ícone face twitter instagram

Final de semana com despedidas na 101.5

03.03.22 - 17H29
ar

Por Carlos Eduardo

Devido à chegada dos 45 novos programas da sociedade civil contemplados no último Edital de Ocupação da Programação da rádio pública do Recife, algumas produções que estão na grade desde junho de 2021 se despedem neste final de semana da grade de programação.

O Forró para Todos e o Baião de dois, ambos parceria das emissoras públicas do Nordeste, encabeçados pela Rádio Educadora da Bahia, trazendo músicas da cultura Nordestina, terão sua última transmissão nesse sábado (05), às 10h e 16h, respectivamente.

Outro que também está de saída neste domingo (06) é o Amplifica, produção da TV Pernambuco, que apresenta shows de músicas independentes toda semana, com performances de cantores e bandas das diversas regiões de Pernambuco. 

A 101.5 reforça a importância das parcerias entre todas as emissoras públicas do Nordeste, destacando que só com a união conseguimos fazer uma comunicação alinhada com a cidadania e a informação, compromissada com os princípios da Comunicação Pública. 

SEXTA
Flertando com o brega e bregafunk, Uana lança seu novo single "Sonhei com você" na 101.5. A música narra um sonho confuso da autora com um ex-amor enquanto acaba acordando ao lado de outro. A nova música é pauta para conversa com Gabriele Alves no BR-101.5 desta sexta-feira (04), às 11h.  

Em ano de eleição e fomentando a participação política das mulheres, o Mulher na Caneca dessa sexta, ao meio-dia, recebe as vereadoras do Recife Cida Pedrosa, Dani Portela e Liana Cirne, que compõem a frente feminista na Câmara dos Vereadores e Vereadoras. Entre os assuntos em destaques estão a construção do 8 de março, o dia a dia do parlamento e os projetos de gênero que tramitam na Câmara. Além da entrevista, as jornalistas Clareana Arôxa e Inamara Mélo debatem as principais notícias da semana.

Questionamentos como “As eleições de 2022 no Brasil serão marcadas novamente pela produção e distribuição de notícias falsas para influenciar os eleitores? O que o cidadão e a justiça eleitoral podem fazer para evitar esse tipo de manipulação?” serão parâmetros para a entrevista com João Brant, que dialoga sobre as perspectivas das  Eleições de 2022 e a manipulação das Fake News no Giro Nordeste desta sexta-feira, às 16h. Brant é diretor do Instituto Cultura e Democracia e coordenador do Desinformante - uma plataforma de informações confiáveis sobre desinformação que analisa seu impacto na sociedade e as formas de combatê-la.

O tema do Relicário desta sexta (04), às 17h, é o Poema de Além Mar, poesia expressa em língua portuguesa, tendo o mar como metáfora de entrelugar, de autoria brasileira, africana e portuguesa. Essa é uma edição inédita apresentada por Janaína Serra. Os ouvintes podem participar pelo whatsapp (81) 9 9249-2199.

SÁBADO 
O Forró para Todos neste sábado (05), às 10h, chega com um repertório bastante agitado. O ouvinte acompanha grandes nomes do forró nordestino, a exemplo de Dominguinhos, Alceu Valença, Fagner, Amantes do Forró e outros.

A partir das 16h, o Baião de Dois entra no ar com músicas de canto de terreiro, em que é possível ouvir as vozes de várias lideranças religiosas, e das roças nordestinas. Traz ainda um bloco dedicado a quatro bandas de pífano, tocando músicas da banda cabaçal dos irmãos Ana e Ceto, banda de Pífano a Batinha, Orquestra Armorial de Câmara de Pernambuco, e a banda Zebê da Locoa. Além destes, outros blocos dedicados a cantiga e samba de roda, e outro ao forró também estão presentes.

DOMINGO
Iniciando às 9h, o Lab 101 traz, em único episódio, o radiodocumentário "A Música como Instrumento da Memória'', de Thiago Barreto. A produção foi realizada em 2020 como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e teve orientação da professora Andrea Trigueiro.

O Batucada deste domingo (06), às 10h, faz uma homenagem às mulheres do samba. Serão duas horas ouvindo personagens que fizeram e continuam fazendo com que esse ritmo seja ecoado por diversas partes do Brasil. O repertório traz Alcione, Tereza Cristina, Beth Carvalho, Leci Brandão, Elza Soares e muitas outras artistas incríveis.

Às 16h é a vez de ouvir o Amplifica com Isabela Moraes. A cantora e compositora caruaruense apresenta as canções do mais recente álbum intitulado Estamos Vivos.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe