ícone face twitter instagram

Saúde e bem estar são pauta na rádio pública do Recife

22.08.22 - 10H10
Ods 3

 

Por Beatriz Guglielmelli

Nesta semana, o Pegada 2030 fala sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que trata de Saúde e Bem Estar. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte do pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030. 

Para falar mais sobre o tema, o programa recebe a professora da UFPE, sanitarista e médica no SUS-Recife, Rafaela Pacheco; a secretária Executiva de Atenção Básica do Recife, Juliana Martins; e a analista de políticas públicas do IEPS, Agatha Eleone. Entre os tópicos abordados na entrevista, as convidadas falam sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), sobre equipamentos que são porta de entrada de acesso à saúde no Recife, sobre formas de fortalecimento de políticas públicas e sobre como podemos ajudar a sustentar o planeta através de ações que promovam saúde e bem estar.

O Pegada 2030 vai ao ar nesta segunda-feira a partir das 15h. Você pode ouvir pela 101.5FM ou pelo nosso site. 

PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA
Nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Pra Mim com dicas de autocuidado e entrevistas sobre a saúde do corpo e da mente. A convidada da semana é Karine Altino, entusiasta da vida em movimento e equilíbrio, formada em Educação Física plena, atuando desde 2014 em diversas áreas do mundo fitness. 

Às 15h, tem o Pegada 2030. O programa recebe a professora da UFPE, sanitarista e médica no SUS-Recife, Rafaela Pacheco, a secretária Executiva de Atenção Básica do Recife, Juliana Martins, e a analista de políticas públicas do IEPS, Agatha Eleone, para falar sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que trata de Saúde e Bem Estar.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música passeia pelos sons do sertão brasileiro, acompanhado pelo multiartista Wilson Freire. A viagem atravessa a obra do Em Canto e Poesia, além de artistas de outros sertões do Brasil. 

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes conversa com o cantor, músico, compositor, educador, diretor artístico e coreógrafo, Henrique Menezes sobre a função de Ogã dentro dos guerreiros de Candomblé Ketu Nagô.

As profundezas do oceano ainda podem guardar mistérios e ameaças que são bem exploradas pelo cinema de horror. Às 21h, o Toca o Terror analisa filmes que se passam em alto-mar, a exemplo de “Ameaça Profunda”, “Navio Fantasma”, “Triângulo do Medo”, entre outras obras consagradas

TERÇA
Nesta terça (23), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! apresenta Choros de músicos pernambucanos e nacionais. O programa recebe o instrumentista, compositor e professor Marco César e a cantora e flautista Valéria Moraes para falarem sobre suas carreiras artísticas e seus trabalhos. A entrevista é intercalada com músicas escolhidas pelos entrevistados.

Às 15h, o Pegando o Bigu fala sobre juventude e arte periférica. Para falar mais sobre o tema, o programa convida Irene Kessia, integrante do Cores do Amanhã; Adelaide Santos (Adecrowd), do Boca no Trombone; Levi Costa, do Step Evolution Crew e Pedro Stilo do Coletivo Pão e Tinta.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta! Nesta semana, o programa fala sobre o samba de coco e sua poética musical ancestral ligada às tradições de matriz afroindigena como a Jurema Sagrada, bem como as histórias do cotidiano dos afro-brasileiros. Ainda no episódio, o ouvinte confere alguns cocos que são tocados no estado de Pernambuco.

Às 21h, o A Hora do Espelho aborda o tema da violência de gênero como um impeditivo das mulheres acessarem a saúde e o bem viver. O episódio traz informações relevantes acerca do acesso aos dispositivos legais para o autocuidado das vítimas de violência e principalmente para a prevenção desta e manutenção da alegria.

QUARTA
Nesta quarta-feira (24), às 8h, o Raízes do Fole é dedicado ao talento das mulheres que abraçaram um acordeon e fizeram do instrumento companheiro de profissão. Corajosas e inovadoras elas se lançaram no meio artístico ainda na primeira metade do  século vinte, dispostas a quebrar a hegemonia masculina.

Mais tarde, às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque à Sambas de Erasto, Azuria, Julio Samico, Mandinga, Combo X e Pé Preto.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor presta uma homenagem a Luiz Paixão, brincante e mestre que dedicou sua a vida à rabeca, instrumento que aprendeu a tocar de forma autodidata. Tocou em quase todos os bancos de Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco aprimorando sua arte, o que lhe possibilitou passear com elegância por outras sonoridades como o forró e o coco de roda.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista o grupo de rock avant-garde Vermes do Limbo, formado por Fábio Fujita (guitarra, baixo e efeitos), Guilherme Pacola (bateria, efeitos e voz) e Vinicius Patrial (baixo, voz e efeitos), no Paraná, e radicado em São Paulo. No Bloco Retrô tem a história da Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros, banda do cantor brasileiro Fausto Fawcett, acompanhado por sua atualmente inativa banda de apoio Os Robôs Efêmeros, composta por seu amigo e colaborador de longa data Carlos Laufer (guitarra), Pedro Leão (guitarra), e pelos irmãos Marcelo (bateria) e Marcos Lobato. 

QUINTA
Nesta quinta-feira (25), ao meio-dia, na nossa Faixa Mulher, o Gênero Cinematográfico conversa com a poetisa e cantora Bione, que fala sobre sua trajetória e de como venceu os desafios por ser jovem mulher e periférica.  E no quadro Super Expressiva o ouvinte conhece a potente educadora e produtora cultural, Gabi Apolônio. 

Às 15, o Almanaque da Aconchego conversa com Martihene Oliveira, jornalista e idealizadora do Coletivo de Mídia Independente e Popular Sargento Perifa, que fica localizado na comunidade do Córrego do Sargento, em Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. O coletivo é composto por uma equipe de mídia formada por crianças e adolescentes que aprendem os ofícios do jornalismo e noticiam as ações realizadas pelos mais de 18 projetos do grupo, criados pelos próprios moradores nas mais diversas áreas. A intenção é noticiar as coisas da favela desfazendo o retrato estereotipado pregado pelos jornais policiais. Na Toca do Saci, o ouvinte continua conhecendo mais sobre a internet, desta vez o tema é a governança da internet. O Baú apresenta o primeiro episódio do programa Vozes de Cor, que atualmente está na segunda temporada na Frei Caneca FM. E ainda tem indicação cultural, o programa fala sobre a série “Estética de si”, uma realização da Usina da imagem e Favela news.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe