ícone face twitter instagram

Maternidade solo em pauta

18.10.20 - 16H19
Mães solo. Foto: Hysteria

Imagem: Hysteria

Mais de 11 milhões de mulheres brasileiras assumem sozinhas todas as responsabilidades pela criação de filhos e filhas. Enquanto a maternidade solo ainda é vista com preconceito ou romantizada pela exaltação da mulher mãe guerreira, a ausência do pai ou o aborto paterno, é justificado e minimizado por grande parte da sociedade. O Mamas, Minas e Manas desta terça (20) traz o tema Maternidade Solo, em uma conversa com a educadora parental, Rafaella Calado, e a cineasta e professora, Virgínia Jorge, mães solo, compartilhando suas rotinas de dificuldades, medos e afeto. A advogada e professora de direito Fabiana Leite participa com informações jurídicas sobre o assunto.

Na segunda (18), às 8h, tem Solta o Frei que mostra que a bicicleta realmente é e pode ser para todes. Apresentando diversos tipos de bikes adaptadas e projetos que acontecem no Recife, o episódio recebe Barbara Barbosa, cicloativista, articuladora do Pernambuco Bike Anjo, arquiteta e urbanista, para falar um pouco sobre o projeto ODKV. Além dela, Leandra Silva, mãe, usuária de cadeira de rodas e coordenadora da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco - FCD, conta para gente como é transitar pelas ruas da cidade sendo uma pessoa cadeirante.

Ainda na segunda, às 11h, o TPM traz o tema "Nutrição integrativa", numa conversa com Mônica Puga. À noite, o Toca o Terror (20h) vai falar da Itália que, durante as décadas de 1960 e 1980, foi um paraíso para o cinema de horror mundial. Foi de lá que vieram filmes de grandes diretores do gênero como Lucio Fulci, Dario Argento e Mario Bava, que criaram produções investindo em canibais, zumbis e os famosos giallo. E às 21h, tem Direitos Humanos em Debate, que vai tratar da polêmica questão do desarmamento, recebendo, para debater o tema, Cláudio Ferreira, da Comissão de Direitos Humanos da OAB; Yanne Teles, da Associação de Juristas pela Democracia; e o presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife, Antônio Carlos.

Na terça, às 8h, o programa Labor fala sobre reforma administrativa – PEC 32/2020, com José Carlos de Oliveira, coordenador do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco, e com David Cavalcante, que é especialista em direito público e integra o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais – IBEPS. Às 20h, o impacto da pandemia na economia brasileira é o assunto do Revista Brasil de Fato PE, que conversa com a economista Juliane Furno, que é mestra e doutora em desenvolvimento econômico pela Unicamp. E no Radinho BDF, o programa prova que jornalismo não só pode como deve ser coisa de criança. Na sequência tem Virtuosi no Ar (21h), com um programa dedicado às principais obras do compositor Robert Schumann, e o raríssimo Concerto para 4 trompas e Orquestra Sinfônica.

Na quarta (21), às 8h,  realidade da pessoa com deficiência (PCD) no meio esportivo é o assunto do Mundo Esportivo desta semana. No primeiro bloco, Débora Laryne conversa com o coordenador da Associação Desportiva para Deficientes Físicos, Sileno Santos. O programa traz também as origens das práticas esportivas para PCD, histórias inspiradoras e um pouco da legislação sobre o tema. Às 20h, o Vozes de Cor apresenta a música, as histórias e a rabeca do cantor, compositor, rabequeiro, defensor e brincante da Cultura Popular, Maciel Salu. Filho de Mestre Salustiano, ele cresceu em contato com vários brinquedos como o coco, o cavalo-marinho e o maracatu rural, é continuador das tradições musicais de sua família e Mestre do Maracatu Piaba de Ouro de Olinda. Na sequência, às 21h, o Panela do Jazz entrevista o tecladista Diego Drão, que tem levado sua música instrumental improvisada para vários bares da noite recifense, com o grupo Joinha’s Band, numa linguagem pautada no rock, no progressivo, mas também no jazz fusion das jam bands norte americanas.

Quinta (22), no Programa Entre, às 8h, Chico Mia Aragão entrevista o artista Rennan Peixe. Às 11h30, o Fala, Mina aborda o tema "Relacionamento Abusivo”, em uma conversa com Amanda Cristina, que traz relatos do que viveu, durante sete anos, em uma relação conjugal com episódios de violência doméstica. Às 20h, o Recife Lo-Fi garimpa o primeiro e único álbum da banda instrumental recifense Ahlev de Bossa. Lançado em 2005, o disco é um passeio pelo improviso e pelo noise, sendo um dos nomes mais interessantes da música instrumental recifense em meados dos anos 2000. Também traz uma seleção de música independente pernambucana com Anjo Gabriel, Mocamas, Mojica, Exsim, Diablo Angel, Liv, Novanguarda, Cassio Oli, Bufallo Lecter e Isabel Sougarrett.

Sexta (23), às 21h, tem Baile Diamante Negro que, nesta edição, passeia por um dos estilos mais ousados e inovadores dos últimos tempos, o Acid Jazz. Misturando frases de jazz, mixagem eletrônica e vocais de rap, as bandas e artistas do estilo fizeram história e colocaram muita gente pra dançar juntando uma batida nova com ritmos consagrados.


Compartilhe