ícone face twitter instagram

Batucada homenageia o cantor Gilberto Gil

16.09.22 - 11H57
Foto de Tatiana Valença
Gilberto Gil (Foto: Tatiana Valença)

Por Wiulayne Souza
 

O programa Batucada deste domingo (18) homenageia o cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil. O artista, nascido em Salvador (BA) no ano de 1942, desde cedo já mostrava seu talento para a música - aos nove anos já sabia tocar sanfona. Em 1963, Gilberto Gil conheceu seu maior parceiro musical, Caetano Veloso, e também, nesse mesmo ano, Gil lançou seu primeiro LP, chamado ‘Sua Música, Sua Interpretação’. 

Aos 80 anos de idade, o artista já lançou mais de 30 álbuns, venceu Grammys, recebeu honras internacionais, foi nomeado ‘Artista pela Paz’ pela UNESCO, ganhou o título de Grã-Cruz pelo presidente de Portugal e muito mais. Gilberto Passos Gil Moreira, mais conhecido como Gilberto Gil, é um dos criadores do Movimento Tropicalista nos anos 60 e um grande ícone da Música Popular Brasileira. 

Você pode acompanhar o Batucada sintonizando pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site a partir das 10h da manhã. 

SEXTA
Na sexta-feira (16), às 14h, o Papo de Artista, apresentado por Manoel Constantino, traz como convidada a atriz e palhaça Beta Ferralc. Eles conversam sobre o Sarau Com Peixe, um sarau poético performático.

Às 15h, o Giro Nordeste entrevista o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Noronha, e ele fala sobre a situação das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. 
 

SÁBADO
Abrindo a programação deste sábado (17), o Vozes Inclusivas traz como tema: Inclusão, acessibilidade, direitos humanos e histórias vitoriosas de pessoas com deficiência. Eles realizam uma mesa redonda com três integrantes da comissão organizadora do festival e os compositores e intérpretes vitoriosos da quarta edição do Festival Canta que Te Quero Ouvir ONCB, que é uma competição musical que mostra os talentos de pessoas cegas ou com baixa visão na arte de compor e interpretar. Os convidados explicam o regulamento deste ano, contam como é possível realizar a inscrição e quais são as etapas do festival. Nesta vigésima quarta, e última edição do programa, a palavra-chave é gratidão.

O Palavras no Ar, às 10h, conta a história da Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. E ainda rola recadinhos super especiais da La Ursa, bate-papo, música e muito mais. 

O Coco e Suas Vertentes, às 11h, retrata os Festivais de Coco de Roda de Pernambuco e também difunde as músicas do Samba de Coco das Irmãs Lopes, que são canções características da região de Arcoverde e dançadas a partir do trupé. 

Ao meio-dia tem Hora do Close. Nesta semana os apresentadores falam sobre PCD LGBTI+ e inclusão. No quadro ‘Dicionário Pajubá’ é explicado o significado da palavra ‘pochete’. O ‘Cine Fechação’ traz a recomendação do filme ‘Boys Don’t Cry’, no ‘Dá teu close’ tem a convidada Priscila do Vale PCD, e o “Super Close” é ao som de Greg Queen e Shea Couleé. 

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz a vigésima quarta e última viagem desta temporada com destino ao Brasil, com a missão de mostrar o quanto de latinidade a nossa história, cultura e música possui passando por todas as regiões, e traz muita música no quadro Mundinho. 

E para fechar a programação deste sábado, às 21h, a Techtrônica convida os ouvintes para conhecer uma das vertentes mais populares da House Music, o Tribal House. 

DOMINGO
O Frequência Natural deste domingo (18), às 8h, traz uma edição sobre Antroposofia, a ciência espiritual criada por Rudolph Steiner. Tem também uma entrevista com a médica com formação ampliada pela antroposofia, Renata Sarmento, e um bate papo com Kalinne Mendes, professora Waldorf.

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o radiodocumentário “Em Busca do Ouro: Os Caminhos do Esporte Olímpico Brasileiro”, que foi produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da FABICO, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Às 10h, o Batucada faz um convite aos ouvintes para homenagear o cantor Gilberto Gil. Na seleta musical tem Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e muito mais.

E o Íntimos na Frei Caneca, às 17h, faz uma retrospectiva da trajetória do Festival  Íntimos,  que desde 2016 vem ajudando a fomentar o cenário da música independente de Recife e visando contemplar mais artistas autorais e alternativos do Estado. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe