ícone face twitter instagram

Recife: Cidade Não Sexista é tema no Calor da Rua desta sexta (13)

13.10.23 - 06H46
Recife: Cidade Não Sexista é tema no Calor da Rua desta sexta (13)

(Foto: Distribuição/Internet)

 Por Beatriz Guglielmelli

Você sabe o que é uma cidade não-sexista? É uma cidade que respeita e inclui as mulheres nos espaços urbanos, com iluminação de qualidade, ambientes de lazer pensados e estruturados, calçadas mais largas e amplas e que conscientize a população de que um local seguro para as mulheres é seguro para todas as pessoas. Além disso, é uma cidade onde as competências não são pautadas pelo gênero, onde se constrói e se amplia ambientes livres de assédio e onde a política de incentivo à formação seja igualitária. 

É com o objetivo de  promover discussões relevantes acerca do tema que a Prefeitura do Recife promove, nos dias 16 e 17 de outubro, o primeiro Fórum Internacional “Recife: Cidade Não Sexista - Diálogos Globais para a Construção de uma Cidade Mais Igualitária”. O evento marca o compromisso na construção de uma cidade não sexista até o ano de 2037, quando o Recife será a primeira capital brasileira a completar 500 anos.

Para falar mais sobre o tema e sua relevância para o dia a dia da sociedade, nesta sexta-feira (13), no Calor da Rua, Priscila Xavier recebe a vice-prefeita Isabella de Roldão. O programa começa às 12h, você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site. 

SEXTA

Nesta sexta-feira (13), às 8h, no Viajando na Música, Babi Jaques e Lasserre, a dupla de artistas nômades que mora num motorhome, continuam o passeio musical pelo Circuito Canastra Rio Grande. Situada na região sudoeste de Minas Gerais, o circuito reúne músicos, atores, produtores audiovisuais, artistas plásticos, bonequeiros e outros artistas. No quadro "Brasil Profundo", dedicado a cenas do interior do Brasil, tem a participação do produtor cultural e videomaker Tássio Lopes, da cidade de Passos (MG). No quadro "Jam Viajada", tem um experimento musical, reunindo gravações com músicos de diferentes lugares do Brasil pra gerar um fonograma inédito. Nessa edição, o grupo Encanto, formado por Milena Hada (SP), Cris Arte Sapatão (MG) e João Pedro (MG), chega para um improviso musical gravado na beira do Rio Grande. E ainda, o ouvinte confere músicas de Charlis Abrãao, Ton Brasil, Rapp 100KO, Ana Rocha e Tiago Só.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, Priscila Xavier bate um papo sobre o Fórum Internacional Recife Cidade Não Sexista  com a vice-prefeita Isabella de Roldão.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com a cantora Rayssa Dias, uma das vozes mais proeminentes do gênero brega funk.

SÁBADO

Neste sábado (14) tem mais Faixa Infantil na FCFM! Às 9h, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio traz a festa do Dia das Crianças para as ondas sonoras da Frei Caneca FM. Vai ter muita música pra dançar e mexer o corpo inteiro; história sobre o direito de ser criança  e uma super dica no quadro “Na onda da brincadeira”, que é construir um brinquedo com materiais que a criançada tem em casa. E ainda, tem o Papo do Dia especial Dia das Crianças, ao vivo, direto do Procriu, o Projeto Criança Urgente, com um convidado que é amigo do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, o tio Rodrigo, agora Rodkids. As crianças vão dançar e se divertir com ele neste sábado, com muita brincadeira musical, além de conhecer um pouco sobre o trabalho que ele desenvolve em eventos e festas infantis.

E às 10h, o Arruaça chega com uma edição especial trazendo a brincadeira do  Qual é a Música? O ouvinte pode afastar os móveis da casa pra poder cantar, tocar e dançar juntinho! No programa deste sábado, George (Nzambi) e Poli contam como começaram a cantar e tocar, e nesse movimento a gente começa a pensar em formar uma banda ou então cada um canta no seu chuveiro para poder se afinar pro show, simbora!  

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos conta a história do povo indígena Atikum da Aldeia Mulungu, de Salgueiro, sertão central de Pernambuco. A etnia indígena Atikum se concentra na região nordeste, especificamente no sertão central do estado de Pernambuco. Existem, no entanto, outras aldeias Atikum formadas a partir do povo originário nos estados de Tocantins, Bahia, São Paulo, bem como grupos remanescentes que migraram para Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul, que reconhecem uns aos outros e mantêm ainda costumes da cultura ancestral. No estado de Pernambuco, o povo Atikum encontra-se localizado nos municípios de Carnaubeira da Penha e Salgueiro. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), estima-se uma população Atikum de cerca de 5.200 indígenas nos estados de Bahia e Pernambuco. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (15), às 8h, o Frequência Natural recebe Mestre Arnaldo do Coco e o Zabumbeiro Lu Guaru para falar sobre educação voltada ao ofício tradicional da pesca, entre memórias e histórias, o ouvinte compreende as dificuldades e potenciais de uma comunidade pesqueira numa área urbana e especulada. 

A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma homenagem ao cantor Wando. E ainda, o ouvinte confere clássicos do samba e músicas de vários artistas locais, imperdível! 

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego vai até Ipojuca para conversar com o professor de história e idealizador do Movimento Malê, Ândrio Santos. Na entrevista, Ândrio conta da necessidade de resgatar a história do município de Ipojuca em relação ao período de tráfico de pessoas escravizadas. Também conversamos sobre as atividades artísticas e culturais que o Malê faz para conscientizar a população. E ainda, a presença da rádio Rebelde na revolução cubana é o tema da coluna “Aqui se respira lucha”.

Já no Giro Nordeste deste domingo, às 19h, a conversa é com o economista Edval Landulfo. Educação e estabilidade financeira são os temas desta semana.   

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar fala sobre o que é o Movimento Armorial e a Música Armorial.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe