ícone face twitter instagram

Divisão do trabalho doméstico é pauta do Salada Pop a partir desta semana

16.12.20 - 16H26
isadora caldas

Ilustração de Isadora Caldas

Por Kauana Portugal


Nesta quinta-feira (17), às 14h, começa a ser veiculada no Salada Pop a radionovela “Força Rara”, produzida pela Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste em conjunto com a ActionAid e outras instituições parceiras. Os episódios, que fazem parte da “Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico”, têm o objetivo de mostrar ao público tramas de mulheres sobrecarregadas pelo trabalho doméstico, mas que ainda assim conseguem articular redes de apoio para dar suporte umas às outras.

Historicamente, a divisão sexual do trabalho tem relegado às mulheres o papel central nas dinâmicas de cuidados com as tarefas domésticas e com os dependentes, confinando-as em jornadas exaustivas e pouco valorizadas. De acordo com o relatório “Quem cuida do futuro”, publicado este ano pela ActionAid, mulheres e meninas desempenham ¾ do trabalho doméstico e dos cuidados não remunerados do mundo inteiro. Diante da calamidade sanitária decorrente do coronavírus, as dificuldades se acentuam. 

O isolamento social, estratégia de proteção indicada pelos governantes, revela-se como ameaça à vida através do aumento da violência feminicida. Além disso, também presenciamos o desespero daquelas que são atravessadas por desigualdades sociais, machismo, racismo e pandemia. Nesse contexto, as moradoras de favelas, periferias e comunidades pobres, além de indígenas e quilombolas, são as mais vulneráveis.

A radionovela “Força Rara” tem cinco episódios, que irão ao ar gradualmente até a quarta-feira (23), durante a programação do Salada Pop. Entre as ações da Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, está o lançamento do mote “Ficar em casa é questão de saúde. Dividir tarefas e viver sem violência também”. 


Compartilhe