ícone face twitter instagram

Preconceito em relação à idade é pauta no Calor da Rua

02.10.23 - 15H25
Preconceito em relação à idade é pauta no Calor da Rua

(Foto: Divulgação/Ages)

 

Outubro chegou, e a Rádio Pública do Recife leva até você muita informação, entretenimento e música boa, então se liga na nossa programação semanal.

O destaque vem direto do Calor da Rua que chega sempre ao meio-dia. E na segunda-feira, Manoel Constantino aborda o tema do lançamento do Glossário sobre Idadismo no Recife.

Mas você sabe o que é Idadismo? O Idadismo é o preconceito em relação à idade, em especial às pessoas idosas. As consequências de quem sofre esse preconceito vai de perda da autoestima e solidão à depressão e em alguns casos o suicidio.

Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Idealizadora do Glossário, Sandra Gomes é a nossa convidada na faixa de entrevistas. A entrevista começa às 12h30 pela 101.5 FM, no nosso site e também ao vivo pelo YouTube.  Você pode participar pelo WhatsApp através do (81) 99488-6272.

SEGUNDA (02):

Começando a semana de programações com participação da sociedade civil, às 8h, o programa Casa de Oxum - Saúde da Gente, recebe Zezé Parteira em um debate mega importante sobre os valores e a importância das parteiras. 

Em seguida, Gabriele Alves assume o comando do programa BR-101.5, das 9h às 12h, misturando músicas, conversas com diversas personalidades da cena cultural brasileira e muita informação. Você pode interagir enviando uma mensagem para o número de WhatsApp (81) 99488-6842.

O programa TPM - Tempo Pra Mim abre a Faixa Mulher a partir das 14h com apresentação de Priscila Xavier. Nesta semana, a convidada é a professora e empreendedora do Criativa’se Cultural, Emanuella de Jesus que aborda o tema sobre os benefícios do teatro para construção de um envelhecimento saudável. Você também pode acompanhar a live ao vivo no nosso Youtube.

Às 17h, Janaína Serra assume os microfones do programa Relicário. Com músicas e muita poesia, você pode interagir e compartilhar suas sugestões enviando uma mensagem pelo WhatsApp (81) 99249-2199.

 

TERÇA (03):

Iniciando bem a manhã, às 8h, o Isto é Choro, Meu Bem! entrevista Seu Brandão, dono da Fazendinha, que abriga a turma da Roda de Choro Infinito e outras expressões culturais. A entrevista é intercalada com grandes sucessos do Chorinho em gravações originais e em releituras com versões autorais.

Às 14h, na Faixa Mulher, o Mamas, Minas e Manas, apresentado por Janaína Serra, aborda discussões sobre o tema "Maternidade no Ambiente Profissional’’. E convida Susana Zaman, Cofundadora da Consultoria Maternidade nas Empresas e Camila Infanger, Pesquisadora da área de estudos de gênero, maternidade e carreira acadêmica. Você também pode acompanhar a live ao vivo no nosso Youtube.

QUARTA (04):

Às 8h, o Quem Não se Comunica, Se Complica desta semana apresenta o Mestre Zezinho de Casa Amarela, um dos mais antigos e respeitados na tradição do Coco de Sala e do Coco de São João. Dos 81 anos que tem Zezinho, pelo menos 65 deles são dedicados à cantoria, sustentando o brinquedo desde 1950. Imperdível!

Com muita música, entrevista e informações, Janaína Serra comanda o Calor da Rua a partir das 12h. E traz na faixa de entrevista Cláudio Vasconcelos, CEO do Centro de Convenções de Pernambuco, para conversar sobre as atividades e apresentar as novidades do local. Anota aí!

Na Faixa Mulher, o Bate Antena chega a partir das 14h com o tema Vida e Obra. As convidadas da semana são mulheres moradoras de periferias do Recife que perderam seus filhos para a violência e formam o coletivo Mães da Saudade. O grupo busca contribuir com o enfrentamento da violência urbana. Além de apoio psicológico, a iniciativa realiza debates, cursos, atos públicos e eventos culturais.

 

QUINTA (05):

No sétimo episódio da temporada, o Sertão sem Nó recebe Bernardo Ferreira, um homem de 60 anos que junto aos amigos, foi picado por vários barbeiros no dormitório de um armazém onde eles trabalhavam no sertão pernambucano, e foi sentenciado à morte pela doença de Chagas. Acompanhamos o que vinha antes e o que veio depois deste momento e da sua certeza pela morte cedo que se aproximava. O programa começa às 8h.

A partir das 14h, a Ser Mulher chega na programação da Rádio Pública do Recife com o tema ‘’Síndrome da impostora, sou boa o suficiente?’’. Em algum momento vocês já sentiram que não são tão boas em algo como as pessoas falam e se sentem completamente incompetente ao ponto de se achar uma fraude? ou então que vocês sempre justificam qualquer conquista na sua vida como “sorte” ou transferem o mérito a alguém? Para compreender melhor sobre essas sensações, trazemos Ana Terra para a nossa troca.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo player localizado no canto superior direito do nosso site.


Compartilhe