ícone face twitter instagram

Cuidado com os olhos é tema no Calor da Rua

21.01.24 - 06H01
imagem: Freepik
Imagem: Freepik.

 

Por Manuele Mendes

 

A Frei Caneca FM chega pra mais uma semana com muita música, informação e entretenimento pra você! Aqui tem seleção musical diversificada, com sons de artistas da cena local, nacional e internacional; programas especiais e muita informação.

Durante o verão, o cuidado com os olhos é essencial e deve ser redobrado, já que nessa época do ano os raios ultravioletas têm maior incidência – e a exposição prolongada ao sol pode causar doenças oculares. Por conta disso, a edição que abre a semana no Calor da Rua conversa sobre os cuidados com os olhos durante o verão e o carnaval. A apresentação é de Diego Oliver, que convida a oftalmologista Ceres Kreimer para um bate papo.

O Calor da Rua começa ao meio-dia e vai ao ar de segunda à sexta-feira. Você também pode acompanhar a entrevista ao vivo e gravada através do nosso YouTube.

SEGUNDA (22)
Abrindo a programação da FreiCa, o BR-101.5 começa às 9h, sob comando de Gabriele Alves. Interaja e participe com a gente enviando uma mensagem para o número de Whatsapp (81) 99488-6842.

Na faixa do meio-dia, Diego Oliver apresenta o Calor da Rua, e recebe a oftalmologista Ceres Kreimer para falar sobre os cuidados com os olhos durante o verão e o Carnaval.

Às 17h, o Relicário Especial de Férias reapresenta o bate-papo de Janaína Serra com o cantor, compositor e instrumentista Juliano Holanda sobre as leituras que o influenciam tanto pessoal como profissionalmente.

TERÇA (23)
Nesta terça, às 9h, tem mais uma edição do BR-101.5. A partir das 10h, Gabriele Alves recebe Analice Croccia, ela fez a arte de divulgação do trabalho e está no elenco do espetáculo, fala sobre a estreia do documentário "Ensaio da Memória" e o ensaio aberto da produção documental "Ensaio do Agora", trabalhos que chegam à Caixa Cultural Recife nestas terça e quarta (23 e 24), respectivamente, e compõem o projeto "Contornos do Tempo", de Natali Assunção.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, o tema é a reforma tributária com o advogado especialista em direito tributário Pedro Amarante. A apresentação fica por conta de Alex Carvalho.

O Relicário Especial de Férias veicula novamente a edição com os escritores Lenice Gomes e Luciano Pontes. O tema é a literatura infantil, a partir das 17h.

QUARTA (24)
No Calor da Rua, ao meio-dia, Manoel Constantino entra em cena para conversar sobre o Rei e a Rainha da pessoa idosa do carnaval de Recife.  

Ao fim da tarde, às 17h, o Relicário Especial de Férias exibe a entrevista de Janaína Serra com Bruno Albuquerque, poeta recifense autor do livro “Diverso Inverso”.

QUINTA (25)
Luizy Silva toma conta do Calor da Rua para debater a respeito do TJPE+, um novo aplicativo que visa otimizar o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão público com a Secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Juliana Neiva.

Às 17h, no Relicário Especial de Férias, o papo é com a  escritora, poeta e compositora pernambucana natural do Recife e radicada em Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco, Ezter Liu. Autora dos livros ‘’Vermelho Alcalino’’ (2015), ‘’Das Tripas Coração’’ (2018), com o qual foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pernambuco de Literatura‘’ Breves Fogueiras’’ (2021). Na conversa, a entrevistada fala sobre o lançamento de seu livro de poemas ‘’Balaclava’’ (2023) e sobre seu lado compositora também.

SEXTA (26)
Na sequência, ao meio-dia, tem Calor da Rua com Alex Carvalho, a entrevista é com Eugênia Lima, conselheira da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (SODECA), sobre o carnaval de Olinda.

O Papo de Artista, com Manoel Constantino, convida a cantora e compositora Dalva Torres, a  diva do chorinho, para falar do lançamento do seu novo álbum ‘’A Leveza Nua das Horas’’. Com esse trabalho, Dalva Torres celebra sua singular trajetória artística, evidenciando o marco notável de seus 82 anos de idade, dedicados em sua maioria à música. A obra não apenas celebra sua rica jornada, mas também destaca sua perseverança e paixão contínuas pela expressão artística, reafirmando Dalva como uma artista ativa e inspiradora, cuja contribuição à música brasileira transcende décadas com autenticidade e maestria. A entrevista começa às 15h.

Encerrando a grade semanal da Frei Caneca FM, o Relicário Especial de Férias reapresenta o especial dedicado ao poeta, ator, diretor de teatro e jornalista Manoel Constantino que, em 2023, celebrou 50 anos de teatro! O especial começa às 17h.

DOMINGO (28)
Das 10h ao meio-dia, tem reprise do Batucada! A cantora curitibana de pagode Karinah, destaque na luta pela abertura de espaços das mulheres no samba, gênero protagonizado por homens, é a voz que domina essa edição do programa. Além dela, tem Mumuzinho, Raça Negra, Mariene de Castro, Martnália, Paula Lima, Karynna Spinelli, Trasamba e Leci Brandão.

Às 19h tem Giro Nordeste. O convidado desta edição é o professor, engenheiro, físico e treinador mental, Carlos Dantas. O poder da mente, a lei da atração e a física quântica serão alguns dos temas da entrevista.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe