ícone face twitter instagram

Programa Vozes de Cor exalta a trajetória de Os Tincoãs

06.01.21 - 09H42
(Foto: Aníbal Philot/Agência O Globo)

Os Tincoãs em 1973: Heraldo, Dadinho e Mateus Aleluia. (Foto: Aníbal Philot/Agência O Globo)


O programa Vozes de Cor traz semanalmente a discografia e história de vozes negras, exaltando suas raízes, relatos e identidade. O que cantam as vozes negras e que mensagens elas nos deixam? Nesta quarta (06), o passeio musical passa pela biografia do trio Os Tincoãs, trio vocal nascido na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, que trouxe para a música popular brasileira referências africanas com adaptações de cantos de candomblé, passando também pelos sambas de roda e de terreiro. Entre as canções apresentadas a partir das 20h estão "A Força da Jurema", "Canto pra Iemanjá", "Homem Nagô", "Deixa a Baiana Sambar" e "Obaluaê".

Já a Faixa Mulher desta quarta (06), ao meio-dia, fala sobre os estereótipos e como eles são prejudiciais à vida das mulheres. A convidada do Vozes do Campo e da Cidade é a socióloga feminista Betânia Ávila, coordenadora do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia.

Quinta-feira (07), às 8h da manhã, Chico Ludermir apresenta o programa Entre e bate um papo com a artista visual Juliana Notari, autora da obra "Diva", uma land art em forma de vulva ferida, que tem fomentado um debate intenso e complexo sobre arte e sociedade. Ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico fala sobre jornalismo e colonialidade, celebrificação do cotidiano, ativismo e subjetividade com a jornalista Fabiana Moraes. Na sequência, completando a Faixa Mulher, o Fala, Mina! coloca em pauta o fato de que nem toda mulher deseja ser mãe. Para falar do assunto, conta com a participação da pedagoga Luana Cruz, que expõe os motivos que a fizeram decidir que não quer ter filhos e garante que essa é uma decisão definitiva.

Às 20h, tem mais uma edição do Recife Lo-Fi. Zeca Viana apresenta o quadro Achados & Perdidos com a banda recifense Mellotrons e seu primeiro e único disco de 2006 com influências de indie rock e shoegaze que marcou época na cidade. Além disso, traz sons de Ventilamor, Vertin Moura, Verde, Terno Rei, Rogerman, RIEG, Luamarte, Lu Rabelo, Isabel Sougarrett e O Quartinho.

Sexta-feira (08), o Mulher na Caneca aborda a insegurança das mulheres nos espaços urbanos, com a participação de Mércia Alves, ao meio-dia, na Faixa Mulher.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.

 


Compartilhe