ícone face twitter instagram

Direitos das trabalhadoras domésticas durante a pandemia são debatidos na semana da Frei Caneca

24.04.21 - 22H16
Mirtes, mãe de Miguel

Mirtes Renata, mãe de Miguel Otávio, é entrevistada do programa Mulher na Caneca desta sexta-feira (30) (Foto: Paulo Paiva/DP)

Por Giovanna Lira

A luta por direitos, pela equidade e por reconhecimento caracterizam esta semana da Frei Caneca FM. O Mulher na Caneca, na sexta-feira (30), traz o tema “Trabalhadoras domésticas reivindicam direitos na pandemia”, com relatos, debates e estudos sobre a situação de mulheres que, ainda no primeiro trimestre de 2020, viram sua categoria ter uma queda de 13% na taxa de empregos formais e 31% naqueles que não tinham carteira assinada. Sem emprego, sem renda e sem oportunidade, essas trabalhadoras se encontraram em situações de desespero e falta de amparo do Estado, muitas vezes recorrendo a trabalhos informais. 

Nesta edição, o trio de apresentadoras discute a busca pelos direitos das trabalhadoras no momento da crise e o que fazer para consegui-los a partir de entrevistas com Mirtes Renata, Mãe de Miguel Otávio, madrinha do Instituto Menino Miguel  da UFRPE, estudante de Direito pela UNINASSAU, ativista social pelo Grupo Curumim  e Coletivo Afroresistance; e Luiza Batista Pereira, presidenta da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), diretora da CUT-PE (Central Única dos Trabalhadores) e Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços).

SEGUNDA
A programação da rádio pública do Recife começa nesta segunda (26) às 8h com o Solta O Frei, que apresenta diversos tipos de bikes adaptadas e projetos que acontecem no Recife. O episódio recebe Barbara Barbosa, cicloativista, articuladora do Pernambuco Bike Anjo, arquiteta e urbanista, para falar um pouco sobre o projeto ODKV. Além dela, Leandra Silva, mãe, usuária de cadeira de rodas e coordenadora da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco - FCD, conta para gente como é transitar pelas ruas da cidade sendo uma pessoa cadeirante. 

Ao meio-dia, o TPM - Tempo Para Mim, apresentado por Priscila Xavier, traz um programa inédito com Alice M sobre autoconhecimento, estilos universais, auto-responsabilidade e expressão. Mestra em filosofia pela UFMG, com dissertação sobre o estilo pra vida na obra de Nietzsche, e formada em consultoria de imagem pela Tânia Araújo, Alice M deixou a pesquisa acadêmica para ajudar as mulheres a dar estilo à própria vida, através de conceitos da ética e de ferramentas de imagem pessoal, unindo teoria e prática num processo de autoconhecimento que vai muito além de roupa.

Pioneiro em aspectos técnicos e estéticos, o cinema soviético e russo também nos deu obras que são pouco lembradas. Às 20h a equipe do Toca o Terror analisa produções como “Aelita – Rainha de Marte”, “Viy – A Lenda do Monstro” e “A Noiva”, além de trazer uma entrevista com Igor Oliveira, representante da CPC-UMES, distribuidora de diversos títulos da Mosfilm no Brasil.

Cinema e Direitos Humanos é o assunto do Direitos Humanos em Debate, que começa a partir das 21h com Susanna Lira e Guilherme Castro como convidados.

TERÇA
Nesta terça (27), às 8h, o Labor traz um programa inédito de debate com especialistas e discussões sobre as mudanças no mundo trabalhista.

E o aumento no número de casos de suicídio e depressão entre adolescentes é o tema do Mamas, Minas e Mamas, ao meio-dia, na Faixa Mulher. Para conversar sobre riscos e também sobre a potência desta fase da vida, Janaína Serra recebe a psicóloga Marta Hazin e a pediatra Clivia Galindo. As duas falam sobre as dificuldades  e mostram caminhos possíveis através do acolhimento, da compreensão e da atenção.

A partir das 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com o presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e pós-doutor em Biologia, Severino Ribeiro, sobre queimadas na caatinga, as suas causas e consequências, e a importância da proteção da vegetação. Também apresenta a Radinho BDF, que adentra florestas do pantanal para conhecer sua biodiversidade. E às 21h o Virtuosi no Ar homenageia o compositor Gustav Mahler.

QUARTA
Na quarta-feira (28), o Mundo Esportivo começa às 8h debatendo o preconceito existente em diversas esferas da sociedade e no esporte. Bate um papo com a jogadora de vôlei Tifanny Abreu, que fala da própria experiência em busca de respeito dentro e fora das quadras, e sobre casos de preconceito que mancham o esporte mundo afora.

O Vozes do Campo e da Cidade, ao meio-dia, fala sobre bem estar, saúde e qualidade de vida a partir de uma atitude protagonista de cada uma de nós, diferente das abordagens comuns sobre esses assuntos. Ao longo do programa, ocorre um debate sobre as possibilidades de discutir e cobrar mudanças na gestão dos serviços de saúde para que o atendimento se torne mais humanizado.

Às 20h, o Vozes de Cor segue a pequena série de Mulheres no Samba. Neste episódio o ouvinte curte a voz da cantora, compositora, versadora e partideira Jovelina Pérola Negra, que começou no mercado fonográfico aos 41 anos de idade e se tornou referência no pagode de raiz. 

Já a partir das 21h, no Panela do Jazz, o convidado é o violonista, cantor e compositor Marcelo Melo, frontman da banda Quinteto Violado. Uma conversa sobre a identidade da música popular e folclórica do Nordeste, inclusive dentro do contexto da improvisação e sobre várias histórias do Quinteto Violado, grupo que completa 50 anos de carreira.

QUINTA
A programação da quinta-feira (29) começa com o Programa Entre, às 8h, com uma entrevista com a pedagoga e transfeminista Maria Clara Araújo.

Ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico destaca o poder da criação de Juliana Notari, artista visual conhecida pelas performances, estudos e transgressões que colocam o corpo da mulher como matéria prima do seu trabalho. No quadro Super Expressivas o ouvinte conhece o perfil da produtora executiva Danielle Valentim.

Na sequência, às 12h30, o Fala, Mina! aborda os concursos de beleza com a convidada Bárbara Lorrane, que já participou de diversos concursos desse tipo. Ela conta sobre as motivações que a fizeram participar desses concursos, defende que a mulher pode ser e fazer o que ela quiser, dá relatos sobre julgamentos maliciosos que sofreu sobre sua aparência e traz um desabafo sobre uma grande frustração que viveu em um desses concursos, além de fazer algumas críticas sobre critérios de participação e o mercado por trás do “mundo miss”.

O Recife Lo-Fi apresenta entrevistas, novas bandas e artistas e gravações raras com características lo-fi, a partir das 20h.

Às 21h, a jornalista Verônica Pessoa traz no repertório as cantoras Cesaria Evora e Mayra Andrade no programa Cenas do Mundo sobre Cabo Verde. Muita história, ritmos tradicionais e música contemporânea desse país plural e curioso.

SEXTA
Às 8h tem Frevo - Bastidores da Música onde, a cada edição, uma música de frevo é objeto de análise sobre sua produção e o valor artístico.

Os equívocos históricos nas indicações do Grammy Awards são o tema deste episódio do Músicas de Sexta, às 20h, que também conta com uma seleção musical com grandes clássicos que não foram indicados ao prêmio.

Já o Baile Diamante Negro vai atrás das origens do Rap no Brasil, destacando os pioneiros do gênero que apareceram principalmente em coletâneas lançadas nos anos 80. O programa começa a partir das 21h. Encerrando a programação da sexta-feira, tem edição inédita do Paredão, às 22h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe