ícone face twitter instagram

Semana traz mais estreias de programas selecionados pelo Edital

20.07.20 - 08H45
Dani Carmesim. (Foto: André Insurgente)

Dani Carmesim, uma das entrevistadas no Recife Lo-Fi. | Foto: André Insurgente
 

A segunda-feira (20) começa pegando carona de bike com o Solta o Frei, uma das duas estreias da semana na programação da Frei Caneca FM na 101.5. A segunda é o Reggae pelo Reggae, que será transmitido todo sábado, às 16h. 

O  programa Solta o Frei, que irá ao ar sempre às 8h estreou debatendo sobre o contexto da bicicleta e, sobretudo, dos cicloentregadores em meio à pandemia. A conversa destacou os desafios encontrados, as mudanças em curso, as soluções e os caminhos utilizando a bicicleta. O convidado da semana foi o cicloentregador Marcelo Alves. Em seguida, ao meio-dia, o TPM - Tempo Pra Mim fala sobre violência contra a mulher e as ações que podem ser tomadas através de um projeto voluntário que objetiva acolher psicologicamente, orientar juridicamente e ensinar novos ofícios à mulheres que sofreram qualquer tipo de violência doméstica - física ou psicológica. O projeto, intitulado “Xegamiga, eu escuto” já está em funcionamento. A convidada da semana é Daniela Melo, advogada professora e idealizadora da iniciativa. Às 20h, o Toca o Terror fala de filmes em que personagens se viram confinados em suas casas ou em situações que exigiam se isolar por conta de várias ameaças externas. Apesar de não haver paralelo na história com a atual pandemia de Covid-19, o universo da ficção já abordou o isolamento social de diversas formas em filmes de terror e sci-fi.

Abrindo a produção feita pela sociedade civil na terça-feira (21), o Labor chega às 8h falando sobre o aumento da desigualdade no Brasil a partir da pandemia que estamos vivendo. Às 20h, é a vez de acompanhar o Revista Brasil de Fato Pernambuco. A conversa da semana é com a sambista Karynna Spinelli sobre a cena do samba em Pernambuco, os desafios de ser mulher neste meio e o Clube do Samba do Recife, que ela coordena. Também vamos conhecer mais uma cidade nos rincões do país na série “O Brasil Profundo”, com Marco Tulio Pereira, além de muito samba e ritmos populares nas vozes de mulheres. E celebrando a música clássica, o Virtuosi no Ar faz um resgate da trajetória do festival Virtuosi, apresentando obras que foram executadas nos primeiros anos (1998 e 1999), com artistas internacionais. É às 21h.

Se você gosta de corridas de rua não pode perder o Mundo Esportivo, às 8h da manhã nesta quarta-feira (22). A corredora Emanuele Patrícia conta um pouco da experiência dela e dá dicas para quem começar no esporte. O programa traz ainda curiosidades e fatos sobre algumas das principais corridas de rua do Brasil e do mundo. Às 21h, o Panela do Jazz entrevista o músico Luciano Magno, um dos principais guitarristas da música pernambucana e do Brasil. Ele fala de sua trajetória tocando com grandes nomes, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Roberto Menescal, dentre outros.

No programa Recife Lo-Fi desta quinta (23), Zeca Viana apresenta sons de Mayara Pera, Guma, 3 ETs Records, Diablo Angel, D Mingus, Flaviola, Digno do Rock, Ganga Barreto, Dani Carmesim & Voltímetro Bass e Ex-Exus; além de um quadro especial com a banda pernambucana Aratanha Azul, apresentando na íntegra o compacto lançado em 1979 lançado pelo Rozenblit. O Cenas do Mundo chega na sequência convidando os ouvintes a viajar para Moçambique e descobrir as curiosidades e músicas de lá. No repertório, dois lançamentos da música contemporânea moçambicana: Selma Uamusse e Lenna Bahule.

A sexta-feira (24) traz, a partir das 20h, o Músicas de Sexta. Essa semana o programa debate sobre as formas de entretenimento festivo e musical em tempos de pandemia. Entre as músicas da noite, os ouvintes curtem Roosevelt, Supervão e Poolside. E o Baile Diamante Negro passeia pela América Latina mostrando os hermanos quem fazem rap. Da Bolívia ao México, passando pela Guatemala e Colômbia, o programa apresenta a música de artistas e grupos que dão um tempero mais caliente ao hip hop mundial, às 21h.

Toda a programação está disponível no dial 101.5 FM e pelo nosso site: www.freicanecafm.org.


Compartilhe