ícone face twitter instagram

Produções da sociedade civil trazem música e discussões sobre direitos humanos, arte e sexualidade

19.04.21 - 07H05
chico césar

Chico César é destaque no Frevo - Bastidores da Música desta semana. Foto: Reprodução/Internet

Por Priscila Xavier

 

Seguem no ar, pela 101.5 FM e pela web, os quarenta e três programas da sociedade civil selecionados através de edital. Até 30 de maio, semanalmente, as produções pautam questões relevantes e alinhadas às propostas construídas coletivamente para a Frei Caneca FM.

Confira os destaques da semana:

SEGUNDA (19):
O programa Solta o Frei pauta as questões raciais dentro da mobilidade ativa. Aborda, especificamente, as situações cotidianas de racismo enfrentadas por ciclistas negras e negros no trânsito recifense. O convidado Anderson Vieira, que é cicloentregador, estudante de educação física, bailarino, arte educador e ciclista desde 2009, contribui com o debate, a partir das 8h da manhã.

Nesta década, uma das produtoras de cinema mais bem sucedidas no terreno do horror foi a Blumhouse. Partindo de produções de baixo orçamento que se tornaram algumas das bilheterias mais rentáveis da história, a equipe do Toca o Terror analisa neste programa a trajetória da produtora norte-americana responsável por lançar filmes como “Atividade Paranormal”, “Uma Noite de Crime” e “Corra!”. Começa às 20h.

E a dependência química é o tema do Direitos Humanos em Debate dessa semana, que recebe especialistas que vão discutir causas e consequências, formas de tratamento e o aumento dos recursos destinados pelo governo federal às comunidades terapêuticas.

TERÇA (20):
No episódio desta terça, o Labor fala sobre a volta às aulas em meio a pandemia da Covid-19, os prós e os contras dessa volta e como isso pode impactar o sistema de educação brasileiro e a saúde de trabalhadores e trabalhadoras da educação, além dos alunos. Para falar sobre o assunto convidamos Ivete Caetano, vice-presidenta do Sintepe - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado de Pernambuco. Começa às 8 da manhã.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, tem o Mamas, Minas e Manas com o tema Sexualidade na infância e na adolescência. Janaína Serra conversa com a ginecologista e obstetra com atuação em sexologia, Dra. Vilma Maria, que traz informações importantes sobre as fases do desenvolvimento infantil, a necessidade de que a sociedade seja educada para tratar do tema, que as crianças aprendam noções de consentimento e de intimidade e sobre prevenção ao abuso sexual.

Já no Revista Brasil de Fato Pernambuco, às 20h, o tema é o impacto da pandemia na economia brasileira com a participação da economista Juliane Furno, que é mestra e doutora em desenvolvimento econômico pela Unicamp. Você ouve ainda o programa Radinho BDF, produzido pela equipe do Brasil de Fato e apresentado por Daniel Lamir, com o aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas, que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias. Neste episódio, o programa prova que jornalismo não só pode como deve ser coisa de criança.

E às 21h, o Virtuosi no Ar traz o intérprete Leonardo Altino, no cello, tocando composições de Beethoven e Bach.

QUARTA (21):
Nesta edição do Mundo Esportivo, às 8h da manhã, a professora de natação, Camila da Silva dá uma verdadeira aula sobre o assunto. O programa conta ainda com um bate papo sobre algumas das principais nadadoras do país, como Maria Lenk e Etiene Medeiros.

Ao meio-dia tem Vozes do Campo e da Cidade falando sobre a importância de as mulheres se libertarem dos estereótipos. Às 20h, o Vozes de Cor dá sequência à pequena série de Mulheres no Samba, exaltando a voz e a poesia de Dona Ivone Lara, uma das primeiras mulheres a integrar a Ala de Compositores de uma Escola de Samba.

Às 21h, o Panela do Jazz apresenta a segunda parte de uma série de dois programas com o pianista Amaro Freitas, um dos maiores e mais bem-sucedidos músicos da cena instrumental e do jazz que Pernambuco já teve notícia.

QUINTA (22):
Às 8h da manhã, o Programa Entre convida Ianah Maia, artista visual, para um bate papo. Na sequência, ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico destaca o Dia da Consciência Negra num bate papo com a cineasta Tila Chitunda,  que fala sobre memórias e questões referentes a uma narrativa negra dentro do Cinema. No quadro Super Expressivas você conhece um pouco sobre a realizadora audiovisual Karolina Kalor.

Às 12h30, ainda na Faixa Mulher, o Fala, Mina! conta com a participação da fotógrafa e modelo de fotografia sensual e nua, Yuuh Ribeiro. Em uma conversa descontraída, ela conta como lida com algumas questões que esse tipo de trabalho provoca, trazendo questões positivas, como liberdade, autoimagem e aceitação.

Às 20h, tem edição inédita do Recife Lo-Fi, apresentado por Zeca Viana e às 21h, o Cenas do Mundo vai à China e conta com a participação do projeto China Tropical guiando essa viagem.

SEXTA (23):
O Frevo - Bastidores da Música começa às 8h da manhã e o convidado da semana é o cantor Chico César. Alessandro Guedes bate um papo com o artista sobre o processo criativo do seu álbum Francisco Forró Y Frevo, coproduzido por Chico e Eduardo Bid. O programa disseca as canções “A Marcha da Calcinha/Marcha da Cueca”, “Armando”, “Humaniquim”, entre outros frevos de Chico César. 

Às 20h, tem Músicas de Sexta e uma seleção musical com artistas negros, que são minoria no cenário de branquitude estética da música alternativa. Músicas de Blood Orange, Frank Ocean, Steve Lacy, Josyara e Giovani Cidreira, Negro Leo, MorMor e mais.

O Baile Diamante Negro chega às 21h e traz uma amostragem representativa de mulheres que mandam bem no Rap mundo afora. Você ouve a voz e os versos de cantoras como Nicki Minaj, Gina Peppa, Janelle Monae e Mc Lyte.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe