicólogo Eduardo Cavalcanti conversam com a jornalista Natália Rosa. O tema será voltado para os afetos, relacionamentos e capacitismo, discutindo acessibilidade para além da rampa e corrimão. Ao meio-dia, os apresentadores da Hora do Close, Anderson Barretto e Mariana Menezes, explicam o que é não-binarismo e os conceitos e teorias por trás do caráter performativo dos gêneros na sociedade. No quadro “Dicionário Pajubá”, trazem o significados das palavras “ocó”, "otim" e “aum”.

A partir das 13h, o ouvinte da 101.5 confere a entrevista com o curador, jornalista, diretor e crítico de arte Júlio Cavani, no programa Sala de Cinema. Notícias breves sobre o mundo do cinema e músicas que fazem parte das trilhas de cinema também não podem faltar. Logo na sequência, às 13h30, a programação do Histórias do Velho Oeste apresenta a Associação Tapeçaria Timbi, fundada em 1983 por mulheres de Camaragibe. Para conhecer mais sobre o local, as tapeceiras Ivonete, Maria Santana e Maria do Carmo compartilham um pouco de suas trajetórias, sabedorias sobre saúde, terapia e trabalho autônomo.

Ainda na programação da tarde, às 14h, o Quarta Parede conversa com Sebastião Simão Filho, ator, autor e diretor de teatro. Acompanhado do verbete “máscara”, Sebastião compartilha experiências acumuladas ao longo de sua carreira de aproximadamente 30 anos de teatro, em especial a fundação da Cia Máscaras de Teatro, companhia que iniciou e lançou vários artistas de teatro no estado de Pernambuco. Às 15h, o Aldeias e Quilombos entrevista a antropóloga Cristiane Julião, da terra indígena Pankararu, que fica na Aldeia Brejo dos Padres, no Município de Tacaratu, em Pernambuco. O programa alerta para a importância das demarcações de terras indígenas, que devem estabelecer a real extensão da posse indígena, assegurando a proteção dos limites demarcados e impedindo a ocupação por terceiros. 

No Oba Kò So desta semana, que começa às 17h, o tema é “Afoxés: Candomblés na Rua”, e busca discutir a importância dos Afoxés, bem como sua historicidade. Para essa conversa, a convidada é Renata Mesquita, pesquisadora, doutoranda em Antropologia e integrante do Afoxé Oxum Pandá. Além da entrevista, também vão ao ar músicas que compõem este Universo. À noite, às 19h, o Que Braba! convida Nathália Ferreira, arte-educadora, grafiteira e estudante da Universidade Federal de Pernambuco, e a publicitária, comunicóloga e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco, Soraia Bevenuto, para discutirem a solidão da mulher negra, tema que existe para além das escolhas românticas, permeado por ausências em espaços institucionais.

No programa Oxente, Afrodite!, às 20h, a discussão é sobre o período da vida que fica entre a maturidade e a velhice. Magali Marino, psicanalista e sexóloga, explica como viver a sexualidade plena em todas as etapas da vida. As apresentadoras Adriana Pax e Maria do Céu trazem também dicas e muita informação sobre envelhescência e sexualidade. O bloco musical vem com músicas de Alceu Valença, Lia de Itamaracá, Geraldo Azevedo, Dona Selma do Côco e outros grandes pernambucanos. Às 22h, o Techtrônica apresenta o Tecnobrega, estilo que embala as festas de aparelhagem e é uma verdadeira fusão entre a música eletrônica e ritmos tradicionais do estado do Pará.

Para começar o domingo (20), o Frequência Natural começa às 9h, reprisando canções de Jorge Aragão, Ivone Lara, Toninho Geraes e Paulinho da Viola. No bloco autoral pernambucano, sambas como do Grupo Terra, Pagode Nascimento, Mônica Feijó e Ely Peroais ganharão a manhã do ouvinte da 101.5. A homenagem do dia fica por conta do samba de Maria Rita. O Las Colores vem logo em seguida, ao meio dia, entrevistando o cantor, compositor e violeiro Bemti. O músico fala sobre o clipe da música “Catastrópicos”, single do seu próximo trabalho e resultado de uma parceria Jaloo. Além disso, Bemti comenta sobre o movimento Queernejo no Brasil.

O Sr. Cinema, às 15h, traz Tuca Siqueira, roteirista e diretora pernambucana com diversos prêmios e incursões em curadorias, laboratórios e projetos, além de júri em festivais e oficinas, ministrando aulas em diferentes áreas do audiovisual. Às 17h, o Pedrada relembra sucessos do Rei do Brega e homenageia Reginaldo Rossi, sete anos depois de sua partida. A banda The Rossi, capitaneada por Sandro Nóbrega, empresário do cantor por 20 anos, fica responsável por tocar músicas ao vivo e contar histórias sobre a vida do icônico artista, sua relação com o rock e com a música pernambucana. 

Às 19h, vai ao ar o Obriganza Experiência, com as reflexões de Laura Leiner sobre distâncias que se movem, sons de um tempo futuro e músicas que nunca terminam. Em seguida, às 20h, o Pesado faz uma homenagem aos grandes nomes da música extrema, que faleceram em 2020. Músicos que marcaram gerações com suas ideias inovadoras e revolucionárias, como Neil Peart, Eddie Van Halen e Lee Kerslake, não serão esquecidos. O Audio Mundi, às 21h, foge das músicas natalinas e agita a programação com uma seleção musical assinada por Louis Armstrong, John Cale, Julie London e Marvin Gaye, entre outros. No Outra Fita - Vidas Sonoras, às 22h, a convidada Mariana Mapa, compositora, musicista e ilustradora, fala sobre as possibilidades e dificuldades da arte independente. Para acompanhar o bate-papo, Mariana toca músicas autorais durante o programa.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife e Região Metropolitana, e pelo nosso site, de qualquer lugar do mundo.


Compartilhe