ícone face twitter instagram

Interprogramas desbravam o Recife com dicas e curiosidades

22.07.21 - 09H30
Foto de Bráulio Moura, careca, com barba, de óculos de grau preto, camisa social branca, em frente a um mural colorido.

Bráulio Moura é o responsável por nos guiar nesse passeio cheio de histórias pela capital pernambucana (Foto: Facebook/Reprodução)

Por Amauri Lins

“Viva o Recife! E eu te digo como” é o convite que nos leva a repensar nossa relação com a cidade que nos acolhe, a mais bonita e cheia de histórias em linha reta da América Latina. Você provavelmente já ouviu esse mote nos intervalos da programação da Frei Caneca FM, trazendo dicas e curiosidades para quem quer conhecer melhor a capital pernambucana. Quem nos leva pelo braço para o passeio nos interprogramas é Bráulio Moura, gerente de Inovação e Roteiros Turísticos da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, numa parceria iniciada em 2019, que retorna este ano em nova temporada.

Desta vez o roteiro transita pelo Bairro do Recife, também conhecido como Recife Antigo, trazendo a riqueza histórica por trás de alguns pontos turísticos da região. Uma das paradas é na Ponte do Limoeiro, que interliga a Avenida Norte ao Cais do Apolo, construída em 1881 para dar passagem aos trens que iam do Recife à cidade de Limoeiro. Originalmente era metálica e havia passagem exclusiva para os trens, sendo substituída por outra em concreto armado no ano de 1966.

A série segue também pela Estação do Brum, construída entre 1875 e 1880. Dela partiam os trens para Limoeiro e Timbaúba, passando por várias partes do Recife e cidades vizinhas. O Leão de Nuca de Tracunhaém, famoso pela sua juba encaracolada e homenageado com uma peça gigante, erguida em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros, é tema de outro episódio. E, claro, o Teatro Apolo, o mais antigo da cidade, não poderia ficar de fora. Fundado em 1839 pela Sociedade Harmônico Theatral, atualmente faz parte do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, voltado para desenvolver projetos de formação e incentivo às artes cênicas.

Quem tiver interesse pode conferir todos os episódios do “Viva o Recife! E eu te digo como” aqui pelo nosso site, com novidades lançadas a cada duas semanas. Você também pode acompanhar as produções ao longo do dia, na rádio pública do Recife, pelo 101.5 FM. O projeto tem produção e locução de Bráulio Moura, com edição e finalização de Flávio Rodrigues. Vem desbravar o Recife em sintonia com a gente!

 


Compartilhe