ícone face twitter instagram

Seminário Fazendo Rádio chega à oitava edição

05.09.23 - 15H00
Foto: Mari Lyra

Em 2018, o evento contou com com Juliana Nunes (DF), Flávia Filipini (DF-PE), Paulo Proença (MG) e Rodrigo Martins (PE). Representando a Frei Caneca FM, Nice Lima e Patrick Torquato. | Foto: Marianna Lyra


A 8ª edição do Seminário Fazendo Rádio, evento realizado pela equipe da Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, convida o público da capital pernambucana e de todo o país para refletir sobre o importante papel desempenhado pela sociedade civil organizada na construção e fortalecimento da comunicação pública.

Para participar da atividade gratuita é necessário realizar inscrição prévia pelo Sympla. O evento será realizado no Auditório Dom Helder Câmara, na Universidade Católica de Pernambuco, no dia 20 de setembro de 2023, das 9h às 13h, conferindo certificado de participação aos presentes.

A primeira edição do Seminário Fazendo Rádio foi em 2014 e contou com a participação de Ana Veloso, na época integrante do Conselho Curador da EBC e professora de da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); Kiko Veloso, diretor da TV e Rádio Educativa da UFMG; e Lucas Ferreira, coordenador de Programação da Rádio UFSCAR de São Carlos (SP), com o objetivo de apresentar experiências para embasar a implantação da Rádio Frei Caneca, após as audiências públicas realizadas com a sociedade civil. 

A segunda edição foi realizada três anos depois, em 2017, direcionada aos servidores, funcionários e colaboradores da Prefeitura do Recife, com o tema "Comunicação Pública: o que é isso?". O debate foi conduzido pela professora de Rádio da Universidade Católica de Pernambuco e Doutora em Comunicação pela UFPE, Andréa Trigueiro, e teve mediação do então gerente de Programação da Rádio, Patrick Torquato.

No ano seguinte, 2018, o 3º Seminário Fazendo Rádio reuniu cerca de 80 profissionais e estudantes com o objetivo de discutir e debater temas relacionados ao fortalecimento da comunicação pública, abordando temas relativos à gestão, programação e financiamento da emissora. Ainda em 2018 foi realizada a edição de número 04, dentro do Festival Rec'n'Play, abordando o panorama do consumo de rádio no Brasil. A quinta edição ocorreu em 2019 com convidados de emissoras públicas do Nordeste tratando do fortalecimento da rede pública de comunicação. 

Já o 6º Seminário Fazendo Rádio abordou o Jornalismo Cultural, contando com a prestigiosa presença de Patrícia Palumbo,  jornalista especializada em rádio, música e meio ambiente, âncora e idealizadora do programa Vozes do Brasil. Devido à pandemia de COVID-19, em 2021, a sétima edição do evento ocorreu de forma online com o tema  Comunicação Pública: caminhos e (r)existências.


Confira a programação deste ano:*

9h - Recepção/Check-in

9h15 às 10h15 - Palestra de abertura: "Os avanços no cumprimento das Propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM: Gestão, Financiamento e Programação", com Priscila Xavier (Gerente da Rádio Frei Caneca FM)

10h15 às 11h15 - Microfone aberto para participação do público

11h15 às 11h30 - Intervalo

11h30 às 12h30 - Painel: "A importância da sociedade civil na construção e fortalecimento da comunicação pública", com Andréa Trigueiro (UNICAP), Nataly Queiroz (AESO/Integrante do Intervozes), Ana Veloso (UFPE/Observatório de Mídia) e Mãe Beth de Oxum (Rádio Amnésia/Centro Cultural Coco de Umbigada). Mediação: Priscila Xavier (Gerente da Rádio Frei Caneca FM)

12h30 - Abertura de inscrições para composição do novo Grupo de Trabalho (GT) para revisitar as Propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM

13h - Encerramento

* A programação pode sofrer alterações.


SERVIÇO
8º Seminário Fazendo Rádio

Data: 20/09/2023
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório Dom Helder Câmara (UNICAP), Rua do Príncipe, 526 Santo Amaro, Recife/PE
Inscrições gratuitas pelo Sympla


Compartilhe