ícone face twitter instagram

A mistura de ritmos agita a programação da 101.5

17.06.21 - 14H03
nak do banjo

Nak do Banjo, sambas clássico e contemporâneos tocam no Batucada deste domingo (20) (Imagem: Samba do Baú)

Por Giovanna Lira

 

O forró, o brega e o frevo são figurinhas carimbadas quando se fala em expressões musicais características de Pernambuco, mas no Batucada, além de Iara Lima apresentar o samba brasileiro, ainda leva o ouvinte por uma imersão nas músicas do gênero produzidas no estado, mostrando que o samba também é nosso. Neste domingo (20), o programa traz a audição do primeiro EP de Nak do Banjo, intitulado Samba do Baú. O compositor e intérprete é conhecido da roda de samba do Pagode do Didi e também do Samba do Baú, fazendo parte da presidência do grupo. No disco, o artista apresenta composições próprias e participações especiais, como Nyto Pretinho, Marquinho de Pilares e Bia dos Anjos. O sambista ainda traz para a seleção musical uma curadoria com músicas brasileiras antigas e a apresentadora exibe um bloco incrível com samba feito apenas por mulheres.

E ainda tem muito mais na programação da rádio pública do Recife. Nesta sexta (18), ao meio-dia, a igualdade de gênero nas escolas é o tema do Mulher na Caneca. Clareana Arôxa e Inamara Mélo debatem sobre a educação não-sexista, com a jornalista e educadora social Michela Alburquerque, do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social – Cendhec. Até a próxima segunda (21), mais de 100 países estão reunidos discutindo a Semana de Ação Social, com foco no direito à educação e, aqui em Pernambuco, o Comitê Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação traz a perspectiva de gênero no financiamento educacional. Além do impacto da pandemia na vidas das estudantes, o programa também traz uma análise sobre o homescholling, projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados e Deputadas que permite que os pais escolarizem seus filhos e filhas em casa.

SÁBADO

Neste sábado (19), a partir das 10h, o Forró Para Todos prepara todo mundo para o São João. Com uma curadoria desse gênero tradicional da cultura nordestina, o programa traz músicas de Zelito Miranda, Dominguinhos, Luiz Caldas, Nando Cordel, entre outros.

No mesmo dia, às 16h, o Baião de Dois celebra as tradições da música regional nordestina de diferentes gerações. Nesta semana, tem um bloco especial dedicado ao frevo, com interpretações de artistas como Accioly Neto, Quinteto Violado, Papete, Maria Preá e Grupo Bendegó. Além disso, ainda tem muito xote e forró com uma seleção musical composta por Jacinto Silva, Eliezer Setton, Boizinho Barrica, Armandinho e Moraes Moreira.

DOMINGO
No domingo (20), o Lab 101, às 9h, apresenta o projeto de extensão Solte sua voz e a radionovela Santos conectados no combate à COVID-19, criados em 2020 por professores e estudantes do curso de comunicação social e de medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No primeiro e segundo capítulo, veiculados esta semana, os santos juninos Santo Antônio, São João e São Pedro conversam sobre o cancelamento da festa junina em decorrência da pandemia.

O Batucada começa a partir das 10h, e, às 19h, o cantor e compositor Jorge de Altinho dá um show no Reviva. Com quase 40 anos de carreira e dono das músicas emblemáticas Petrolina, Juazeiro, Andorinha Só Não Faz Verão e Confidência, o artista traz o forró raiz para finalizar a noite do melhor jeito possível, aquecendo para a programação junina da próxima semana.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe