ícone face twitter instagram

Outubro tem Bienal do Livro de Pernambuco e homenagem a Paulo Freire na rádio pública do Recife

30.09.21 - 17H30
Foto de livros emparelhados numa parede marrom.

Bienal Internacional do Livro de Pernambuco vai ser realizada de 1º a 12 de outubro de 2021, em formato híbrido, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções, em Olinda (Foto: Alyne Pinheiro)

Por Amauri Lins

Mantendo o compromisso de fomentar a educação enquanto um poderoso instrumento de transformação, a Frei Caneca FM traz uma novidade especial para o mês de outubro. Ao longo da programação semanal, você vai conferir flashs da 13ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que tem início nesta sexta (1) e segue até o dia 12 de outubro, tanto em formato virtual quanto presencial, no Centro de Convenções de Pernambuco. E nas segundas, quartas e sextas, às 17:45, você acompanha o Festival Paulo Freire - 100 anos: Recriando o Futuro da Educação, que traz uma série de entrevistas com personalidades de diversas áreas, refletindo sobre a influência do Patrono da Educação Brasileira na construção do ensino e do aprendizado do futuro.

Maior evento literário do Nordeste e o terceiro maior do Brasil, a Bienal do Livro de Pernambuco é uma iniciativa consolidada pelo sucesso de público obtido ao longo dos anos, fazendo parte do calendário oficial do estado desde 2011. Para esta edição, o evento presencial tradicional ganha a amplitude da participação digital de convidados e do público de outros estados e países. Com o tema Só existe uma vacina contra a ignorância: Leia!, o evento vai promover cerca de 120 horas de programação, com oficinas, lançamentos literários, palestras presenciais e virtuais, apresentações artísticas, entre outras atividades.

Já o Festival Paulo Freire - 100 anos: Recriando o Futuro da Educação, nasce de uma parceria entre a empresa de design e inovação Fab Lab Recife e o Canal Maker, com apoio da Prefeitura do Recife e do Instituto Unibanco. A proposta é partir do centenário do educador, celebrado no último dia 19 de setembro, para refletir sobre o futuro, sobre como o seu legado pode influenciar os próximos 100 anos na educação brasileira e mundial. Para contribuir nesse diálogo são convidadas personalidades de referência nas mais diversas áreas. Emicida, Juca Kfouri, Viviane Mosé, Fernando Henrique Cardoso e Silvio Meira são alguns dos nomes que integram a programação do projeto.

SEXTA (1)

Ao meio-dia, o Mulher na Caneca traz a descriminalização do aborto para o centro do debate. As jornalistas Clareana Arôxa e Inamara Melo conversam com Rosângela Talib, coordenadora do Católicas pelo Direito de Decidir, e Luciene Santos, coordenadora do Serviço de Apoio à Mulher - Wilma Lessa, sobre o avanço dos direitos das mulheres na América Latina e a tentativa de grupos conservadores de barrarem os procedimentos já garantidos por lei.

No Giro Nordeste, às 16h, a convidada é a Monja Coen, que vai falar um pouco sobre equilíbrio emocional, espiritual e os benefícios da meditação. A sacerdotisa da filosofia zen budista coleciona milhões de seguidores nas redes sociais, mais de 500 mil livros vendidos e um extenso portfólio de monitorias, palestras, sempre compartilhando palavras de esperança.

SÁBADO (2)

O primeiro dia do final de semana é dedicado à expressão musical do Nordeste. A união das emissoras públicas dos nove estados da região, encabeçadas pela Rádio Educadora da Bahia, reúne clássicos e contemporâneos de estilos musicais que tanto representam o Nordeste. No Forró para Todos, às 10h, temos participações ilustres de Sivuca e Luiz Gonzaga, além da participação feminina com Nádia Maia e Cristina Amaral. E no Baião de Dois, às 16h, você fica na companhia do rapaz latino-americano mais amado da música brasileira, o saudoso Belchior.

DOMINGO (3)

No Lab 101, às 9h, inicia a veiculação do projeto Rádio Web UFPA, canal de divulgação das atividades científicas da Universidade Federal do Pará. A iniciativa surgiu em 2006, a partir de reuniões do grupo de pesquisa "Estudos em Rádio e Divulgação Científica", do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), na Faculdade de Comunicação (FACOM). O programa escolhido para mostrar um pouco dessas produções foi o Universidade Multicampi. Nesta semana, você vai conferir o episódio "Ensino e Pesquisa sobre Percepção Musical".

E no clima de samba do domingo, o Batucada, às 10h, traz um repertório recheado de clássicos com Grupo Terra, Beth Carvalho, Elis Regina e muito mais. A homenagem do dia vai para Paulo Vanzolini, compositor e zoólogo de renome internacional, autor de canções famosas da música brasileira, que faleceu em 2013.

Às 16h, o Amplifica exibe uma apresentação de Marcello Rangel, cantautor e violonista pernambucano. Ao lado do guitarrista Angelo Mongiovi, Marcello traz canções do álbum "Quanto Mais Eu Vou, Eu Fico" e algumas inéditas, apresentando mais do que um show em duo, mas um registro caloroso entre amigos, realizado em meio à pandemia.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe