ícone face twitter instagram

#DebatesCulturais: Precarização da Saúde Pública

25.11.19 - 12H19
imagem da recepção de um posto de atendimento do SUS

O  Sistema Único de Saúde é tema de discussão no programa Revista Difusora desta segunda-feira (25)

 

Hoje (25), às 18h, o quadro #DebatesCulturais  aborda a onda de precarização da saúde pública no Brasil. No programa, que também é veiculado às 20h na Rádio Timbira AM, do Maranhão, Patrick Torquato recebe no estúdio pesquisadores, especialistas e representantes da saúde pública. É feito um panorama do SUS, trazendo entendimento sobre seu funcionamento e origem de investimento. O modelo brasileiro de saúde pública é referência internacional, e sofre com crescente desmonte, intensificado nos últimos anos de governo. 

O mês de outubro encerrou com novo modelo de financiamento da atenção básica do SUS. Dentro das mudanças, principal ponto de discordância dos órgãos e conselhos de saúde é a manutenção do Piso de Atenção Básica Fixo (PAB Fixo), repasse federal que constitui principal fatia de investimento para saúde pública municipal. 

A partir desta nova portaria, o PAB Fixo será proporcional à análise de desempenho e ao número de pessoas cadastradas nas unidades de saúde. Incertezas de quais indicadores serão utilizados na avaliação das unidades de saúde, além de ameaça ao princípio de solidariedade e universalidade do SUS, são questões que ainda estão em discussão. 

Esse é mais uma mudança, que segue a extinção do programa Mais Médicos e do seguro DPVAT. Durante o debate desta segunda-feira, é possível entender como os órgãos e conselhos de saúde locais se articulam frente a essas mudanças que afetam diretamente a qualidade de vida dos usuários do SUS.


Compartilhe